Machado de Assis Contos Curtos Saudades
Quando eu acho que sou crescido para certas coisas, ou para algumas opiniões de algumas pessoas, não é porque eu sou crescido demais pra elas. E que esse tempo que eu perderia me preocupando com coisas ou pessoas que eu acho que não tem nada a ver ou que não me acrescentam nada, eu quero crescer mais ainda.
Eu sei que é importante ter opinião...mas hoje todo mundo na internet tem opinião sobre tudo... mas, antes disso, procure se informar antes de opinar. Uma pessoa leviana é aquela que procede ou julga precipitadamente, sem refletir. Então, antes de opinar, pense se você está bem informado sobre o assunto que pensa...se não, você é uma pessoa leviana...
"São pegadas na areia, de caminhos incertos que levam a lugar algum. O mar vem beijar a praia, e leva as recordações de passos descompassados em meio a multidão. Sim, aproveito a deixa e caminho em direção do mar. Sua água salgada encosta em minhas vestes e começa a encobrir o meu corpo. Continuo em frente sem medo do que pode-me acontecer. Pois, existe um mundo no qual ainda submerso vale mais a pena do que essa selva de pedras." - L.R.
"Bem-aventurado aquele que espera em Deus, e que o mesmo olhe pelos que acreditam e esperam no Homem. Pois até o demônio é crente, até mesmo ele sabe ler a bíblia. Tu eis aquilo que almeja, pois não lutas em vão. Assim, tenho que dizer ao pé dos teus ouvidos cansados que confie no Deus do impossível, e não na facilidade hipócrita do Homem." - L.R.
O ser humano não consegue conviver com dúvidas; para acalentar o seu eu, propõe respostas. O grande erro de todas as civilizações é atribuir o desconhecido às divindades sem nem mesmo propor respostas plausíveis. Entretanto, para mentes brilhantes, é o maior instrumento de controle de massas.
Existem cenários cíclicos: guerras foram travadas, territórios apropriados, destruição, desmatamento, mágoas contraídas, ódio confeccionado, desmantelamento de laços fortes, destruição, escravização, abuso, ausência de limites. Tudo em nome de um único instinto humano: a necessidade de ter o controle de tudo, o domínio... E fez isso em nome de ideologias, discurso desenvolvimentista, soberanias, amor... Mas, no fundo, durante toda a história, o homem sempre quis ser o controlador das massas, do desconhecido, dos territórios, de tudo.
Barreiras sociais sempre foram colocadas e repassadas por gerações, reinventadas... e sua banalização é tão grande que aprendemos a conviver com as mesmas, sejam morais, éticas, intelectuais, ... Mas as vezes é divertido atravessá-las nem que seja por uma simples abstração momentânea de uma sociedade unificada; ou extrapolação do ser único; ou mesmo um momento de experiência para ter um discurso critico mais consistente.
Na grande maioria das civilizações humanas, o processo de reabilitação dos que não conseguem viver em sociedade é a prisão. O que me parece obvio é que esse sistema não cumpre o seu papel apenas aprimora o delinqüente em suas atitudes desviadas. O homem só respeitas regras com punições mais severas, um pouco de opressão é fundamental em uma sociedade que protege seus desertores
A grande tolice das massas idiotas e desprezíveis é esquecer-se do que é importante facilmente, basta existir uma festa, um evento, um “pão e circo” que todos os problemas passam, os corruptos são esquecidos, os erros apagados, ... não existe memória mas sim a esperança de um novo evento. Por isso desisti de lutar contra isso, vejo que é melhor mesmo serem enganados, roubados, ... controlados por mentes superiores, existem verdades que quando ditas podem chocar, mas é uma simples observação da realidade imutavel.
Quase sempre a miséria é mantida para gerar benefícios próprios de poucos. Afinal, entre os miseráveis está o voto fácil, a oportunidade de autopromoção, de captar recursos sob justificativa de bons atos, manipulação... Também existem aqueles que se mimetizam como miseráveis para como integrante do grupo, desfrutar destes benefícios, justificados por uma ascensão “justa”. De que adianta curar a ferida de um doente, apenas para obter a imagem do eterno caridoso e após o reconhecimento de todos desfrutar lucros vertiginosos e esquecer os “ideais”.
Diamante é lapidado a base da pancada; assim também se molda caráter, maturidade, empatia e outras características do ser humano. Ouvir os mais velhos seria o caminho mais fácil, sem feridas, decepções E outras marcas de ensinamento; todavia, como a maioria dos animais, buscamos nosso espaço desafiando os anfitriões.
Certas conclusões podem ser mais perturbadoras que a ameaça de uma pandemia mundial, mais impactantes que uma bomba nuclear; contudo, por mais que as evite, precedem transformações inevitáveis. A constatação é diretamente proporcional à recorrência, bem como a persistência à toxicidade.
Todo dia você tem a chance de ser diferença: comece o dia sorrindo, falando boas coisas e torne-se referência positiva; poderá ate mesmo salvar vidas, transformar ambientes... . Mas também pode fazer intrigas, espelhar palavras negativas, mau humor, perpetuar tragédias, brigas, perspectivas ruins ... e verás as consequências! A longo prazo as pessoas podem até evitar a "energia negativa acumulada", o que de fato é saudável e prudente. Quando acordar, pense sempre quem você quer ser no mundo!
Aceite, não fuja, viva todas as suas dores; mas no final tire as devidas conclusões. De nada vale um tombo se não o aprendizado de como não cair mais. Um dia vai tomar consciência que todas as desavenças e desagrados servem para lapidar quem você é. O que hoje lhe parece algo ruim pode ser um esclarecimento amanhã. Mantenha o foco e não ignore os sinais
Viradas de ano tem diversas interpretações: marcos místicos, milestone de projetos pessoais, data para iniciar mudanças que está adiando ... mas na prática é a troca de um calendário! As maiores transformações não tem data definida, mas sim a vontade de fazê-las. As motivações mais transformadoras vem da inquietação. As decisões mais sensatas precisam de tempo. Por isso, nesta data disruptiva, desejo as melhores reflexões, porque: mais importante que andar é saber para onde ir!
Não confio em pessoas que usam palavras e histórias como seu maior portifólio. Da mesma forma, desconsidero declarações e paparicos de quem muito diz. Os maiores feitos não precisam ser anunciados, da mesma forma que quem gosta de bajulações permite-se ser pego por uma armadilha. A vida me ensinou a perceber atos e intensões por traz de exageros; posturas que variam em grupos e situações. Nada mais confortável que observar atitudes situacionais, variáveis; é como uma peça de teatro onde o ator interpreta diferentes personagens!
Não perca sua essência para caber nos sonhos de outra pessoa. Não se anule para agradar alguem que não seja você mesmo. As vezes vamos aceitando, cedendo, relevando e no final o único prejudicado será você mesmo! O primeiro e maior amor é o próprio: pratique! Se não está bem com você busque algo que goste muito e trabalhe para este sentimento aumentar.
A pior coisa que pode fazer é deixar de ouvir o seu eu interior. Por mais que diga que não me arrependo de nada na vida, sempre irei me questionar porque não ouvi o que o meu "eu" dizia. Principalmente depois de vivenciar dor, desgaste, stress ... achando que estava agindo de maneira lógica!
O fruto que nasceu em um solo seco, pobre de nutrientes ou com outras limitações de suprimentos, poderá apresentar forma, tamanho e consistência alterados; contudo continua sendo um fruto apto para o consumo, as vezes até mais saboroso. Em contraposição, aquele proveniente de um solo contaminado, pode ter aparência bela, sabor agradável, mas carrega em si todo potencial de toxicidade da sua região de origem. Assim também são as pessoas, com raras exceções!
Saudade é sinônimo que a vida você viveu. Logo, é bom senti-la. Se a vida mudou, se os hábitos mudaram e nós continuamos a mesma pessoa, é porque sempre tivemos e teremos a mesma essência. Só serão, amanhã, as mesmas pessoas de ontem aquelas que têm em si essência, exclusiva e única, e ninguém, por mais que tente, conseguirá transformar a pessoa especial que se é.
- Relacionados
- Frases de saudades para status que te ajudam a desabafar
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Saudades
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
- Mensagens para pai falecido que expressam saudade e amor eterno
- Frases de Machado de Assis
