Mensagens de uma Querida Mae de Luto
Sua mente está fragilizada, treine, fortaleça-a e cultive uma mentalidade indestrutível. Acredite no necessário, pois não existem inimigos, apenas pessoas que não simpatizam com você.
Uma gota de oceano pode ser vista como uma gota ou como parte da grandiosidade, e essa interpretação depende apenas da imaginação e perspectiva de quem a observa.
Não sou um poeta nem uma pessoa depressiva, apenas sou uma ferramenta de pensamentos que talvez possa ajudar as pessoas.
Se a tua vida não puder ser uma tragédia grega – por amor de Deus! – não a faças um tango argentino...
Talvez a poesia não passe de um gênero de crônica, apenas: uma espécie de crônica da eternidade.
O crítico é um camarada que contorna uma tapeçaria e vai olhá-la pelo lado avesso.
Os sonhos têm luz própria, uma luz que não vem de nenhum sol, de nenhuma lua, de nenhum foco. Está em toda parte. Na próxima vez que sonhares, procura ver se o teu vulto projeta alguma sombra. E se a tua imagem se reflete nalgum espelho. Tolice minha! Nos salões do sonho nunca há espelhos...
Às vezes, nos dias calmos, apenas se nota uma leve ondulação na relva: são os cavalos do vento que estão pastando.
Livro bom, mesmo, é aquele de que às vezes interrompemos a leitura para seguir – até onde? – uma entrelinha... Leitura interrompida? Não. Esta é a verdadeira leitura continuada.
Não sou desses que um dia pensam uma coisa e no outro dia pensam outra coisa muito diferente. Eu penso as duas coisas ao mesmo tempo. Duas ou mais. Não tenho culpa de ser ecumênico.
Assim devia ser a relação de autor para leitor: uma face nua num espelho límpido. Mas é tão difícil... Ou a face está mascarada ou o espelho embaciado.
Ser poeta não é dizer grandes coisas, mas ter uma voz reconhecível dentre todas as outras.
Aula de filosofia
Eu só te poderia dar uma noção do nada se não tivéssemos nascido. Agora é tarde, é muito tarde, minha filha... Ah, deliciosamente tarde!
Às vezes eu pesco um leitor. Outras vezes o leitor me pesca. Entre uma coisa e outra, as águas vão passando.
Meditação para o dia de Natal
Ah! Aquela confiança que tem uma criança rezando... Inocente confiança. Alegria. Quem é de nós que reza com alegria? Parece que só existe mesmo o Deus das crianças... Deus é impróprio para adultos.
Uma alma sem mistério nem seria alma... Da mesma forma que um Deus compreensível não seria Deus.
Sempre fui metafísico. Só penso na morte, em Deus e em como passar uma velhice confortável.
Você precisa aceitar as coisas, ficar Velho é um presente de Deus e ficar Velho com uma cabeça moderna é uma questão de escolha.
