Mensagens sobre Educação Inclusiva
A sala de aula é um ambiente de comunicação, no qual pessoas com diferentes interesses e afinidades se encontram para aprender umas com as outras.
Colocar uma criança com deficiência na escola regular e não atendê-la adequadamente é fazer uma “inclusão excludente”: reforça a visão de que a criança é incapaz, acaba sendo uma forma de retardar o fracasso e torná-lo ainda mais doloroso e definitivo.
A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.
O professor não é mais um transmissor de conteúdos, e sim um orientador da aprendizagem: está mais próximo do aluno e o estimula a pesquisar e compartilhar o conhecimento com iniciativa e autonomia.
Somos pequenos simplesmente porque a visão de águia que existe em cada um de nós fica escondido entre os medos de encarar uma nova realidade.
"EXISTEM TRÊS FORMAS DE VOCÊ APRENDER A VENCER. A PRIMEIRA DELAS É LENDO UM BOM LIVRO; A SEGUNDA, PELAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS (ERRANDO E APRENDENDO, QUE É A MAIS DOLOROSA E CUSTOSA DE TODAS); E, A TERCEIRA, QUE É OUVINDO E DIALOGANDO COM AQUELES QUE JÁ FRACASSARAM, OU SEJA, APRENDENDO A COMO NÃO PERDER COM AS EXPERIÊNCIAS DE DERROTAS ALHEIAS..."
Acredito que, em nossas vidas,
ter atitude é tudo!
Sermos mais humanos é fundamental,
pois todos nós travamos
batalhas diárias.
Ser gentil e ter generosidade
não é obrigação é ter educação.
Não importa se vive na simplicidade,
o que vai contar sempre
é sua atitude de caridade.
E amar a si mesmo
é viver com intensidade,
somente assim vai saber
doar-se de verdade!
Quando a sabedoria me falta e me socorro nos mais experientes, sinto em muitos o cansaço da paciência que tenho de sobra; ensinar é um dom, não de quem nasce sabendo, mas de quem morre tentando.
Venderia todos as minhas ideias, todos os meus sonhos para que todas as crianças pudessem ter acesso a habitação, a uma boa escola e alimentação
A humanidade teve excelentes professores como Jesus, Buda e Maomé entre outros , mas nós humanos não aprendemos ou não aplicamos os ensinamentos! A culpa é dos professores?
Temos a responsabilidade de educar nossos filhos, para serem plenamente lúcidos e conscientes. Capazes de sair da alienação imposta por uma sociedade corrompida.
O carro sem combustível não se locomove, o violão sem cordas não faz música, o corpo humano sem água não resiste, o pássaro sem asas não voa. Assim também é o país sem educação, que embora possua o desenvolvimento econômico, o mercado e a produtividade, não consegue elevar os valores que dão sentido e dignificam a vida. Esses valores são os éticos, os morais e os espirituais. Quando me refiro à educação, estou considerando o sentido mais amplo, não apenas a educação formal, mas a educação integral.
O chicote da severidade pode parecer horrível, entretanto o excesso de condescendência é uma fábrica de marginais em salas de aula.
A mãe que teme ao Senhor reconhece que os filhos pertencem ao Senhor, por eles é-lhe grata e deles cuida para o Senhor.
A mãe cristã reconhece que a maternidade também faz parte do exercício da mordomia cristã. Em conseqüência cria os filhos não para si, mas para o Senhor!
Uma vez que os filhos pertencem a Deus, devem ser educados segundo as Leis do próprio Deus, pois isto gerará filhos segundo o coração de Deus.
A mãe que teme ao Senhor terá a Bíblia como seu livro texto da escola da vida para educar os seus filhos para o presente e para a eternidade.
A maior lição que uma mãe pode ensinar aos seus filhos é a de que temer ao Senhor é o princípio da sabedoria.
Temer ao Senhor é a maior lição que uma mãe pode e deve ensinar aos seus filhos.
Quando uma pessoa quer ver você, quer conversar com você, se importa com você e você não demonstra interesse, ou pior, deixa ela no vácuo, lembre-se: isso não é uma qualidade! É falta de educação e respeito. Talvez aquela pessoa esteja ali para tentar te ajudar a ser alguém melhor, ou te mostrar a cagada que você vai fazer na sua vida. Então, seja legal com as pessoas;
Diga para uma criança:
Tenho um segredo pra contar: - e diga que você solta pum e sai de fininho...
...Ela ira ganhar sua confiança e te dirá os maiores medos dela
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
