Machucar
Às vezes ler ou ver coisas postadas em redes sociais de pessoas anos atrás machuca muito mais do que coisas postadas hoje em dia…
Papo pro analista:
Eu mesma me machuco pra eu mesma me curar.
Eu ando por aí aumentando o volume de tudo. Aumento o volume do frio, da fome, do sono, da dor, da saudade, da sujeira no pé, da roupa furada, da cama desfeita, da louça na pia, da geladeira vazia, da toalha molhada, das lâmpadas queimadas.
Aumento o volume que é pra criar uma espécie de dimmer da minha prórpia vida. Como se eu pudesse amplificar tudo o que me espeta pra, depois, eu mesma diminuir. Como se, aumentando tudo, eu criasse, automaticamente, o controle de reduzir o ruído que alfineta em mim.
É, eu sei. É uma pequena ilusão de poder que eu criei para me sentir um pouco rei de tudo que me machuca.
Se você me machuca, eu arrebetendo a ferida, a estico por todos os cantos, jogo pimenta e belisco a carne com alicate sem fio. Depois eu cuido de fazer as suturas e acredito estar cuidando de um estrago que eu mesma orquestrei. Às vezes, por falta do que cuidar, nesse meu vício de auto-tortura, me ponho a te machucar, gratuitamente, para que talhos e fraturas expostas se abram em mim como faz um terremoto ao rasgar o chão do mundo. E depois, talhos e fraturas expostas, o deleite de remendar, ritualísticamente, cada um deles.
Desde muito pequena, eu mesma me torturo para eu mesma de curar.
Me torturo pra fazer canções; me torturo pra chorar e combinar com uma noite de chuva; me torturo pra me consolar; me torturo para eu ser - e mais ninguém - o carrasco a me maltratar.
Me torturo pra ninguém me machucar.
E pra ninguém vir me curar.
Faço tudo sozinha.
Sofro tudo sozinha.
Conforto tudo sozinha.
Mas, hoje, eu me pergunto: e esse carrasco que eu cuidei de criar pendurado em mim? Eu que tenho ele ou é ele que me tem? Dá jeito da gente se desgrudar?
Ás vezes é necessário excluir pessoas, apagar lembranças, jogar fora o que machuca, abandonar o que nos faz mal, se libertar de coisas que nos prendem.. Espere sempre o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier. Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém precisou de resto para ser feliz.
Meu Deus, não sou muito forte, não tenho muito além de uma certa fé. Preciso agora da tua mão sobre a minha cabeça. Que eu não perca a capacidade de amar, de ver, de sentir. Que eu continue alerta. Que, se necessário, eu possa ter novamente o impulso do vôo no momento exato. Que eu não me perca, que eu não me fira, que não me firam, que eu não fira ninguém. Livra-me dos poços e dos becos de mim, Senhor. Que meus olhos saibam continuar se alargando sempre.
As vezes, é mais fácil dizer que você está bem do que tentar explicar todas as razões pelas quais você não está.
Amizade é o melhor – e provavelmente – o único antídoto contra a solidão. Uma amizade pode ser forte e leve ao mesmo tempo.
Amiga de infância, amiga irmã, amigo homem, amigo gay, amigos virtuais, amigos inteligentes, amigos engraçados, amigos que não cobram, que não são rancorosos, amigos gentis, amigos que se mantêm amigos na distância e no silêncio, todos eles ajudam a formar nossa identidade e a nos sentir protegidos nesta sociedade cada vez mais bruta e individualista.
Ouça
Não espere de mim muitos amores
Pois o pranto desta ausência me machucou
Na companhia de um beija-flor
Que toca a rosa como se fosse a última vez
Esperei voltar a tocar teus lábios
A sentir teu cheiro
A ouvir teu coração
Na solidão da espera
Mergulhei meu pranto
Minhas lágrimas foram ao encontro do mar...
Num oceano de dúvidas e palavras fúteis
Cá estou eu ainda a lhe desejar
Não demores a ouvir o que te diz a brisa
Quando ela em sobressalto tocar-lhe a face
Ao nascer o sol reverencie-o
Ao cair a chuva dê-lhe teu melhor sorriso
Pois estes a quem reflito
Tem sido a tempos meus únicos ouvintes...
Só quem amou de verdade sabe a real intensidade
de um amor perdido.
Os discos, os quadrados
os mais diversificados modelos de vida,
as vértices de nossos dias machucam
nossas vontades e nos empurra ´
para outras arestas,
tão longas e que terminam em outra dimenção
uma geometria solitária que nos arrasta para
buracos negros.
👉🏼 A Verdade Dita na Hora Errada Machuca Mais do que o Silêncio🔕
"A verdade é luz, mas lançada sem sabedoria pode cegar.
Nem tudo que é certo precisa ser dito — há silêncio que preserva a paz.
A mente evoluída não fala para provar, fala para transformar.
Autoconhecimento é o filtro entre o impulso e a consciência.
Prosperar é também escolher o silêncio que constrói."
Quando é realmente amor não machuca, é muito confuso, mas também tem algumas certezas. Pode ser amargo e ter efeitos colaterais em ambas as partes, mas essa é a única cura.
Às vezes acho que insisto em lugares que já deveria ter saído, machuco-me, depois culpo os que têm me ferido.
Mas, se a roupa no varal molha, a culpa é só da chuva, ou também minha por não ter recolhido?
A verdade dói porque ela nos é bastante elucidativa, mas ela só machuca aqueles que não estão dispostos para a vida. Deus, com todos os seus mandatários, utilizará formas sutis, bruscas, grosseiras ou singelas para nos proteger e orientar, e como nos postamos a isto terá mérito totalmente nosso de ser bom ou ruim, coisas boas e ruins ocorrem o tempo todo. Deus nos põe e nos tira o convívio a todo tempo, ora para nos proteger, ora para proteger o outro de nós. A ciência é respeitar os fatos ocorridos e buscar compreensão porque somos falhos e Deus pôde nos bagunçar um pouco para salvar o outro de nós e até mesmo nos bagunçar para nos salvar, então há o dever de cada um. É ter fé e estar desperto pra vida sempre porque Deus de tempos em tempos nos vêm pra fazer uma faxina e curar feridas pra evoluir a algo melhor estruturalmente e nos deixar bem claro que o melhor caminho é a verdade.
Não é fraqueza dar um passo atrás.
Fraqueza é permanecer onde machuca,
só pra não lidar com o silêncio de ficar só.
Coragem é se ouvir no meio do barulho,
é escolher a própria paz,
mesmo que isso signifique partir.
Mais nobre que insistir por alguém,
é não desistir de si.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna"
Se limite ao dizer certas palavras que podem magoar...
(Há palavras que nos machucam tão profundo que deixam cicatrizes no coração... E ainda não existe cirurgia plástica para limpar mágoas).
Quando o que te machucou ALIVIAR!
Seja através de uma foto, um dizer
Uma mensagem qualquer
Um WhatsApp ainda por ler
Não importa, é sobre PASSAR
Não doer
Ficar sem
E ainda AGRADECER!
E o sentimento??
Ahh esse você nem consegue mais decifrar
Pois o ser humano que o protagonizou
Hoje da insignificância não passou
Foi tão patético, confesse:
Que na indiferença ficou
O ser humano em si é ingrato.
Maltrata, humilha e também destrata.
Com o seu ego inflado machuca e mata.
É ruim, maldoso, perverso e até nefasto.
Esse ser que é um animal pensante.
Deve fazer jus ao privilégio da natureza.
E não ser um selvagem com destreza.
Mas a maldade é tão mais abundante.
Que esse mundão frio e sem sentimento.
Molda o nosso vil comportamento.
Deixando-nos frios e mortos por dentro.
A devassidão humana é algo torpe.
Que mostra o verdadeiro "eu" do humano.
Mostrando que de fato esse é desumano.
Que por fim o prêmio maior seja a morte.
Lembre-se...
Somos nós que damos poder para o que nos machuca. Seja um pensamento ou um sentimento.
Então elimine...
Se não puder, isole...
Se não conseguir, transforme...
A superficialidade de sentimentos se tornou tão banal e vazia de modo geral; que machuca mais do que proporciona prazer.
A verdade que machuca é a mesma verdade que te liberta das amarras, e te coloca no mundo de tantas outras oportunidades!
Nunca fale para alguém, coisas que as machucam,sem saber se a pessoa realmente está merecendo ouvir isso!
