51 textos e mensagens para profissionais da enfermagem đŸ©ș

O maior prazer de um homem inteligente Ă© bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente.

Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lågrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço, para ser protegida e do lado do coração para ser amada.

Rabino Chelbo
Talmude hebraico, Bava Metzia 59a

Nota: A autoria do pensamento tem vindo a ser erroneamente atribuída a Maomé.

...Mais

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias årvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distùncia e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogùncia que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.

O homem inteligente aprende com seus prĂłprios sofrimentos. O homem sĂĄbio aprende com os sofrimentos alheios.

A maior riqueza do homem
Ă© a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu nĂŁo aceito.

NĂŁo agĂŒento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa vĂĄlvulas, que olha o relĂłgio,
que compra pĂŁo Ă s 6 horas da tarde,
que vai lĂĄ fora, que aponta lĂĄpis,
que vĂȘ a uva etc. etc.

Perdoai
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

Manoel de Barros
BARROS, M. Retrato Do Artista Quando Coisa. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.

Eu escolho um homem que nĂŁo duvide de minha coragem, que nĂŁo me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.

O que o homem pode fazer de melhor para a sua felicidade Ă© pĂŽr-se em harmonia constante com Deus por meio de sĂșplicas e oraçÔes.

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisarå ensinå-lo a amar seus semelhantes.

Albert Schweitzer

Nota: Citado em "Contos da carochinha para gente grande: e outras histĂłrias", Elena Arkind - Editora Iluminuras Ltda, 2002

...Mais

O Bicho

Vi ontem um bicho
Na imundĂ­cie do pĂĄtio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
NĂŁo examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho nĂŁo era um cĂŁo,
NĂŁo era um gato,
NĂŁo era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira
Belo Belo, 1948

Um homem jamais pode entender o tipo de solidĂŁo que uma mulher experimenta. Um homem se deita sobre o Ăștero da mulher apenas para se fortalecer, ele se nutre desta fusĂŁo, se ergue e vai ao mundo, a seu trabalho, a sua batalha, sua arte. Ele nĂŁo Ă© solitĂĄrio. Ele Ă© ocupado. A memĂłria de nadar no lĂ­quido aminĂłtico lhe dĂĄ energia, completude. A mulher pode ser ocupada tambĂ©m, mas ela se sente vazia. Sensualidade para ela nĂŁo Ă© apenas uma onda de prazer em que ela se banhou, uma carga elĂ©trica de prazer no contato com outra. Quando o homem se deita sobre o Ăștero dela, ela Ă© preenchida, cada ato de amor, ter o homem dentro dela, um ato de nascer e renascer, carregar uma criança e carregar um homem. Toda vez que o homem deita em seu Ăștero se renova no desejo de agir, de ser. Mas para uma mulher, o climax nĂŁo Ă© o nascimento, mas o momento em que o homem descansa dentro dela.

AnaĂŻs Nin
NIN, A., MILLER, H., Cartas a AnaĂŻs Nin, 1988

A voz de Deus nos diz constantemente: uma falsa ciĂȘncia faz um homem ateu, mas uma verdadeira ciĂȘncia leva o homem a Deus.

E assim Ă© o ser humano: tĂŁo vazio que se preenche com qualquer coisa, por mais insignificante que seja.

Nenhum homem Ă© uma ilha isolada; cada homem Ă© uma partĂ­cula do continente, uma parte da terra; se um torrĂŁo Ă© arrastado para o mar, a Europa fica diminuĂ­da, como se fosse um promontĂłrio, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua prĂłpria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gĂȘnero humano. E por isso nĂŁo perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.

John Donne
MeditaçÔes VII

IRMANDADE

Sou homem: duro pouco
e Ă© enorme a noite.
Mas olho para cima:
as estrelas escrevem.
Sem entender compreendo:
Também sou escritura
e neste mesmo instante
alguém me soletra.

Primeiro foi necessårio civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessårio civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.

O que distingue o homem do animal Ă© a razĂŁo; confinado no presente, lembra-se do passado e pensa no futuro: daĂ­ a sua prudĂȘncia, os seus cuidados, as suas frequentes apreensĂ”es. A razĂŁo dĂ©bil da mulher nĂŁo participa dessas vantagens nem desses inconvenientes; sofre de uma miopia intelectual que lhe permite, por uma espĂ©cie de intuição, ver de uma maneira penetrante as coisas prĂłximas; mas o seu horizonte Ă© limitado, escapa-lhe o que Ă© distante. DaĂ­ resulta que tudo quanto nĂŁo Ă© imediato, o passado e o futuro, atuam mais fracamente na mulher do que em nĂłs: daĂ­ tambĂ©m a tendĂȘncia muito mais freqĂŒente para a prodigalidade, e que por vezes toca as raias da demĂȘncia.

Desejo que vocĂȘ
NĂŁo tenha medo da vida, tenha medo de nĂŁo vivĂȘ-la.
Não hå céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançå-lo.
SĂł Ă© digno da sabedoria quem usa as lĂĄgrimas para irrigĂĄ-la.
Os frĂĄgeis usam a força; os fortes, a inteligĂȘncia.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que vocĂȘ ama.

Augusto Cury

Nota: Citado em vĂĄrios livros, tais como: "Vida Longa", Dr. JoĂŁo Vaz Da Silva Junior, Clube de Autores, 2010.

...Mais

Bom dia, flor do dia, mas deve haver modos menos agourentos de se despertar que com uma filha choramingando Ă  cabeceira. E pelo visto, mais uma vez vocĂȘ veio sem os meus cigarros, que dirĂĄ os charutos. Que Ă© proibido fumar aqui dentro eu sei, mas dĂĄ-se um jeito, tambĂ©m nĂŁo estou lhe pedindo para entrar no hospital com cocaĂ­na.

A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira que, por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação.

Carlos Drummond de Andrade

Nota: Autoria nĂŁo confirmada

As pessoas temem mais a morte do que a dor. É estranho que tenham medo da morte. No ponto da morte, a dor acaba.

Jim Morrison
Lizze James, Creem Magazine, 1981

Nota: Jim Morrison em entrevista

...Mais

✹ Às vezes, tudo que precisamos Ă© de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diårias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp