Mini Textos de Ana Maria Braga
O que me interessa no amor, não é apenas o que ele me dá, mas principalmente, o que ele tira de mim: a carência, a ilusão de autossuficiência, a solidão maciça, a boemia exacerbada para suprir vazios. Ele me tira essa disponibilidade eterna para qualquer um, para qualquer coisa, a qualquer hora. Ele apazigua o meu peito com uma lista breve de prós e contras. Mas me dá escolhas. Eu me percebo transformada pelo que o amor tirou de mim por precisar de espaço amplo e bem cuidado para se instalar. O amor tira de mim a armadura, pois não consigo controlar a vulnerabilidade que vem com ele; tira também a intransigência. O amor me ensina a negociar os prazos, a superar etapas, a confiar nos fatos. O amor tira de mim a vontade de desistir com facilidade, de ir embora antes de sentir vontade, de abandonar sem saber por quê. E é por isso que o amor me assombra tanto quanto delicia. Porque não posso virar as costas pra uma mania quando ela vem de uma pessoa inteira. Porque eu não posso fingir que quero estar sozinha quando o meu ser transborda companhia. O amor me tira coisas que eu não gosto, coisas que eu talvez gostasse, mas me dá em dobro o que nunca tive: um namoramento por ele mesmo. O amor me tira aquilo que não serve mais e que me compunha antes. O amor tirou de mim tudo que era falta.
Quantas palavras foram gastas para falar do silêncio. Quantos abraços foram aceitos impregnando o meu campo energético com um peso denso, e quantas vezes me protegi de uma carícia sincera. Quantas vezes suguei e fui sugada chamando isto de bondade. Quanto mais adequada eu tentava ser, mas eu me perdia do que eu era. E abafei minha loucura no peito comprimido para ser socialmente agradável. E escrevi coisas otimistas quando estava sofrendo de tanto medo. E ninguém sabia que aqui do outro lado eu estava chorando. E deixei que me julgassem sábia quando sou apenas mais uma buscadora tateando no escuro à procura da luz que pretendo beber a grandes goles.
"- Porque influenciar uma pessoa é dar a ela a propria alma. Ela passa a não pensar com os pensamentos naturais. As virtudes que possui deixam de ser; para elas, reais. Os pecados que comete, se é que existem pecados, são todos tomados por empréstimo. Ela se torna eco da música de outrem, ator um de papel nao escrito para ela."
Gosto de imaginar que o mundo é uma grande máquina. Você sabe, máquinas nunca tem partes extras. Elas têm o número e tipo exato das partes que precisam. Então imagino que se o mundo é uma grande máquina, eu também estou nele por algum motivo. E isso significa que você também está aqui por alguma razão.
Há na cultura mundial de hoje toda uma mitologia, toda uma idealização das revoluções, como se não fossem acontecimentos separados, mas sim etapas de uma caminhada em direção à liberdade crescente. Pode-se discernir, de fato, um sentido geral e unitário na sucessão de revoluções — mas ele não aponta na direção da liberdade crescente e sim no do crescimento do poder, no do aumento da distância entre o poderoso e o homem comum.
O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida.
Apaga-me os olhos, ainda posso ver-te. Tranca-me os ouvidos, ainda posso ouvir-te, e sem pés posso ainda ir para ti, e sem boca posso ainda invocar-te. Quebra-me os ossos, e posso apertar-te com o coração como com a mão, tapa-me o coração, e o cérebro baterá, e se me deitares fogo ao cérebro, hei-de continuar a trazer-te no sangue. (In Livro das Horas)
Seja sua melhor companhia… Seja a mulher com a autoestima lá em cima, seja dona da sua própria história. Seja inverno, seja verão, seja furacão ou calmaria, mas passe como um vendaval, uma ventania. Seja a mulher de salto alto, poderosa, que atrai todos os olhares para si. Que, por onde passa, é notada. Seja mulher de luz própria, de alma iluminada, sorriso tão radiante que irradia como o sol, beleza exuberante que deixa qualquer um de boca aberta. Brilhe, meu bem, brilhe como uma estrela!
Dormi chorando aquela noite.. mas não foi um choro triste... foi um desabafo, lavei minha alma, botei pra fora minhas dores e de manhã minha casa interior já estava limpa e leve denovo...lá se foi o que me inquietava e hoje já é um novo dia .. e dentro de mim faz sol.. abri a janela do meu eu e sorri.. e a vida se encarregou de me trazer flores!!!
Você faz um favor pra mim existindo. Porque as pessoas reproduzem as palavras que eu te dedico, o que me faz sentir menos boba por te amar tanto mesmo sem nada em troca. Você fez um favor pra mim e pra elas quando um dia me fez tanto bem. Por que tem gente que adora o que eu escrevo. E seria divino se você fizesse o mesmo. Seria realmente magistral se você conseguisse adorar não só as minhas letras como a mim também, com toda a sua incompreensão e neurose. Mas eu nem peço isso nem nada nada, porque mesmo que de um jeito impróprio e intocável, agora eu te tenho meio por perto e te ter de qualquer jeito já é algum troco pra quem até pouco tempo não te tinha de forma nenhuma. E você sabe, você faz um favor pra mim existindo. Porque te esperar, mesmo que inutilmente, ainda é a minha condição mais bonita. E eu e minha tristeza pacífica e minha obsessão excomungada sentem uma vergonha enorme de te pedir qualquer amor porque sabem que você já faz demais estando aqui, no mesmo planeta que eu. E em vez de "te amo", te digo "obrigado". O agradecimento que ofusca todas as paixões do mundo. Obrigado. Você é, ainda, o meu tema preferido.
O método Paulo Freire não ensina a repetir palavras, não se restringe a desenvolver a capacidade de pensá-las segundo as exigências lógicas do discurso do abstrato: simplesmente coloca o alfabetizando em condições de poder re-existenciar criticamente as palavras de seu mundo, para, na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra.
E eu renasci ...feito fênix... voei .. sai do casulo..tem dias que é assim mesmo... sofro , me ergo , sou fraca , sou forte ..mas sou humana , imperfeita ... cada dia um dia..cada passo um passo ... não sou de ferro não sou de aço...sou feita de sonhos ...remendos , pedaços , cacos .. sou eu e eu mesma ... As vezes frágil, as vezes intensa ..mas dentro desse vidro todo , desse meu casulo todo ...existe uma mulher forte que levanta cedo e agradece por tudo ...
Eu mereço alguém que sorria meu sorriso, que segure a minha mão quando eu mais precise .. eu mereço alguém que me olhe nos olhos e seja verdadeiro ..sem máscaras, sem rodeios , sem mentiras...eu mereço alguém que eleve a minha alto estima que me faça sentir bonita por dentro e por fora ..eu mereço alguém que ande comigo de mãos dadas , me assuma pro mundo .. pra sua vida.. não aceito menos que isso ...Deus me fez princesa , me fez vencedora e eu não mereço migalhas...
mente vazia ... pensamentos a mil... vida complicada... sou eu ... menina doce , mas malvada ... a vida me fez assim ... ja me pisaram , me esnobaram ..hoje eu quem dou as cartas ... não aceito menos do que eu mereço... esse aviao aqui .. babaca não embarca ... cai , levantei, aprendi ... demorou mais entendi...não sou pra qualquer um...
Sou catequista
Ser catequista é uma divina vocação
O ensino das coisas de Deus é minha sina
Uno-me à Igreja que me ajuda e me ensina.
Cumpro uma bela e grande missão
Aos irmãos falo do amor profundo.
Tenho sede do divino, vou amando.
E sigo meu caminho evangelizando.
Quero ser sal da terra e luz no mundo,
Um dia, lendo a bíblia, ouvi o chamado.
Instruir na fé e falar do texto sagrado.
Sacro magistério pelo espírito me foi dado.
Tenho de semear esperança, justiça e amor.
Anseio por percorrer os caminhos do Senhor!
Amar é habitar o outro, é se deixar ser habitado, é saber que nos mínimos detalhes você faz a diferença no outro, e o outro em você.
É buscar conhecer, e entender que o amor vem de Deus, e que há pessoas que são medianeiras desse amor, e te pergunto: ‘quem mais conheceu tanto a Jesus(Deus) do que Maria? Por isso ela é para mim essa luz que me conduz ao céu, medianeira de todas as graças.
Pensando bem acho que ve-lo não e mais meu caminho, minha solução, minha cauma, Ele ja faz parte de outra vida e eu ainda estou na sua ou pelo menos achava que estava ate esse fim de semana rapido passar, como sempre ele me condena, me manipula faz e acontece e me tem sempre ele e como se fosse meu mestre e eu sou como uma serva que na hora que ele quer ele tem, meu Deus eu te pergunto ate quando essa mesma historia sem vitorias vai continuar? Eu ja não amo ninguem eu ja não amo a mim mesma por ele, talvez eu ache a luz minha vida mais ate la muita agua ira rolar.
Mais o que fazer com essa agonia toda as horas que não passa e eu aqui no meu mundo com vontade de te ter de ver, como as coisas podem se caminhar assim ja não vejo graça em quase nada meu mundo não e mais meu depois de que vc foi embora so desespero me sobraram de um amor que não e mais meu, alias nunca foi meu, o que sera amor que aconteceu com vc, vc parecia tão bem do meu lado, vc so reclamava do meu nem ai pra vc e foi por isso que anos mais tarde eu te perdi, vc me perdeu, com um tempo o que era amor virou ilusão, perca de tempo e eu aqui quase ficando doente de amor teu que não passa, não sara, não sai de mi sinto que cada vez fico mais possesa, mais desesperada porque te amno tanto e sempre vou precisar de vc mais não sei como vou fazer agora que tudo de verdade acabou se foi, ta longe de mim, ha que dor e essa que sempre me apavora a maioria das horas, tento esquecer, faço de tudo mais e de um tudo mesmo e sempre vc ta em mim em qualquer sorriso em qualquer olhar em qualquer historia, pra mim vc sempre sera meu apesar das raiva e de agora a distancia continua e pra sempre.
Tenho duas vidas, duas historias, duas partes onde so uma me faz feliz, me alegra, me faz ser eu mesma sem nenhuma mascara, me convence, enquanto a outra e so conformidade, solução procurada, desespero insano, mar escuro de trevas quiadase feitas por vc mesma em suas loucuras, pertubações interiores, as vezes eu fico pensando se eu sou daqui mesmo.
Vc que talvez leia as minhas declarações deve ja esta entendendo o meu desespero e entende que tudo esta se acontecendo por conta desse novo mundo dele esse e o pivor de tudo, Ha mais me doi tanto no fundo da alma saber com quem ele ta, uma pessoa mesquinha, pra baixo, que so pensa coisas tolas e futeis, e ele la cego tento pensar que ele esta bolando algum plano pra acabar com essa pessoa que ja fez tanto mal pra ele, mais e so pra amenizar porque na verdade eu sei que ele gosta e dela, ele que fez tanto mal pra ele, que o humilhou, que o traiu, que se fingiu, e eu que jamais tive coragem se quer de olhar na cara de outras pessoas porque eu o amava e não precisava dessas coisas o amor dele me nutria em tudo, mesmo com as brigas eu me mantia ali do lado dele, apaixonada, louca, alucinada e hoje quem sera que tem revolta e raiva de não esta com ele nessa historia toda?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp