Mar Liberdade
O melhor uso da fortuna é comprar liberdade para dizer não; o melhor uso da glória é dar voz a quem não a tem.
© 04 mai.1998 | Luís Filipe Ribães Monteiro
Na liberdade democrática, reconhece-se às pessoas o direito de se expressarem livremente; contudo, impõe-se-lhes, simultaneamente, o dever de saber escutar os outros. Exercer a liberdade sem permitir que os demais igualmente a exerçam constitui traço característico dos regimes ditatoriais.
Huambo, 11 de Novembro de 2025
Nem Deus força a vontade — e isso é a maior prova de liberdade.
A vida não nos dá todas as cartas, mas nos deixa jogar o jogo.
Livre não é quem pode tudo, é quem sabe viver com pouco.
O limite é chão; a liberdade é asa. E ambos se completam.
A liberdade começa onde termina a desculpa.
Não somos livres do passado, mas somos livres para não repetir.
O poder não é uma benção. Ele é uma maldição. Mas é a única que pode garantir a liberdade dos inocentes e a morte dos tiranos
De nada vale, ou adianta essa tal liberdade se você não sabe oque te aprisiona!
Entende?
Não?
Percebe?
Eu tenho a liberdade de ir e vir
Porque a lei me dá esse direito,
Mas se não andar cumprindo toda
a lei, eu perco esse direito, perco
minha liberdade.
Onde a opressão se naturaliza, a liberdade adoece; onde se respeitam direitos, a humanidade floresce.
É necessário sentir-se com liberdade para perguntar sem medo de ser mal interpretado ou inconveniente.
Comunicação direta e objetiva é essencial em qualquer relacionamento.
Não deduza... Questione!!
Na liberdade que notamos lealdade
O caráter, o amor em portas abertas
Proibir, camufla a pura verdade
Da essência real e mais discreta
Dê espaço para o outro voar
Bater asas para onde quiser
Quem é fiel sempre irá voltar
Independente de onde estiver
Controlando e vigiando
Todos são leais
Mas no livre arbítrio
Que a mentira se desfaz
Controlando e vigiando
Todos são leais
Mas no livre arbítrio
Que a máscara cai
"O caminho da liberdade é sempre o caminho do máximo atrito: exige que você faça o que seu instinto mais deseja evitar."
Ninguém é livre de tudo, mas todos são livres de algo.
A liberdade total é um sonho; a liberdade interior é real.
Dizem que somos livres, mas que liberdade é essa, se apenas aceitamos o destino sem escolha?
Somos mortais e sabemos disso. Mas de que adianta lembrar da morte se esquecemos como viver?
Viver... Talvez seja apenas colecionar fragmentos de felicidade, instantes breves que logo se desfazem.
“Viver” é buscar incessantemente esses momentos, mesmo sabendo que acabam num sopro.
