Mestre e Discípulo
O que mais me agrada é ver o discípulo tentar desmiolar a mente do seu mestre.
Daniel Perato Furucuto
Um verdadeiro mestre não se pode sentir envergonhado pelo resultado negativo do seu discípulo, aliás, deve olhar o resultado negativo do seu discípulo como um ponto de partida para mudar as suas metodologias.
Daniel Perato Furucuto
E o mestre clarificou para seu discípulo a essência entre esperteza e inteligência e suas principais diferenças: O esperto é afoito e imediatista, não pensa estrategicamente; o inteligente é equilibrado e pensa estrategicamente para que as coisas aconteçam no tempo certo; o esperto normalmente não tem compromisso com a moral e com a ética, já o inteligente faz da moral e da ética os pilares de sua existência; portanto não há de se confundir esperteza com inteligência, pois se a houver, este ente estará muito mais próximo da esperteza que da inteligência; sendo assim, o discípulo continuou seu caminho rumo à construção de seu templo interior...
José Schmitsler Filho
E o discípulo em dúvida , procura o Mestre: Qual o segredo para viver em paz e harmonia?
Abençoar para ser abençoado e praticar a gratidão, este é o começo do caminho Justo e Perfeito...
José Schmitsler Filho
"E então o discípulo perguntou ao mestre do porque de dois deuses do tempo e teve a seguinte resposta : Khronos é o deus do tempo medido e Kairós é o deus do tempo vivido.
Mas, mestre, não é a mesma coisa ?
Não filho, não é ! Khronos é capaz de contar quantas vezes um ser respira em uma vida, mas somente Kairós é capaz de contar quantas vezes este mesmo ser perdeu o fôlego quando em presença da mulher amada...
E o discípulo pergunta à seu mestre:
O senhor tem coisas de muito valor em casa ?
O mestre pensou, pensou, pensou e respondeu:
Tenho sim, tenho muitas coisas de valor em minha casa !
Então o senhor também tem um grande cofre, complementa o aprendiz;
Não preciso de cofres para guardar as minhas coisas de valor, tenho apenas uma grande estante.......
Aristóteles afirmava: "O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre". Leonardo da Vinci seguia a mesmo entendimento ao dizer: " Lastimável discípulo que não ultrapassa o mestre". Tudo é muito bonito e possível quando o mestre não é Jesus.
HISTÓRIAS DE UM MESTRE.
Um discípulo atentamente prestava atenção nas palavras de seu Mestre . Então decidiu questionar o mestre da seguinte forma:
-Mestre ,o que pensar de um discípulo que se afasta de seu mestre sem motivo algum e monta um Dojô próximo ao do seu mestre e que induz seus colegas de treino a irem treinar com ele , alegando que o velho mestre não tem mais condições de ensina-los , pois está velho e ultrapassado?
Então o velho Mestre respondeu:
-Assim como um animal pode morder a mão de quem o alimenta , sempre haverá alguém que poderá te trair.Mas não revide e nem guarde rancor , pois ambos não possuem um raciocínio lógico.
PALAVRA
Certa vez, um discípulo, ao ouvir o discurso do filósofo, se levantou e disse: mestre, peço a palavra. O filósofo, olhou para ele e, calmamente, ao interromper sua fala, pediu que o aluno se explicasse. O aluno, então, disse que o filósofo atribuía significados diferentes do que se encontra nos dicionários para determinadas palavras.
Nesse momento, houve uma grande expectativa e, enquanto uns entraram em reflexão ao conferir nos dicionários, outros estavam cheios de dúvida e espanto. O filósofo, apenas observava as reações. O tal aluno, mais uma vez: então, professor, o que tem a dizer?
O filósofo, ao esboçar um sorriso, disse: estava esperando a sua pergunta, pois até agora só expôs a sua própria filosofia e queria continuar ouvindo. Mas, vamos lá. O significado de uma palavra não está somente nos dicionários, como letra. Muitas vezes, significar é reinterpretar, a palavra, isoladamente ou em conjunto, ao considerar o que vem antes, segue durante ou depois da sua colocação na frase, texto ou história da argumentação dos indivíduos. Para a filosofia e, especificamente para cada filósofo, o significado está no sentir, na observação e na provocação (ou intencionalidade). Então, ao ouvir isso, todos ficaram admirados com a sabedoria do filósofo, que terminou: eu percebi em todos os olhares reflexão, espanto e admiração. Isso é filosofia. Portanto, objetivo alcançado, aula terminada.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
31/07/2021 12:48h
-
E o discípulo indaga ao seu mestre sobre não podermos ter o melhor de dois mundos, ao que lhe é respondido que em toda a nossa vida temos que fazer escolhas sábias, pois a cada escolha, sempre haverá uma renúncia, e estas escolhas serão o alicerce de nossas vidas, a cada escolha um mundo novo se escancara, um de cada vez, paulatinamente.....
João Batista não sofreu de ciúmes e nem de frustração por perder discípulos para o verdadeiro Mestre. Sua voz e postura, testificaram quem de fato era Jesus, o único Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Um mestre oriental, doutrinando, pergunta ao discípulo o que vê à sua frente e depois? ‘Vejo uma imensa parede. Depois dela, como poderei saber, mestre?’ Resposta: ‘O dia que enxergar através de todas as paredes, serás um mestre. Porém, terás que sangrar o cérebro, as mãos e os pés pelo esforço em acreditar no seu êxito.’
Um discípulo nunca pode superar seu mestre.
Simplesmente porque o mestre está dentro do discípulo.
Assim sendo, tudo o que discípulo fizer, também será obra do mestre.
