Mar Liberdade

Cerca de 29017 frases e pensamentos: Mar Liberdade

A maioria das coisas boas começam com o fim de outras. Desejamos esse caos inconscientemente, pois tudo é um ciclo, causa e efeito, consequências. Saudade é o desejo de diminuir a distância; Amor é a necessidade de acabar com a solidão; Sonho é o findar das negações; Liberdade é o prazer de anular as restrições. Aceite ser o ceifador, o obliterador, o dono-de-si. Não se apegue às correntes mentais e emocionais que impuseram em você. É preciso romper os antigos mandamentos para compreender os novos; permita-se sentir com intensidade, sentir o fim de tudo e o começo do extraordinário.⁠

⁠Ai daquela nação cuja literatura é perturbada pela intervenção do poder. Porque isso não é apenas uma violação contra a "liberdade de imprensa", é o fechamento do coração da nação, um corte em pedaços de sua memória.

Alexander Solzhenitsyn

Nota: Trecho de discurso dado em 1970, após vencer o prêmio Nobel de Literatura.

⁠No brasil só é livre quem é irrelevante.

Assumimos o tempo do amor em nosso corpo, mas, retraímo-nos ao nos apercebermos que partilhar um pouco do nosso eu com uma outra pessoa, significa perder parte da nossa liberdade.

⁠Se a vida é breve, acelere o passo.

⁠Uma vida para ser bem vivida só mesmo com uma mentalidade que te liberta.

Hoje acordei com sentimento de amor na sua forma infinito.
Hoje acordei com pensamento além do meu eu.
Hoje estou nos meus dias da primavera florida.
Hoje senti que a maturidade, ela atingiu o seu augi.
Hoje lembrei daquela infância feliz que tive com os meus.
Hoje acordei com saudade, saudade sim. Dos que já partiram.
Hoje senti que eu poderia ir mais além, além do que um dia fui.
Hoje mais que nunca, não dispensaria o que mais amo. Liberdade. No seu expoente máximo.

⁠Eu sou do tipo que ou você me ama ou você me odeia. Impossível é você sentir os dois por mim. Eu sou eu e sempre serei eu. Gosto de ser eu quando acordo. Quando falo com as pessoas. Quando caminho. Quando faço amizade. Gosto de pessoas de sorrisos rasgado. Gosto de liberdade. Liberdade de ser eu. Liberdade de não rotular. Liberdade de pensar. Liberdade em viver. Essa sou eu.

Um povo totalmente contaminado pela corrupção não pode viver livre mais do que um curto período.

Maquiavel
Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1531).

Sou imparável quanto mais longe eu vou, mas longe eu quero ir

⁠Reconheça teu próprio valor e jamais precisarás de reconhecimento.

"⁠Uma sociedade que lutou contra a escravidão servil e hoje aplaude o estado controlar seus filhos, suas vontades, sua educação, sua alimentação, seu pensar, sua sexualidade, sua liberdade, está severamente enferma de crise existencial."

⁠Não quero que seja preso a mim. Quero que seja livre, e sendo livre me escolha.

A vergonha vem do medo, e o medo vem daquilo que você desconhece.

⁠Nunca duvide da capacidade de uma pessoa, até que ela te prove o contrário.

⁠Enquanto crescia, a sociedade fez-me crer que melhor a minha vida seria diante de fatos e gravatas, vestido como ela exigia vejo que a época que mais sorria era a época que nada tinha e assim não vestia, pois, não havia nada me que asfixiava mentalmente tanto quanto esse nó que tenho na garganta.
Miserável é aquele que confunde luxo com felicidade e miséria com simplicidade, dar-te-ia a minha vida de forma gratuita se me pudesses vender o teu tempo e liberdade

Fim de tarde, acordei após um leve sono. Ninguém me ligou para cobrar nada, e essa tranquilidade me faz sentir no paraíso. Ligo o som e escuto em volume baixo, algumas músicas sem ninguém para questionar o gênero musical (Metal Sinfônico da Banda Epica). Olho alguns livros e me sinto bem. Farei em minutos a minha leitura, novamente sem ninguém para implicar. Existe um silêncio favorável, interrompido apenas pelo barulho do vento e da chuva lá fora. Vou gostando cada vez mais de estar comigo mesmo. Vou aceitando que é melhor assim.

Preservando a minha autonomia, apenas vou seguindo. Penso friamente nos próximos passos. Posso ir ao parque correr um pouco, caminhar também me faz bem. Percebo que há novos caminhos para percorrer. Tantas novas possibilidades a minha frente. Às vezes nem acredito que fiquei tanto tempo longe do meu próprio domínio. Aceito que isso já não é mais o importante, é apenas um pensamento de algo distante, frio e agora, insignificante. Aceito que estou bem, e é bom estar bem, sou a prioridade agora, aceito que essa voltou a ser a regra essencial.

⁠⁠O erro do homem é se relacionar
com uma mulher que ele pensa
que pode controlar, e descobrir
que dentro de cada uma de nós
há um espírito selvagem, e um
coração que bate no mundo.

⁠Se houver revoluções salvíficas em nosso futuro, elas devem ser morais – isto é, um certo fenômeno novo, que ainda temos que descobrir, discernir e trazer à vida.

Alexander Solzhenitsyn
An Orbital Journey. National Review, 7 jan. 2019.

É hora, no Ocidente, de defender não tanto os direitos humanos, mas as obrigações humanas. A liberdade destrutiva e irresponsável ganhou espaço sem limites. A sociedade parece ter pouca defesa contra o abismo da decadência humana.

Alexander Solzhenitsyn

Nota: Trecho do discurso A World Split Apart, dado na Universidade de Harvard em junho de 1978.