Mentalidade
Tanta deseducação, tanta coisa pra mudar, e vem sempre os 'mesmos urubus' com a velha mentalidade desqualificada a tentar fazer a cabeça de pessoas já tão estragadas pela desinformação. Porém acredito na mudança!!!
Nada como um dia atrás do outro e tua mentalidade assertiva sempre na frente. Ajuda a não fazer merda.
E sobre a minha carne, você não tem autoridade
Não seja mais um covarde de zero mentalidade
Seja inteligente, abra a sua mente
O mundo é de todos, não seja prepotente
A situação de hoje não está diferente dos tempos antigos! A mentalidade provavelmente é a mesma em certo sentido, como um dia já foi escrito (Comamos e bebamos que amanhã morreremos). Não é difícil viver dessa forma, na verdade acredito que seja muito mais simples. Pr Erivaldo Lucena
A influência dessa mentalidade imediatista das novas tecnologias é de que tudo é vendido, tudo é comprado, e o “Baú da
Felicidade” já não é mais propriedade exclusiva do apresentador de televisão
e empresário brasileiro Sílvio Santos.
Os militares envelheceram nossa mentalidade durante esses
longos anos, até deixarem caduca nossa noção de cidadania e nossa
memória e história política.
Elogiar...
"O elogio causa efeito diferente, de acordo com a mentalidade de quem o ouve. Se ele deixa modesto um sábio, torna uma tolo mais arrogante". Gosto muito desse pensamento, e o mesmo me acompanha deste de minha adolescência. E se encontrava na capa de um caderno de uma matéria chamada "Moral e Cívica", deste quando cursei o colegial. Pois bem, não sabia de quem era o crédito, ou melhor quem o escrevera, pesquisei e descobri com a famosa internet, que o mesmo pertence a 'Owen Feltham". Preste atenção, no que vou enfatizar aqui! O elogio sempre é bom, faz com que algumas pessoas se sintam motivadas. Mas o meu foco aqui, é a respeito de uma publicação anterior, onde frisei a palavra "felicidade", enfatizando o "elogio genuíno". Talvez não sei, alguém pode ter me tachado...Não sei o quê! Não importa! Sempre digo que, "Comunicação não é o que o outro fala, mas, sim, o que o outro entende". Veja, o fato de citá-los... Não foi desmerecendo os mesmo, repudiando-os os tantos que recebi, e recebo, de pessoas que gosto e considero. Em momento algum, usei de "desdém" ou "ironia", Certo! Veja esse pensamento de Dale Carnegie, que diz, "Faça um elogio honesto e sincero". Você prestou atenção, no que quer dizer o pensamento acima supracitado?! Pois bem, sobre elogios, sou cabreira, mas, tem uma coisa: quem conviveu comigo em alguma secretaria, onde já trabalhei, percebeu-se que não me envaideço ao recebê-lo, pois sabem que de forma alguma eles me soube a cabeça! O que gosto de fazer é analisa-los, e ás vezes me policio, e fico atenta! Sabe porquê?! Olha só esse pensamento de Charles Spence, ele frisa, "A bondade genuína é ameaçadora para aqueles que estão do lado oposto do aspecto moral". Sentiu?! Nem sempre os elogios são verdadeiros, e ás vezes as pessoas são tão pobre de espírito, que dá mais corda a arrogância! E muito o usam como um condutor, para conseguir chegar até você, ou tentar com eles, se tornarem mais íntimos seu. De certo, os recebo, e sou grata! Mas não me elevo, analiso de onde veem, porque, daí, sei se vale apenas recebê-los, ou deixá-lo flutuando! Se recebo, os guardo, se não, reflito sobre eles...Veja o que diz o trecho da música de Legião Urbana, "Quero ter alguém com quem conversar... Alguém que depois não use o que eu disse contra mim". Entendeu?! O elogio é lindo, mas é terrível! uns ao recebê-lo, se acham...E outros, os usam na tua frente, e quando tu viras as costas, fura tua imagem como tábua de pirulito. Por fim, deixo aqui, "É mais fácil se construir uma amizade sobre elogios falsos, do que cultivar uma amizade, sendo sincero".
Se antes eu tivesse a mentalidade e a força que tenho hoje, toda aquela decepção que tive não teria acontecido, ninguém teria pisado em mim, não teria confiado em alguém que não merece uma amizade minha. Mas há males que vem para o bem e é com os erros que aprendemos grandes lições!!
Tenha uma mentalidade de vencedor, seja otimista, não dê ouvidos a pessoas negativas e pessimistas, elas não conquistam grandes coisas, pois não acreditam que são capazes de conseguir. Não deixe ninguém apontar o dedo na sua cara e falar que você não vai conseguir, não deixe ninguém destruir seus sonhos, se você acredita, vá e conquiste, não deixam que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem e que você nunca vai ser alguém. Sempre existe uma solução para os problemas, foque sempre na solução, nunca nos problemas. Seja uma pessoa diferente, esteja disposto a fazer o que poucos fazem e terá o que poucos tem, seja diferenciado, não seja mais um no Mundo, não apenas exista, seja aquela que irá fazer a diferença na vida das pessoas, seja exemplo para aqueles que estão ao seu redor. Não desista no primeiro tombo, continue, que no final todo o esforço e sacrifício valerá a pena. Tudo que é grande, já foi pequeno, todas as coisas de valor demandam de tempo para se conquistar, então seja paciente, pois chegará uma hora que olhará para trás e verá que tudo valeu a pena. Se supere e evolua a cada dia, hoje você deve ser melhor do que ontem, continue sempre aprendendo, um dia sem aprendizagem é um dia perdido, expanda a sua mente para coisas novas, sempre esteja disposto as mudanças, mas sempre com foco e determinação para vencer.
Amizades relacionadas com pessoas de má reputação ou de mentalidade obcecada pela hipocrisia, trilham caminhos de fracassos, bloqueios mentais, cujas identidades são conhecidas e maculadas pelos próprios familiares.
A mentalidade revolucionária
As sociedades de cada época sempre contiveram um certo número de espíritos inquietos, instáveis e descontentes, prontos para se insurgir contra uma ordem qualquer de coisas estabelecidas. Eles agem pelo simples gosto da revolta e, se um poder mágico realizasse sem nenhuma restrição seus desejos, eles também se revoltariam.
Essa mentalidade especial resulta frequentemente de uma falta de adaptação do indivíduo a seu meio ou de um excesso de misticismo, mas ela pode ser também uma questão de temperamento ou provir de problemas patológicos.
A necessidade de revolta apresenta graus de intensidade muito diversos, desde o simples descontentamento manifestado em palavras contra as pessoas e as coisas até à necessidade de destruí-los. Às vezes o indivíduo volta contra ele mesmo o furor revolucionário que ele não pode exercer de outra maneira. Existem radicais que, não contentes com os incêndios e bombas lançadas ao acaso nas multidões, acabam mutilando-se a si mesmos.
Esses perpétuos revoltados são geralmente seres sugestionáveis cuja alma mística é obcecada por ideias fixas. Apesar da energia aparente que parecem indicar seus atos, eles têm uma personalidade fraca e são incapazes de se dominar, bem como resistir aos impulsos que os governam. O espírito místico com que são animados fornece pretextos a suas violências e os faz considerarem-se como grandes reformadores.
Em tempo normal, os revoltados de cada sociedade são contidos pelas leis e pelo meio - em uma frase: por todos os freios sociais - e permanecem sem influência. Logo que se manifestam períodos de turbulências, esses freios enfraquecem e os revoltados podem dar livre curso a seus instintos. Eles se tornam então os líderes habituais dos movimentos. Pouco lhes importa o motivo da Revolução, eles se matarão para obter a bandeira vermelha, a bandeira branca ou a libertação de um país que ouviram vagamente falar.
O espírito revolucionário não é sempre levado até o extremo de se tornar perigoso. Quando, ao invés de ser originado de impulsos afetivos ou místicos ele tem uma origem intelectual, ele pode se tornar uma fonte de progresso. É graças a espíritos suficientemente independentes para serem intelectualmente revolucionários que uma civilização consegue se livrar do jugo das tradições e do hábito, quando ele se torna muito pesado. As ciências, as artes, a indústria progrediram sobretudo através deles. Galileu, Lavoisier, Darwin, Pasteur foram revolucionários.
Se não é necessário para um povo possuir muitos espíritos iguais a esses, lhe é indispensável ter alguns. Sem eles a humanidade habitaria ainda as primitivas cavernas.
A ousadia revolucionária que leva a descobertas implica em faculdades muito raras. Ela necessita particularmente de uma independência de espírito suficiente para escapar da influência das opiniões correntes e um discernimento que permite captar, sob as analogias superficiais, as realidades que elas dissimulam. Esta forma de espírito revolucionário é criadora, enquanto que aquela examinada mais acima é destruidora.
A mentalidade revolucionária poderia então ser comparada a certos estados fisiológicos úteis na vida do indivíduo, mas que, exagerados, assumem uma forma patológica sempre nociva.
A mentalidade antiga e tão marcada por posicionamentos mesquinhos, por julgamentos, por conceito de felicidade ou de família, eu não me comprometo a concordar com o mundo atual, mas também o mundo de ontem nunca foi o mundo de sonhos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp