Mais que uma Mao Estendida

Cerca de 420570 frases e pensamentos: Mais que uma Mao Estendida

“O amor vê uma pessoa onde o poder vê um objeto; o Direito deve impedir que o poder prevaleça.”

“No fim de toda grande teoria da justiça existe uma pergunta simples: quanto vale, para nós, a vida do outro?”

“Toda liberdade que depende da benevolência do poder é apenas uma concessão esperando pelo seu contrário.”

“Há leis que libertam o corpo, leis que protegem a consciência e leis que apenas trocam uma prisão visível por outra.”

“A maior prova de uma Constituição não é a liberdade que concede aos obedientes, mas a liberdade que preserva aos inconvenientes.”

“Toda tirania começa quando o poder descobre uma razão para considerar perigosa a liberdade alheia.”

“Uma sociedade é tão livre quanto o espaço que concede àquele que pensa contra ela.”

“A verdadeira igualdade não apaga as diferenças; impede que elas determinem o valor de uma vida.”

“Toda desigualdade juridicamente tolerada precisa responder a uma pergunta: por que o outro vale menos nesta circunstância?”

“A lei pode ser igual para todos e, ainda assim, produzir uma sociedade desigual; é por isso que a justiça precisa olhar além do texto.”

“O primeiro dever de uma Constituição é impedir que a diferença entre os homens se transforme em diferença de dignidade.”

“Uma sociedade mede sua civilização não pela distância entre seus melhores e seus piores, mas pelo que permite acontecer entre eles.”

“O Direito é uma humilde invenção humana contra a antiga tentação de homens se comportarem como deuses.”

“Quando uma lei exige fé para conceder direitos, ela já deixou de ser lei e começou a ser dogma.”

“Toda norma é uma tentativa humana de impedir que a existência seja governada apenas pela força.”

“O Direito não concede existência ao homem; concede à sua existência uma linguagem contra o arbítrio.”

“Toda pessoa carrega consigo uma pergunta que nenhum tribunal pode ignorar: por que minha existência valeria menos que a sua?”

“Toda violação de direitos começa, em algum lugar, com a redução de uma existência à insignificância.”

“Uma sociedade juridicamente civilizada é aquela em que ninguém precisa provar que sua existência merece proteção.”

“Quando uma existência precisa gritar para ser reconhecida pelo Direito, alguma coisa silenciosa já fracassou na justiça.”