Maturidade Experiencia

Cerca de 6654 frases e pensamentos: Maturidade Experiencia

Maturidade é crescer sem ser opressor auxiliando as necessidades do oprimido. Pessoa madura não humilha e está do lado dos humilhados. Elias Torres

MATURIDADE E EDUCAÇÃO

Aristóteles insiste muito numa coisa chamada maturidade. Maturidade não no sentido fisiológico, mas no sentido intelectual. O homem maduro é o homem que teve certas experiências e aprendeu com elas. Quando Aristóteles enfatiza que somente o homem maduro pode guiar a comunidade, está se referindo aos homens que conseguiram absorver um certo número de experiências decisivas que colocaram a sua alma um pouquinho acima do nível de consciência de sua comunidade. Esse homem maduro não precisa ser santo, profeta ou herói, mas simplesmente é alguém que tem uma alma um pouco mais ampla porque chegou a ter certas experiências significativas.

A finalidade da educação, tal como eu a entendo e tal como foi entendida nos tempos antigos, é a maturidade. O que o homem maduro fará com aquilo que eu lhe ensinei é problema exclusivamente dele, pois a maturidade que ele irá exercer será a dele, não a minha. Quando ele se deparar com determinado problema, a sua circunstância será outra diferente da minha, os dados serão outros e não há nenhuma possibilidade do professor antever tudo isso. Isso significa que uma vez conquistada a maturidade, a finalidade da educação está terminada, e o educador deve ir embora para casa. E o homem maduro, uma vez formado, pode se transformar ele mesmo num educador, se quiser, ou irá fazer outra coisa, já que não é só na educação que homens maduros são necessários.

É fundamental entender que educação liberal é a preparação da alma para a maturidade. O homem maduro é o único que está capacitado para fazer o bem ao meio em que vive. O bem deve ser conhecido. Mas o discernimento entre o bem e o mal não é imediato. Não adianta ter um formulário, os Dez Mandamentos ou o código civil e penal. O discernimento entre o bem e o mal é uma questão de percepção que tem de ser refinada para cada nova situação que você venha a viver, porque ambos costumam aparecer mesclados. Jesus disse: na verdade amais o que deveríeis odiar, e odiais o que deveríeis amar. Este é todo o problema da educação: desenvolver no indivíduo, mediante experiências culturais acumuladas, a capacidade de discernimento para que ele saiba em cada momento o que deve amar e o que deve odiar. Ninguém pode dar essa fórmula de antemão, mas a possibilidade do conhecimento existe e está consolidada em milhares de obras. Uma educação bem conduzida pode levar o indivíduo à maturidade e ao verdadeiro julgamento autônomo.

A responsabilidade é o principio da maturidade.

Se inexiste maturidade pra constituir um relacionamento sério permaneça solteiro. Namorar pra ficar sonegando informações imorais, eliminando mensagens indecentes e criando amor adulterado? O tempo passa velozmente, essa vida de parceiros aleatórios é pura utopia, valorize quem te quer bem. Por gentileza não seja um babaca.

É hipocrisia dizer que aniversàrio é maturidade

"..Maturidade é muito mais do que idade, é ter humildade e admitir erros, saber pedir perdão e perdoar.."

Uma das coisas que a maturidade me ensinou foi justamente isso !!!...nenhum momento jamais será como o outro !!!...viva sempre cada um deles da melhor maneira possível...pra não se arrepender daquilo que não fez !!!...ou deixou passar !!!..das coisa que poderia ter dito e não disse, das coisas que poderia ter sentido e não sentiu, das coisas que poderia ter vivido e não viveu !!!...nossa vida é muito rápida...viva a vida sem medos e sempre com muito entusiasmo e alegria !!! sendo feliz e fazendo quem ama tbem feliz...dividindo sempre o melhor de sí...que é o amor !!!

Maturidade é muito mais do que idade, é ter humildade e admitir erros, saber pedir perdão e perdoa...

Mudar é fator de maturidade, fingir é exatamente o oposto.

Tenho a impressão de ter atingido o auge da minha maturidade, mas não tenho espaço físico ou moral pra existir nessa condição. Estou pronta pra largar tudo pra trás todos os dias, mas algo finca meus pés no chão sem eviso prévio.

A maturidade vem com o tempo. Não especificamente a cada ano que se faz aniversário. Até por que existem crianças adultas, as chamadas precoces, e adultos que ainda são crianças, aquelas que o Aurélio me falou que não atingiram plenamente o desenvolvimento físico, emocional ou intelectual. Tornar- se maduro é muito mais que uma questão de ter dois metros de altura, ser ranzinzo ao extremo ou ser um Einstein do ano dois mil. Uma fruta torna-se madura por exemplo, devido aos raios do sol, as gotas de chuva, a brisa do vento e até mesmo devido a ventania. Nós, para nos tornarmos maduros também precisamos dentre outras coisas o chamado “sentimento”, o chamado “cair e levantar” e disso as frutas não precisam. Além do mais, quando caímos semelhamos a elas mais uma vez. Machucamos-nos e quando a queda é grande e o machucado dolorido demais a ferida fica.

E é preciso maturidade (e coragem) para saber e admitir q às vezes vc só queria menos... Menos qualquer coisa. Pra viver melhor, mais feliz.

A exigência de sinceridade exige cumplicidade, integridade, fidelidade e maturidade entre ambas as partes.

O ego parece ser a primeira coisa que muitos jovens começam a viver.
Mas na maturidade, ainda parece ser a última a se conhecer.

‎"Sua Maturidade começa a crescer quando você começa a perceber que sua preocupação com os outros é maior que com si mesmo."

Quando chega a maturidade

Hoje estou mais maduro e, extremamente, seletivo em todos os sentidos...
Decepções e alegrias sempre me acompanharam...
Amores e amigos, tornaram-se “atuais” e “ex”...
Fiz e fizeram muitas coisas erradas...
Menti e mentiram pra mim...
Sofri e fiz sofrer...
Ri muito e chorei bastante...
Amei e fui amado...
Pensei que amava e pensaram que me amavam...
Pessoas que pensei que me ajudariam, me chutaram...
Outras que achei que me chutariam, me carregaram no cólo...
No final de tudo aprendi que perfeito só Deus, mesmo...
E que de nada adianta exigir e ser exigido...
Devemos aprender primeiro e ensinar depois...
Algumas vezes não temos paciência para ensinar...
E nem tão pouco para aprender...
Por não termos essa paciência, acabamos deixando de aprender coisas importantes...
E deixamos de ensinar coisas essenciais...
Muitos de nós querem ensinar, mas sem ter aprendido...
Outros acham que não precisam aprender, por acreditarem que já sabem...
Hoje sei que já aprendi bastante, continuo e quero continuar aprendendo, porém creio que não saiba ensinar...
Ou não saibam aprender...
Por isso, decidi apenas aprender, aprender e aprender...
Ensinar ? Quem sabe um dia...
Quando encontrar alguém que queira trocar experiências...
E não alguém que pensa que já sabe tudo.

Aprendendo com a vidaa...

_Quero um dia poder ter maturidade o suficiente p/ aceitar que as pessoas não são obrigadas a gostar de mim, e se gostarem não tem que ser do mesmo jeito ou da mesma intensidade que eu gosto...

_Quero um dia poder ser menos egoista, e achar que as coisas tem que ser do meu jeito, e que as pessoas tem que ser como eu penso ou quero que elas sejam...

_Quero um dia poder ter o Amor-proprio maior que o Amor pelos outros, pois assim saberei ser feliz mesmo estando sozinha... pois, Deus nos dar as pessoas para nos fazer feliz, e depois nos tira estas pessoas para saber se podemos ser feliz sozinhos, acredito que seja esta felicidade que Ele quer...

_Quero um dia poder ser menos infantil, e parar (ou que aconteça com menor frequencia) de agir por impulso, ciumes, raiva, desesperoo...

_Quero um dia poder ter discernimento para destinguir quando uma pessoa quer me ajudar, e quando quer despejar em mim suas frustações...

Sou uma meninaa num corpo de uma mulheer... quero sentir a vida, descobrir o amoor, acreditar nas amizades, saber oq eh responsabilidade...
por enquanto descobri 1 coisaa: desta vida nada sei, pois quando axo q encontrei as respostas, as perguntas mudam...

Ester Carvalho

Maturidade
É artes de aprender,
De aprender com os erros
De aprender que o mundo não feito de crença, mas de ações
De aprender a seguir em frente e desenhar um novo caminho.

Admitir quando estamos errados não é fraqueza, é maturidade.

O que é maturidade?
Maturidade é procurar os seus pontos fortes e coloca-los em evidência
Admitir os seus pontos fracos e muda-los, transformando-os em fortes.
Você é grosso? em vez de dizer "Sou mesmo!", que tal se controlar para ser mais gentil? Isso é domínio próprio.
Parar de se vitimizar nos próprios erros e crescer.
Olhar no espelho e ver-se como somos realmente, refletindo todos os dias sobre os nos nossos erros e acertos com consciência de que amanhã pode ser melhor em vez de nos auto-sabotarmos como vítimas de si mesmo, de Deus e da sociedade.
Amadurecimento não precisa vir somente com a dor, que nos torna amargos, rancorosos. Pode-se escolher amadurecer pelo raciocínio, pela análise de nossos erros e acertos. Mas se a dor vier, a escolha é individual se preferimos ficar amargos ou se, mesmo doendo, seremos felizes!