Ministério
sabe crescer
Adicione à sua fé virtude. . . conhecimento, . . . autocontrole, . . . perseverança, . . . piedade. . . bondade fraternal. . . amor. - 2 Pedro 1: 5-7
Vários anos atrás, entrevistei um aluno da Santa Monica College para um programa de rádio que eu estava hospedando. Ele me disse que estava interessado em descobrir tudo o que podia sobre religião. Mas quando perguntei o porquê, ele explicou que queria expandir sua educação. Este estudante estava curioso sobre o que motiva as pessoas religiosas a fazerem o que fazem, mas ele disse que não era o tipo de pessoa que acorda de manhã com o desejo de fazer a vontade de Deus.
É possível que nós, como cristãos, somos assim? Temos o desejo de aprender mais sobre a Bíblia por outras razões que não seja conhecer melhor a Deus e viver como Ele deseja? O apóstolo Pedro disse que deveríamos aumentar nosso entendimento para um propósito primário - levar nossa fé à maturidade. Ele ressaltou que o conhecimento é um elemento indispensável no processo que leva ao autocontrole, perseverança, piedade, bondade fraternal e amor. Essa progressão em direção à maturidade resulta em conhecer Jesus Cristo de uma maneira profundamente pessoal (2 Pedro 1: 5-8).
Deus não nos pede para aumentar nosso conhecimento em prol do conhecimento. Ele nos pede para aumentar nossa compreensão para que possamos crescer em pessoas produtivas, centradas em Deus, amorosas. É por isso que queremos saber.
Obter conhecimento da Palavra de Deus
pode ser um objetivo digno
Se nos levar ao Senhor
e nutrir nossa alma. —Sper
O conhecimento pode ser perigoso se não levar à sabedoria. Mart DeHaan
Ele quer me usar?
Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas poderosas. - 1 Coríntios 1:27
A obra de Deus não é realizada por grandes pessoas, mas por pessoas comuns que estão comprometidas com ele. Podemos dizer a Deus: “Eu não sou nada. Eu não tenho presentes. Costumo falhar miseravelmente. Você realmente quer me usar?
A resposta para essa pergunta é encontrada na Palavra de Deus. Ele usou Moisés hesitante e inarticulado para levar Israel à liberdade (Êxo. 3:13; 4:10). Ele usou homens dos rebanhos e rebanhos, assim como pescadores e agricultores, para realizar Seu trabalho e registrar Suas palavras. Um simples carpinteiro e uma camponesa criaram Seu Filho.
Ainda é assim que Deus trabalha. Embora tenhamos “mega-métodos”, meios de comunicação de massa e super-igrejas, são as pessoas comuns que fazem o trabalho extraordinário de Deus. Uma avó ora fielmente por seus 14 netos e fala com cada um sobre confiar em Cristo. Um trabalhador de escritório testemunha a todos em seu escritório. Um cristão leva uma refeição para seus vizinhos incrédulos quando seu bebê é hospitalizado e assegura suas orações.
Quando perguntamos: "Deus realmente quer me usar?", A resposta é clara. Deus escolhe “as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas poderosas” (1 Cor. 1:27).
Deus tem usado pessoas comuns como você e eu há milhares de anos. Por que Ele iria parar agora?
Embora muitas vezes nossos espíritos anseiem por elevar-se
E desfrutem nos reinos celestiais acima,
o Senhor nos colocou aqui na terra
Para vivermos por Ele - servir, amar. —DJD
Procura-se: Pessoas comuns para fazer um trabalho extraordinário. David C. Egner
Vendo pontos
Abençoe o Senhor, ó minha alma, e não esqueça todos os Seus benefícios. - Salmo 103: 2
Como um ministro estava se dirigindo a um grupo de homens, ele pegou um pedaço grande de papel e fez uma mancha preta no centro com uma caneta. Depois, ele levantou o jornal diante do grupo e perguntou o que eles viram. Uma pessoa respondeu rapidamente: "Vejo uma marca negra".
"Certo", respondeu o pregador. "O que mais você vê?" O silêncio completo prevaleceu. “Você não vê nada além da mancha preta?” Ele perguntou. Um coro de "Não" veio da platéia. "Estou surpreso", comentou o orador. "Você ignorou a coisa mais importante de todas - a folha de papel."
Então ele fez o pedido. Na vida, muitas vezes somos distraídos por pequenas decepções e esquecemos as inúmeras bênçãos que recebemos do Senhor. Mas, como a folha de papel, as coisas boas da vida são dominadas pelas adversidades que monopolizam nossa atenção.
Em vez de nos concentrarmos nas provações da vida, devemos concentrar nossa atenção em suas bênçãos. Digamos com o salmista: "Bendito seja o Senhor, que diariamente nos carrega benefícios" (Salmo 68:19).
Se continuarmos louvando a Deus, não seremos distraídos pelos pequenos “pontos” da vida.
Portanto, em meio ao conflito, grande ou pequeno,
não desanime; Deus é sobre todos;
Conte suas muitas bênçãos - os anjos comparecerão,
ajuda e conforto o levarão ao fim de sua jornada. —Oatman
Conte suas bênçãos - não seus problemas. Richard DeHaan
Relações Honestas
Estávamos preocupados por todos os lados. Fora havia conflitos, dentro havia medos. - 2 Coríntios 7: 5
Conheça o Sr. e a Sra. Está tudo bem. Eles são dedicados a ministrar às pessoas e todos os respeitam, mas muitos se sentem desconfortáveis com eles.
Eles sempre falam em termos brilhantes sobre o casamento e as alegrias da paternidade. Eles têm um versículo da Bíblia para todas as situações. Um de seus amigos disse: “Quando estou perto deles, não me sinto à vontade para dizer como realmente me sinto. Quando eu faço, eles apenas me dizem para 'confiar em Deus'. ”
Agora considere o apóstolo Paulo. Em vez de fingir que tudo estava sempre bem, ele era transparente sobre suas próprias lutas. Isso fez as pessoas se sentirem seguras em se abrir para ele. Ouça a honestidade dele: “Nossos corpos não descansavam, mas estávamos perturbados por todos os lados. Fora havia conflitos, dentro havia medos ”(2 Cor. 7: 5).
Compartilhar essas experiências dolorosas e emoções cruas permitiu que Paulo desse testemunho sincero: “Contudo, Deus que conforta os abatidos nos consolou com a vinda de Tito” (v.6).
Mas como maior honestidade e transparência podem nos tornar mais eficazes em nosso ministério para os outros? Se as pessoas virem como Cristo atende às nossas necessidades quando estamos lutando, estarão mais dispostas a confiar nEle. E que ministério maior poderíamos ter além disso?
Usar uma máscara que mostra que está tudo bem
Diz que as lutas da vida não são o desígnio de Deus;
Mas quando formos abertos, transparentes e verdadeiros, as
pessoas confiarão em Deus para satisfazer suas necessidades também. —Sper
Quanto mais trabalhamos no que devemos ser, menos precisamos esconder o que somos. Joanie Yoder
Não tomado, mas dado
No mundo você terá tribulações. - João 16:33
Todos nós esperamos ser a exceção às palavras de Jesus: “No mundo você terá tribulações” (João 16:33). Mas se percebermos que as dificuldades podem ser o plano sábio de nosso Pai para nossas vidas, não ficaremos surpresos e chocados quando ocorrerem dificuldades ou tragédias dolorosas.
William Sangster (1900-1960), o notável pregador inglês, visitou uma jovem no hospital em um momento em que os médicos estavam lutando em vão para impedir que ela ficasse cega. Com tristeza, ela disse: "Deus vai tirar a minha vista". Ele ouviu, mas a princípio não respondeu. Então ele respondeu com compaixão: “Não deixe, Jessie. Dê a ele. ”“ Eu não entendo ”, ela respondeu. Então ele explicou: “Tente fazer esta oração: 'Pai, se eu perder a visão, ajude-me a dar a você.'”
Se sabemos que um ente querido provavelmente morrerá, ou se nos disserem que podemos ficar permanentemente incapacitados, vamos entregá-lo a Deus como uma oferta de amor. Como Abraão entregou seu precioso filho Isaac no Monte Moriá (Gn 22: 1-14), oremos: “Pai, não estou me apegando ferozmente a essa pessoa querida ou a essa rica bênção que temporariamente foi minha. Sou grato a você por me emprestar esse bem enriquecedor da vida, mas agora eu o dou livremente. ”
Alguns através das águas, alguns através do dilúvio,
Alguns através do fogo, mas todo através do sangue,
Alguns através de grande tristeza, mas Deus canta,
À noite e durante todo o dia. -Jovem
Deus projeta o que passamos; nós decidimos como vamos passar por isso. Vernon Grounds
O Prêmio Prometido
Para mim está prevista a coroa da justiça, que o Senhor. . . vai me dar naquele dia. - 2 Timóteo 4: 8
Recentemente, recebi uma carta de sorteios de revistas que me abordava pelo nome e mencionava repetidamente um prêmio de US $ 500.000. Ele falou de riqueza instantânea e uma vida inteira de lazer. Finalmente, na parte inferior da página 2, em letras muito pequenas, encontrei a parte que estava procurando. Conforme exigido por lei, a carta dizia que as chances numéricas aproximadas de ganhar o prêmio eram de 1 em 80 milhões. Agora isso é remoto!
Compare isso com a antecipação de Paulo do que o esperava no céu: “Está prevista para mim a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia, e não apenas a mim, mas também a todos os que amei o Seu aparecimento ”(2 Tim. 4: 8). Observe sua garantia: "Está previsto para mim". Não "pode haver" ou "há uma pequena chance" - "existe".
J. Oswald Sanders escreve: “Esta coroa é concedida àqueles que completaram a raça cristã com integridade, com os olhos fixos no Senhor vindouro. É a recompensa por cumprir o ministério confiado a um. ”
Se você deu as boas-vindas a Cristo em sua vida, por muito tempo, para que Ele aparecesse, e está fielmente conduzindo sua carreira, então o mesmo prêmio o espera. Conte com isso, planeje, antecipe! É uma promessa de Deus.
Corra na reta corrida pela boa graça de Deus,
levante os olhos e busque a face Dele;
A vida diante de nós mente,
Cristo é o caminho e Cristo é o prêmio. —Monsell
Nossas escolhas atuais determinam nossas recompensas futuras. David C. McCasland
Seu amigo que nunca morre
Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E quem vive e crê em Mim nunca morrerá. - João 11: 25-26
Um homem que me escrevia frequentemente sempre assinava suas cartas: “Seu amigo eterno.” Ele acreditava que sua forte fé em Cristo o manteria vivo até que Jesus voltasse. Ele baseou essa crença em sua interpretação das palavras de Jesus: "Quem vive e crê em Mim nunca morrerá" (João 11:26). Não tenho notícias dele há muito tempo, então suponho que ele morreu. Nesse caso, ele está no céu e agora sabe que seu entendimento desse versículo estava incorreto.
Quando Jesus pronunciou essas palavras, ele tinha em mente dois tipos de morte: física (separação do espírito da alma do corpo) e espiritual (separação eterna de Deus). Antes de recebermos Jesus como nosso Salvador pessoal, todos nós estamos “mortos em ofensas e pecados” (Ef. 2: 1). Mas quando confiamos nele, tornamo-nos espiritualmente vivos. Jesus disse que todo aquele que nEle crê "passou da morte para a vida" (João 5:24). Quando os crentes morrem, seu relacionamento consciente com Deus continua ininterrupto porque eles estão espiritualmente vivos.
Nós que confiamos em Cristo como nosso Salvador, podemos ter certeza de que nunca experimentaremos a separação eterna de Deus. Nesse sentido, seria apropriado assinar nossas cartas com as palavras: "Seu amigo que nunca morre".
Nenhuma condenação agora, eu temo,
sou do meu Senhor e Ele é meu;
Vivo nele, minha cabeça viva,
e vestida de justiça divina. -C. Wesley
Nascido uma vez, morra duas vezes. Nascido duas vezes, morra uma vez Herbert Vander Lugt
Melhor que o seguro
Você não foi resgatado com coisas corruptíveis. . . mas com o precioso sangue de Cristo. - 1 Pedro 1: 18-19
Não gosto de preencher cheques de seguro, mas preciso. Um porta-voz do Insurance Information Institute reconheceu: “Nós vendemos um produto que todos. . . deve ter e que todo mundo acredita que ele está pagando um preço muito alto. ”Essa declaração não me faz querer pagar os prêmios, mas fico feliz que os segurados percebam que estou carregando um fardo pesado por algo que talvez nunca use .
Você sabia que existe um tipo de seguro que Deus oferece a nós por meio de Cristo? Nós chamamos isso de salvação. Porém, existem grandes diferenças entre o que recebemos pelo pagamento de prêmios de seguro e o que Deus fez por nós ao fornecer a salvação.
Primeiro, o que obtemos de Deus pela fé em Cristo é absolutamente gratuito. Não há dinheiro suficiente no mundo para comprar nossa salvação. Somente Jesus poderia pagar por isso. Segundo, não há dúvida de que precisaremos dos benefícios de nossa salvação. Estamos nos baseando neles agora, enquanto o Espírito Santo opera através de nós, e receberemos todos os benefícios na eternidade, pois nos proporciona um lar eterno com Deus no céu.
Encontrar um bom pacote de seguro para sua casa ou carro pode ser difícil. Mas é simples segurar sua alma. Confie em Jesus. Ele pagará dividendos pela eternidade.
Qualquer que seja o problema que possa surgir,
disso podemos ter certeza:
as promessas de Deus nunca podem falhar,
sempre perduram. —Hess
Nossa salvação foi onerosa para Deus, mas é gratuita para nós. Dave Branon
Fazendo o impossível
Sem Mim você não pode fazer nada. - João 15: 5
A vida cristã realmente não é difícil de viver - é impossível! De fato, apenas uma pessoa na história realmente viveu perfeitamente - Jesus Cristo.
A situação não é desesperadora para nós, no entanto. Quando Jesus retornou ao Seu Pai no céu, Ele enviou Seu Espírito Santo para nos ajudar a viver de uma maneira sobrenatural (João 14: 15-17; Rom. 8: 2-4). Assim como o Espírito nos dá uma nova vida em Cristo, também Ele nos capacita a viver a vida cristã, enquanto andamos em estreita comunhão com Jesus (João 15: 4-5).
Um boletim da igreja capturou essa realidade na seguinte oração: “Até agora hoje, Senhor, eu fiz tudo certo. Eu não fofoquei; Eu não perdi a paciência; Não fui ganancioso, mal-humorado, desagradável, egoísta ou excessivo. Sou muito grato por isso. Mas em alguns momentos, Senhor, vou sair da cama. E a partir de então, vou precisar de muita ajuda. ”
A boa notícia é que temos a ajuda de Deus. Os crentes possuem o Espírito Santo de Deus! Isso leva a uma pergunta sondadora: “O que está acontecendo em sua vida que não poderia continuar sem o Espírito Santo?” A resposta deve ser: “Tudo!” O cristão precisa do Espírito Santo para tudo.
Tudo o que você enfrenta hoje, você não enfrenta sozinho. O Espírito de Cristo está aí com você. Conte com isso!
PENSANDO SOBRE
O que Romanos 7: 15-23 nos diz sobre a tentativa do apóstolo Paulo de viver a vida cristã? Como ele encontrou a vitória? (7: 24-8: 1).
O que Jesus realizou por nós, o Espírito opera em nós. Haddon W. Robinson
Fé Centrada em Deus
Tenha fé em Deus. - Marcos 11:22
Em tempos difíceis, lamentamos muitas vezes: “Se eu tivesse mais fé!” No entanto, demonstramos na vida cotidiana que a questão mais importante não é a quantidade de nossa fé, mas o objeto de nossa fé. Por exemplo, sempre que nos sentamos em uma cadeira, confiamos que ela nos apoiará. Nossa fé está na cadeira, não em quanta fé possuímos.
Em Marcos 11: 12-24, Jesus ensinou a Seus discípulos a importância de ter o objeto certo de fé. Tudo começou quando eles ouviram Jesus amaldiçoar uma figueira (v.14). Na manhã seguinte, Peter exclamou: “Olha! A figueira que amaldiçoaste secou ”(v.21). Jesus respondeu: "Tenha fé em Deus" (v.22). Tendo declarado Deus como o objeto da fé, Jesus lhes garantiu que eles também poderiam orar e receber resultados surpreendentes por meio da fé centrada em Deus. E nós também.
Muitas vezes, porém, louvamos aqueles que têm grande fé em Deus. Ian Thomas uma vez pregou: “Quando parabenizamos as pessoas por terem fé em nosso Criador, estamos realmente dizendo que Deus é tão decrépito que devem ser parabenizados por crer Nele.” Ele continuou: “Para se tornar menos consciente da fé, devemos nos familiarizar mais com o objeto da fé. ”
Conheça melhor a Deus. Então confiar Nele se tornará tão natural quanto confiar na cadeira em que você está sentado!
Minha fé encontrou um lugar de descanso -
não em artifício nem credo:
confio no Eterno -
Suas feridas por mim implorarão. - Edmunds
Nossa fé pode não ser grande, mas nosso Deus é. Joanie Yoder
Deus está falando
Hoje, se você ouvir a voz dele, não endureça seu coração como na rebelião. - Hebreus 3: 7-8
Anos atrás, um idoso irritado de Richmond Heights, Missouri, desligou o telefone com o presidente Reagan, que estava tentando ligar para ele. Isso aconteceu não apenas uma vez, mas meia dúzia de vezes! Ele não acreditou no operador quando ela insistiu que a Casa Branca estava ligando. Ele tinha tanta certeza de que era uma brincadeira que não ficou na linha. Mas o operador da Southwestern Bell e um vizinho finalmente o convenceram de que era de verdade. Como resultado, o homem teve o privilégio de conversar com o Presidente Reagan por cerca de 15 minutos.
Esse incidente me lembrou uma ligação recebida séculos atrás por um jovem israelita chamado Samuel (1 Sam. 3: 1-15). Ele não percebeu quem estava ligando, mesmo depois que a ligação foi repetida. Veio de alguém maior que um presidente. Era do próprio Deus. A princípio, Samuel ficou perplexo, mas quando Eli lhe disse quem estava tentando chegar até ele, ele ouviu.
Você já ouviu o Senhor falando com você? Deus nos fala hoje por meio de Sua Palavra escrita, a Bíblia (2 Tim. 3: 16-17), e nos habita na pessoa do Espírito Santo, que nos permite ouvir Sua voz (1 Cor. 2: 9-16 )
Deus está sempre tentando chegar até nós! A questão importante é a seguinte: estamos tendo tempo para ouvir?
Precisamos reservar um tempo todos os dias
para ler a Palavra de Deus e orar,
e ouvir o que Ele pode dizer
para nos guiar em nosso caminho. —Sper
Deus fala através de Sua Palavra para aqueles que ouvem com o coração. Mart DeHaan
Nada além da verdade
Uma testemunha falsa não ficará impune, e quem fala mentiras não escapará. - Provérbios 19: 5
Um garoto de 12 anos foi uma testemunha chave em um processo. Um dos advogados, após intenso interrogatório, perguntou: "Seu pai lhe disse o que dizer, não foi?"
"Sim", respondeu o garoto.
"Agora, conte-nos", prosseguiu o advogado, "quais eram as instruções dele?"
“Bem”, respondeu o garoto, “o pai me disse que os advogados tentariam me enredar no meu testemunho; mas se eu fosse cuidadoso e dissesse a verdade, poderia dizer a mesma coisa todas as vezes. ”
Uma pessoa verdadeira não tem nada a esconder, mas a pessoa que mente paga um preço terrível por sua desonestidade. Uma mentira leva a outra para encobrir a anterior e, eventualmente, o mentiroso é pego em sua própria teia de engano. Provérbios 19: 5 diz: “Uma testemunha falsa não ficará impune, e quem fala mentiras não escapará”.
Para um seguidor de Cristo, no entanto, a consideração mais importante é que a veracidade reflete nosso relacionamento com o Senhor. Mentir é a linguagem do diabo (João 8:44), mas os que pertencem a Cristo devem ser conhecidos como pessoas da verdade (Ef 4:15; Col 3: 9).
Mentir pode parecer uma saída conveniente, mas é realmente um beco sem saída. A escolha certa e sensata, portanto, é falar a verdade - e nada além da verdade.
Diga a verdade e diga a verdade:
Uma mentira nunca fará;
A Bíblia diz que Deus é a verdade -
Ele quer a verdade de você. —JDB
Quem cozinha histórias entra em água quente. Richard DeHaan
O que significa mais para nós?
O Senhor vem. . . condenar todos os que são ímpios. . . de todas as coisas duras que pecadores ímpios falaram contra ele. - Judas 1: 14-15
Quão influente é a música para os jovens da nossa sociedade? Eles compram milhões de gravações anualmente. E fãs gritando jam-pack shows de artistas conhecidos. Então, gostemos ou não, rock, rap e heavy metal estão causando um impacto significativo na cultura de hoje.
Neil Gallagher, líder do grupo Oasis, afirmou: "Agora somos mais populares que Jesus Cristo". Ele acrescentou: "Algumas das estrelas pop de que gosto são mais importantes para mim do que Deus".
Tal opinião revela uma pavorosa superficialidade de sua compreensão daquele que o criou e um dia o julgará. A carta de Judas do Novo Testamento diz que Jesus voltará um dia “para executar julgamento sobre todos, para convencer todos os que são ímpios entre eles. . . de todas as coisas duras que pecadores ímpios falaram contra ele ”(v.15).
A música de Oasis e o pensamento distorcido de seu líder clamam por críticas mais severas. No entanto, que lugar Jesus ocupa em nossas vidas? Deus é extremamente importante para nós? Estamos emocionados com a música que magnifica o evangelho? Somos gratos por nossa salvação? E estamos orando por jovens e idosos que ainda não depositaram sua fé no Senhor Jesus Cristo? O que significa mais para nós?
A arrogância daqueles, ó Senhor,
que não Te honram!
No entanto, sempre o colocamos em primeiro lugar
Em tudo o que dizemos e fazemos? —Sper
O que fazemos com Cristo agora determina o que Ele fará conosco mais tarde. Vernon Grounds
Cante novamente
Cante ao Senhor, abençoe Seu nome; proclamar as boas novas de Sua salvação dia após dia. - Salmo 96: 2
Como parte de uma campanha chamada "Get America Singing. . . Novamente ”, um grupo de educadores musicais publicou uma lista de 42 músicas que acredita que os americanos devem continuar cantando para preservar uma parte importante da cultura nacional. A lista começa em ordem alfabética com "Amazing Grace" e termina com "Zip-A-Dee-Doo-Dah". O presidente do grupo disse: "Temos uma geração inteira que cresceu sem cantar músicas como essas - músicas que são. . . parte de quem somos. "
Não apenas nos Estados Unidos, mas em todos os países e culturas, a música é uma parte importante de quem as pessoas são.
Como cristãos, temos uma maravilhosa herança musical. Gosto de usar um hinário junto com a Bíblia durante meu tempo de leitura e oração diárias. Às vezes, as palavras escritas há muitos anos trazem uma nova mensagem de esperança. Posso encontrar uma canção familiar que desperte uma lembrança da fidelidade de Deus ou reacenda uma chama de devoção. Mais do que uma lembrança do passado, torna-se um veículo para louvar a Deus hoje.
O Salmo 96: 2 nos encoraja a “cantar ao Senhor, abençoar Seu nome; proclame as boas novas de Sua salvação no dia a dia. ”Por que não abrir hoje o hinário há muito negligenciado hoje, redescobre algumas maravilhosas mensagens de fé e canta. . . novamente!
Cante louvor a Deus que reina acima:
O Deus de toda a criação,
O Deus do poder, o Deus do amor,
O Deus da nossa salvação. - Schütz
O diabo teme um cristão que canta. - Mais tarde David C. McCasland
Pecado da pele
Não mantenha a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, com parcialidade. - James 2: 1
A maioria das pessoas odeia ser acusada de racismo. Mas o viés racial é predominante demais. Até os cristãos têm uma longa história de preconceito étnico. No primeiro século, os crentes judeus relutavam em aceitar seus irmãos gentios. Nos últimos anos, a discriminação racial tem sido uma questão dominante.
O preconceito pode ser tão profundo que às vezes é preciso uma tragédia para fazer uma pessoa ver como é errado discriminar com base em diferenças físicas. Há vários anos, li sobre um fanático motorista de caminhão que não tinha utilidade para afro-americanos. Mas uma manhã, seu caminhão-tanque capotou e explodiu em chamas. Uma semana depois, ele estava deitado em uma cama de hospital e olhando para o rosto de um homem negro que salvara sua vida. Ele soube que o homem usara seu próprio casaco e mãos nuas para abafar as chamas que transformaram o caminhoneiro em uma tocha humana. Ele chorou ao agradecer ao homem por seu ato de heroísmo altruísta.
Não devemos precisar de uma tragédia para abrir nossos olhos. Precisamos apenas olhar para o Calvário. Lá, nosso Senhor deu a vida por pessoas de todas as línguas, raças e nações. O escopo universal de Seu sacrifício mostra Seu amor por todo ser humano.
Tende piedade de nós, Senhor, se tivermos acendido o fogo do preconceito que Tu morreste para apagar.
Juntem as mãos, então, irmãos da fé, seja qual for a
sua raça;
Quem serve a meu pai como filho
certamente é parente de mim. - Oxenham
O preconceito é o substituto de um homem preguiçoso para pensar. Mart DeHaan
Melhor do que palavras
Ah, você ficaria calado e seria sua sabedoria. - Jó 13: 5
Quando estamos com pessoas que estão sofrendo ou sofrendo, podemos sentir a necessidade de preencher o constrangimento da ocasião com palavras. Não dizer algo, tememos, é decepcioná-los. Podemos até evitar os enlutados porque temos medo de não saber o que dizer.
O autor Joe Bayly, que perdeu três filhos com a morte, descreveu dois exemplos de consolo que havia recebido durante sua mais profunda tristeza: “Alguém veio falar comigo sobre os tratos de Deus, sobre o porquê disso acontecer, sobre a esperança além do túmulo. Ele falava constantemente [e] dizia coisas que eu sabia que eram verdadeiras. Eu estava indiferente, exceto para desejar que ele fosse embora. Ele finalmente fez.
“Outro veio e sentou ao meu lado. Ele não falou. Ele não fez perguntas importantes. Ele ficou sentado ao meu lado por uma hora e mais, escutando quando eu disse alguma coisa, respondi brevemente, orei simplesmente e [saí]. Eu fui movido. Eu estava consolado. Eu odiava vê-lo partir.
Jó experimentou emoções semelhantes. Na sua tristeza, ele também ansiava pelo apoio silencioso de seus amigos. Ele clamou: “Ah, que você fique calado, e essa seria sua sabedoria!” (13: 5). Em vez disso, ele estava exausto por suas muitas palavras.
Da próxima vez que estiver com pessoas de luto, permita que sua presença seja o conforto delas.
Palavras de insight, pedras preciosas de orientação
Ajuda quando alguém está em um teste;
Mas quando é necessário conforto, a
presença silenciosa pode ser a melhor. —Sper
Um silêncio oportuno é mais eloqüente que palavras. Joanie Yoder
Você se importa?
Não cortes a tua bondade da minha casa para sempre. - 1 Samuel 20:15
Uma coisa é dizer a um amigo que você se importa. Outra coisa é mostrar isso.
Quando Davi e Jônatas fizeram um pacto de amizade (1 Sam. 18: 1-4), nenhum deles sabia até que ponto Jônatas teria que ir para mostrar seu carinho por Davi. Mas isso não importava. Destemido pelo perigo, Jônatas agiu com coragem para salvar a vida de Davi (20: 1-23).
Quando desenvolvemos amizades íntimas, também podemos ser chamados a demonstrar por nossas ações que nos importamos. O CARROS acróstico pode nos ajudar a lembrar quatro elementos-chave da amizade.
DESAFIE seu amigo a crescer espiritualmente. Um bom amigo sabe a importância de mudar a conversa para questões de fé.
AFIRMAR o valor do seu amigo. Uma ligação ou uma nota pode informar seu amigo sobre a importância que ele ou ela tem e manter sua amizade forte.
RESPEITE os sentimentos e desejos de seu amigo. Ninguém quer um amigo com quem idéias, sonhos e preocupações caiam em ouvidos surdos. Um bom amigo é uma ótima caixa de ressonância.
Encoraje seu amigo através de elogios e fazendo boas ações. Seu amigo se sentirá melhor depois de ter estado na sua presença.
Você tem um amigo que você deveria cuidar hoje?
PENSANDO SOBRE
Leia Provérbios 27:17. O que significa para os amigos "afiar" um ao outro como o ferro afia o ferro? Alguma de suas amizades o afia?
Veja um amigo em necessidade? Seja um amigo em ação. Dave Branon
Uma testemunha pronta
Esteja sempre pronto para defender todos os que lhe perguntarem o motivo da esperança que há em você. - 1 Pedro 3:15
Sempre que leio o livro de Atos, fico impressionado com a espontaneidade do testemunho dos primeiros cristãos. Onde quer que fossem, em todas as circunstâncias, eles proclamavam Jesus como o verdadeiro Messias e o Salvador da humanidade - e muitas pessoas acreditavam. Depois que Pedro e João foram presos por proclamar as boas novas, Pedro disse ao conselho: “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (Atos 4:20).
Hoje muitos de nós acham difícil testemunhar. Às vezes é preciso a simples coragem dos jovens para nos motivar e encorajar.
No verão passado, alguns adolescentes de nossa igreja estavam realizando clubes bíblicos de 5 dias na área. Numa tarde quente, o pastor os levou para tomar sorvete. A fila era longa, então uma das adolescentes pegou seu “livro sem palavras”, que era feito de cores para ajudar a explicar o evangelho às crianças pequenas. Em pouco tempo, várias crianças e uma mãe ouviram a história de Jesus daquela testemunha disposta.
Pedro escreveu em sua primeira carta: “Esteja sempre pronto para defender todos os que lhe pedirem uma razão da esperança que há em você” (1 Pedro 3:15). Às vezes, a melhor testemunha é uma resposta simples a uma súbita oportunidade de falar sobre Jesus.
Você está pronto?
COLOCANDO EM PRÁTICA
Você sabe como explicar o evangelho a outras pessoas?
Você procura regularmente oportunidades para contar aos outros o que Cristo significa para você?
As boas novas do evangelho são boas demais para guardarmos para nós mesmos. David C. Egner
Culpado ou conforto?
Deus . . . conforta-nos em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar aqueles que estão com problemas. - 2 Coríntios 1: 3-4
Quando experimentamos adversidades e provações, podemos nos culpar e sentir que fizemos algo errado para merecer punição. Embora o auto-exame honesto seja saudável, não devemos nos preocupar com nossos defeitos e falhas.
É ainda pior se alguém tentar carregar a culpa quando estamos passando por um momento difícil. Esse foi o erro do amigo de Jó Elifaz, um homem com uma alta visão de Deus e um grande respeito por Seus padrões morais. Ele observou corretamente que, quando fazemos o que é certo, fazemos apenas o que Deus exige. Portanto, não devemos esperar elogios ou recompensas especiais (Jó 22: 3). Mas Elifaz insistiu erroneamente que o problema de Jó era o resultado de sua própria maldade (v.5). Ele também estava errado ao prometer a Jó que Deus o abençoaria e lhe daria alívio imediato se ele se arrependesse.
A maioria dos nossos problemas é o resultado de viver em um mundo imperfeito. Deus usa essas adversidades, no entanto, para nos preparar para ajudar os outros. Paulo disse que Deus o confortou em suas provações para que ele pudesse consolar outras pessoas (2 Cor. 1: 3-4).
Quando problemas invadem nossas vidas ou a vida de outras pessoas, não vamos concluir imediatamente que o culpado é o pecado. Em vez disso, vamos buscar o conforto de Deus para que possamos consolar os outros.
Oh, conforte-nos, Senhor, quando as provações da vida assolam -
Quantas vezes tropeçamos, quantas vezes fracassamos;
Mas você nos renovaria e nos ajudaria a crescer para
que outros Sua bondade e conforto possam conhecer. —DJD
Deus pode transformar provações em triunfos. Herbert Vander Lugt
De Reclamar a Confiar
Quando Ele me testar, sairei como ouro. - Jó 23:10
Jó era um bom homem. Ele temia a Deus, ajudou os necessitados e se opôs aos iníquos. No entanto, ele cometeu o erro de colocar muita ênfase em seu próprio caráter. Vemos isso em sua amarga queixa (23: 2). Jó alegou que, se Deus o ouvisse da mesma maneira que um juiz e júri ouve um advogado de defesa, ele concluiria que Jó é ouro puro (vv.2-10).
Usamos o versículo 10 para dizer que Deus estava testando Jó para queimar a escória do pecado. Mas Elifaz o acusou de "iniqüidade sem fim" (22: 5), e a resposta do patriarca foi sua defesa contra essa acusação. Jó disse que o teste de Deus a ele acabaria por revelar que ele já era ouro puro. Então ele continuou afirmando sua retidão. Finalmente, o Todo-Poderoso confrontou Jó. “Eu o questionarei e você me responderá”, disse ele (38: 3). Quando Deus terminou, Jó foi silenciado e humilhado. Todo traço de justiça própria se foi. Ele admitiu que havia falado ignorantemente (42: 1-5). Então ele disse: “Portanto, eu me abomino e me arrependo em pó e cinza” (v.6).
Sempre que pensamos que merecemos melhor de Deus, precisamos lembrar que Seu Filho sem pecado deu Sua vida por nós. Isso silenciará nossa reclamação e renovará nossa confiança no amor, sabedoria e bondade de Deus.
Ó Senhor, qual é o significado da minha perda?
Meu coração está certo e, no entanto, quão grande é a dor!
Então, graciosamente, você me atrai para a cruz de Cristo
e me mostra que minha fé não é em vão. —DJD
Provações fortes constroem fé forte. Herbert Vander Lugt
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp