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Comporta-te com o teu inferior como gostarias que o teu superior se comportasse contigo.

Não há nada mais belo do que ser tão querido da tua mulher, que te tornas querido de ti mesmo.

Alguns [chefes] são considerados grandes porque lhes mediram também o pedestal.

Diz todas estas coisas aos outros, mas de modo que, ao dizê-las, tu também possas ouvi-las.

A companhia da multidão é nociva: há sempre alguém que nos ensina a gostar de um vício, ou que, sem que percebamos, transmite-nos esse vício por completo ou em parte. Quanto mais numerosas forem as pessoas com as quais convivemos, maior é o perigo.

Quem vive na tranquilidade, que seja mais ativo; quem vive na atividade deve encontrar tempo para descansar. Segue a natureza: ela te lembrará que fez o dia e a noite.

Os homens que se tornam arrogantes com o sucesso têm o mau hábito de odiarem aqueles a quem ofenderam.

As coisas não são elogiadas porque são desejáveis, mas desejadas porque são elogiadas.

É grande quem usa vasos de argila como se fossem de prata, mas não é inferior quem usa vasos de prata como se fossem de argila. Uma alma fraca não sabe suportar a riqueza.

A glória é a sombra da virtude, e acompanhá-la-á sempre, mesmo se esta não quiser. Mas, assim como a sombra ora precede, ora segue os corpos, a glória às vezes mostra-se visível à nossa frente, outras vezes, vem atrás de nós.

A agitação contínua numa vida tumultuosa não é atividade saudável, mas inquietação.

Aquele que executa de bom grado as ordens escapa ao lado penoso da submissão: fazer o que nos repugna.

Tudo o que é enraizado e congênito pode ser atenuado pela educação, mas não vencido.

Se é mesmo verdade o que os sábios nos dizem e se existe um lugar que nos acolhe (depois da morte), talvez o amigo que acreditamos extinto tenha apenas nos precedido.

Um atleta não pode chegar à competição muito motivado se nunca foi posto à prova.

Quando consideras o número de homens que estão diante de ti, pensa em quantos te seguem!

Ao avarento falta-lhe tanto o que tem quanto o que não tem; ao luxo faltam muitas coisas, à avareza todas.

Até mesmo de um corpúsculo disforme pode sair um espírito realmente forte e virtuoso.

A morte é meramente a separação dos átomos que nos compõe. Não anuncia portanto nem castigos nem recompensas para os homens. Não devemos temer nem a morte e menos ainda, as punições infernais inventadas pela ignorância e pela superstição.

Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode.
Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em Deus.
Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus.
Se nem quer nem pode, é invejoso e impotente: portanto nem sequer é Deus.
Se pode e quer, que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então existência dos males?
Por que razão é que não os impede?