Minha Pedagogia
Para os que vivenciam
a Educação de forma plena,
as Escolas jamais tiram férias
de seus corações...
"Sempre existe a possibilidade de as pessoas se transformarem, mudarem suas práticas de vida, enxergarem de outros ângulos o mesmo objeto/situação, conseguirem ultrapassar obstáculos que julgam intransponíveis, sentirem-se capazes de realizar o que tanto temiam, serem movidas por novas paixões..."
"o Real - o fato - é universal! A realidade é individual! Ela é a interpretação dos fatos pelo indivíduo, mediante seus desejos, sentimentos e expectativas. Para compreender se sua vida é real ou fantasia, cada um tem que entender se os fatos coincide com a realidade!"
"Os fatos da vida são algo externo a você e nada pode fazer sobre eles! Eles só interferiram na sua vida, quando você conferir a eles importância! Pois, só assim é que eles se tornam interno e muda o seu estado de anima(alma), seja na dor ou na alegria!"
A Inclusão do sujeito especial tomou tamanha proporção que se fez termo nas ciências sobre a evolução civilizatória.
“Meraki” é a palavra que egípcios e gregos usavam para dizer “colocar a alma no que faz”. E reparem que não tem a ver com grandes feitos, quantidade ou mesmo ter dado certo. Tem a ver com a ENTREGA genuína, tem a ver com o amor na tentativa, com o tesão num sonho. Me lembra muito Bukowski quando escreve “se apaixone verdadeiramente por algo e deixe isso te matar”.
Se acontecer de eu morrer e não ter conseguido ensinar nada aos meus alunos, se tudo que falei for esquecido ou tornar-se ultrapassado, que eu seja então lembrado como o mais apaixonado dos fracassados...
“O conhecimento jamais será desnecessário, pelo contrário te fará mais forte e capaz de atingir seus objetivos, e nunca poderão te roubar”
“Apresenta me um servo de Deus que nunca sofreu perseguição, e eu lhe proporcionarei a oportunidade de se tornar um Cristão”
“Não edifique barreiras na tentativa de se proteger, use seu tempo para edificar pontes elas te levarão mais longe”
As crianças e os ignorantes tem algo em comum: eles não sabem, mas diferentemente das crianças, que partem do seu desconhecimento para contemplar e descobrir o mundo, os ignorantes acobertam-se de razões para justificar sua falta de conhecimento e continuam sem saber
Envolver-se com a Ciência vai muito além de colocar em prática o que se estudou. É preciso conhecer muito bem e saber diferenciar cada contexto em que o ensino será aplicado, além de ter plena consciência de que esse é um campo onde há muito mais perguntas a serem respondidas do que respostas encontradas. É preciso estar atento a evolução constante das teorias metodológicas e pedagógicas, para, obrigatoriamente, pensar nos próximos passos, na busca por respostas e, é claro, em novas perguntas.
