Mensagens de Professor para Aluno
"A REAL" DO PROFESSOR
Demétrio Sena - Magé
Nestes tempos de truculência instituída... da ignorância ovacionada e de famosidades fúteis reconhecidas como célebres, o professor é apenas o tanto faz de uma sociedade modelada e dos poderes públicos patronais que angariam mais votos e mais poderes com isso. Nas escolas privadas, o professor é o coringa de pedagogos e proprietários reféns de mensalidades; escravos dos pais de alunos mimados que, em nome dessas mensalidades, ditam toda a dinâmica da educação.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Mesmo afirmando que meu saudoso grande amigo e professor amazonense Manoel Santiago, Manoel Colafante Caledônio de Assumpção Santiago 1897 - 1987, tenha executado um grande numero de obras originais, desde a década de 1960, começaram a aparecer no mercado de arte nacional brasileiro, um grande numero de falsificações grosseiras e chapadas, com excesso de cores, bem diferentes de suas obras originais. A grande maioria aparecem em leiloes organizados por comerciantes aventureiros, que não possuem qualquer tipo de assessoria especializada e o pior a preços e valores irrisórios. Logo antes de adquirir qualquer obra de arte deste artista, certifique com quem sabe, se não está sendo ludibriado e comprando gato por lebre,
“Não estudei para ser astronauta para lhe resgatar do mundo da lua, não estudei para ser professor de matemática para resolver seus problemas, não estudei para ser gerente de banco para lhe emprestar dinheiro, mas a vida me ensinou a reconhecer um sem vergonha de longe”.
Você é eletricista para consertar os problemas dos outros? Você é professor de matemática para resolver os problemas dos outros? Você é um armário para guardar os problemas dos outros? Mas você é um imã para atrair pessoas com tantos problemas.
"Quando Deus é professor, você pode não entender as matérias no começo, mas quando chegar as provas, vai resolvê-las com eficiência e terá nota máxima."
DEUS.
O mundo é uma escola, onde os alunos nunca viram nem o diretor nem o professor, mas nas carteiras há um livro, onde você lê, se quiser, quando quiser, interprete como quiser, viva como quiser, avalie-se, dê uma nota para si mesmo e espere ser chamado para o céu.
Professor que interage falsamente com os colegas usa artifícios para humilhar e intimidar alunos, pois não gosta dos mesmos, é antiético, prescindível, apedeuta, néscio, presunçoso, reboto e boquiaberto. Caso se encontra em tal situação, abra caminho para aqueles que amam a Educação.
Ainda Bem Que Temos Nosso Deus: Melhor Pai,Melhor Amigo, Melhor Professor,Melhor Advogado,Melhor Médico...
Somos profissionais naquilo que estamos acostumados a fazer por repetição. Para novos desafios, somos todos amadores. Então não critique o erro dos outros, ensine, pois você também errou um dia quando estava aprendendo a se tornar um profissional. Você só será mestre, se tiver a paciência de ensinar e corrigir com amor, senão, só será um hábil executor de tarefas
Ao Estudante
Ontem fui veleiro de muitos sonhos
E brincadeiras de tanto querer:
Profissões e super-heróis de mundos.
O querer mudou. Mais, quero aprender.
Vislumbro minha capa e trovo ensejos.
Colorida pelos entes dos cursos
Que são artistas por pintarem percursos
E inspiradores para os meus despejos.
O espelho da alma veste-se de pranto
Nostálgico, o tempo que foi, passou.
E os momentos? Aqueles que deixou
Presentes memórias que não acrescento.
Fito agora o fado que desconheço
Enquanto amontoo meus livros na estante.
Desafios e metas terão começo
De um futuro apetecido e brilhante.
Às pessoas admiram sua qualidade em silêncio...porquê feliz pra eles ? É julgar seus defeitos em voz alta... Mas eu penso diferente...
UM BRINDE AOS NOSSOS DEFEITOS
Até porquê nossas qualidades ninguém reconhece
Mas quando você for perfeito (a)
Me ensina como é que se faz, porquê vou adorar ser seu aluno.
Fhayon
Sou filho: mas que filho sou?
Como nasci e como vou crescer?
Onde meu sangue está instalado?
Que lição na escola irei aprender?
Será que a vida me espera
com lápis e pincel pra eu pintar?
Com brincadeiras, musiquinhas
junto a colegas compartilhar?
E, se eu morar numa rua à margem
do coração desta periferia,
poderei contemplar a paisagem
do que hoje ainda é fantasia?
Tenho medo de ir à escola
e logo assumir responsabilidade
Mas quero conhecer o alfabeto
e outras proporções da cidade
para o meu futuro dar certo
Não, não! Não quero pensar!
Eu quero é me divertir.
Quero brincar no parquinho.
Quero cantar e também sorrir.
Quero fazer muitos rabiscos.
Quero meu mundo colorir.
Que não tardando me chegue,
o que prevê a Lei do Brasil:
creches, praças, cinema...
Quando a Magna sair do papel
se fará nosso justo sistema
(MONTEIRO, A. L. Pensamento Infantil. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 33).
A Matemática desenvolve uma forma nova de criar e de fazer descobertas,
porém a maneira que é ensinada não conduz a esse resultado. A grande maioria
de nossas escolas do ensino básico possui uma visão bastante tradicionalista no
ensino da matemática e da inclusão de novas tecnologias. O educador deve está
preparado para compreender e acompanhar com destreza a nova geração de alunos tecnológicos. No contexto atual, com uma sociedade mutável, é
necessária total e irrestrita adequação das escolas aos novos modelos de tecnologia, de tal forma, que o aluno esteja motivado e seja curioso na escola
que frequenta.
Essa nova forma de olhar o ensino de matemática se faz necessário para
que se possa adequar os avanços tecnológicos do mundo moderno à criança
da era tecnológica. A criança aprendiz oriunda da escola tradicional necessita
desenvolver suas habilidades e competências para compreender e transformar a realidade, sendo neste caso, a matemática a porta de entrada para esse
desenvolvimento intelectual.
A prova serve, sim, para avaliação de quem a elaborou. Aliás, só serve para isso. Se eu der uma nota baixa a um aluno qualquer, terei de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota, eu me castigando como se fosse minha a reprovação.
Professores no sistema, reduzidos a analfabetos funcionais, por alunos ativistas de causas alheias: Fazendo de qualquer tema um torturante debate. Pobre aula de filosofia.
O contato dos alunos ricos com os alunos pobres na escola é importante para que aqueles conheçam a realidade do país e, possam no futuro fazer alguma coisa pelos pobres. O projeto "ensino domiciliar" fatalmente privará os ricos dessa realidade.
“Nessa vida competitiva, toda mente é delitiva. Dona Cida cortando o bolo invade a parte do recheio, deixando para o Joel a fatia e o buraco do meio. Carlão quando toma cerveja apressa a golada sem freio, causando desigualdade na proporção do rateio. Já a Lúcia, tem um costume de programar o despertador com meia hora de antecedência e assim na sua consciência ela lucra com a permanência. Tia Márcia por sua vez, usa e abusa da consulta com doença que viu na internet, e que nem atinge na fase adulta. Tio Libório vai ao mercado apenas pra tomar café, aproveita e usa o banheiro, desfalca a uva e não gasta dinheiro; agora que é aposentado tirou a carteirinha e viaja até, pegou um ônibus errado e foi parar em Taubaté. Quem virou problema mesmo é a filha da Josefa, que aprendeu a matar aula, colar e copiar tarefa. E você que tá lendo isso, não devia estranhar, em plena hora do serviço, tá olhando o celular. “
