Mente
Acho graça da galera por aí se apresentando como o bruto, o forte, valente, frio... Tentando com todas as forças provar pra todo mundo que não precisa provar nada pra ninguém, que não dá o braço a torcer, que se garante em qualquer parada. Mermão, tu ta confundindo firmeza com fuga da realidade, tu também sangra, tu também sente, também sofre e todo mundo sabe disso, tu é humano! Não adianta tratar a galera como quer, falar num tom seguro, agredir quem muitas vezes tá mais perto de você e te ama. Muito mais firme que a pose, é a flexibilidade, o equilíbrio, a razão. Toda força bruta representa nada mais que um sintoma de fraqueza e não adianta tapar o Sol com peneira, se esconder embaixo de tarrafa, posar de Jhonny bravo se continua transparecendo em cada palavra e ato toda tua falta de segurança, a tua fragilidade. O poder da sua mente é toda sua fortaleza, fortalece a consciência que tua palavra ganha força, respeita o teu tamanho que todo mundo te respeita. Marra por marra num leva ninguém muito longe não.
As vezes a minha mente está criativa para fazer versos e poemas, a vezes uma prosa. Porém o que ela me pede sempre é para eu ser gente boa, tranquilo como um sertanejo na rede, bonzinho como como alguém que quer alguma coisa em troca. Ela, a minha mente, também tem seus dias, dias de fúria, de pensar, dias de lutar com ela mesma, e dias como esse, a chuva lá fora eu eu sozinho aqui com ela. Já falei pra ela ter cuidado com o que pensa, já falei para ela para de brigar com o coração; "vocês dois t que entrar num bom senso", porque no fim que pagar sou eu.
Eu, mesmo, uma pessoa só com vários momentos.
A mente é uma existência com centenas de universos, cabe a cada um criar o que te convém e faz bem ou deixar o medo ser sua realidade.
Aos poucos,
minha mente vai descobrindo
que, às vezes,
ela pode silenciar
para tentar colocar as coisas
no seu devido lugar.
Tenho tanto para escrever,
que a mente,
às vezes, embaralha
de tanto pensar...
aí me derramo em palavras!
Tanta estagnação
Tanta alienação
Abra a sua mente
E ouse ser diferente
Chega de tanta gente
Se sentindo dona da razão
Quebre as correntes
Que aprisionam a sua mente.
SAUDADE
Aperta o coração, dá
Uma sensação
De dor no peito e faz com que
A ansiedade
Desfile pela mente,
Esperando um novo dia...
só para te ver.
Chega e entra
sem pedir licença...
envolve-nos numa inquietude extrema...
o cérebro não desliga!
Ela tem o dom
de castigar a mente
e antecipar o futuro!
A ansiedade.
Escrever me faz transbordar
e viajar por diversos mundos!
Faz parte de uma mente
que não se aquieta
e transforma pensamentos
em palavras!
Percorrer pela subjetividade me permite arranhar a objetividade necessária para manter a minha mente sadia. A poesia é meu passaporte do já para o ainda não. Com ela caminho, descubro, estaciono e parto. Não me engano entre os mundos. A objetividade sempre prevalecerá.
Esquizofrênico assumido
Não sou maluco.
As pessoas que vejo e converso?
São todos uma parte de mim.
O que são essas vozes em minha mente?
São minhas criações e meus algozes.
Tenho consciência. Confundo-me apenas quando tenho certezas.
Na verdade sou tão grande que não caibo num corpo só.
“A distância, a rotina, a correria do viver podem nos fazer esquecer temporariamente de quem gostamos ou porque gostávamos.
Porém só é preciso a oportunidade de um toque para que novamente este ser volte a povoar nossa mente. A pele não sofre de Alzheimer, ela sempre se lembrará ou de uma carícia ou uma cicatriz.”
Temos milhares de portas para abrirmos em nossa Mente e as vezes perdemos todo nosso tempo tentando abrir uma porta na Mente de alguém.
Quanto menos você esperar do mundo e das pessoas mais chances terá de vivenciar momentos de paz e de momentânea felicidade. Não existe forma ou receita para ser plenamente feliz, a tristeza faz parte da vida de todos e mesmo que você leia as 'dez formas de ser feliz' ou qualquer outro tipo de zombaria com a sua sanidade mental, a vida vez ou outra apresentará situações de desconforto e de avassaladora tristeza, como a descoberta de um câncer ou de outras coisas contra as quais não temos muitos recursos, como a morte de um amigo ou de um familiar. Quanto menos você fantasiar que o mundo é um paraíso, que a vida é o que vemos nas redes sociais, que as pessoas são perfeitas e felizes, maiores serão as chances de você perceber as pequenas sutilezas e alegrias que se apresentam. Espere pouco ou quase nada e caso tenha algum retorno, já será lucro.
