Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Lutar por quem Nao te Ama

Cerca de 659751 frases e pensamentos: Lutar por quem Nao te Ama

FRUTOS A MAIS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem planta árvore colhe sombra, sonho e passarinho.

Inserida por demetriosena

AMARGA VITÓRIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A vitória será do mau caráter,
para quem a desonra justifica,
pois implica vencer a qualquer custo
e depois exibir o seu troféu...
Vencerá quem perdeu a compostura,
pondo a ética embaixo do carpete,
quem mistura verdades e mentiras
em um tacho sombrio e corrompido...
Mas a triste vitória costurada
pelo falso cordão dos desempenhos
tem um gosto indigesto e corrosivo...
Não desejo a falência de vencer
por engenhos de pura decadência,
pra morrer de saber que não venci...

Inserida por demetriosena

ENGANA-ME

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem quiser mentir pra mim,
terá que ser convincente;
mentir como quem não mente;
brincar de autenticidade...
porque terá que mentir
de nem notar ou sentir...
saber brincar de verdade.

Inserida por demetriosena

PARÊNTESIS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Raramente rasgo sedas ou teço loas para seja lá quem for. Sou do tipo que não ri à toa nem gasta lágrimas com emoções arranjadas ou de garimpo. Quando abro as mãos, o coração, braços e dentes, a doação tem seus alvos definidos: minha prole. Meus irmãos. Meus amigos... e parêntesis.

Inserida por demetriosena

PAZ DE SER QUEM SOU

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca me agradou essa ideia de vencer por desafio. Para mostrar ao meu redor o quanto posso e confio em providências que vão além dos meus dotes humanos. Também não me obrigo a lutar por autoestima. Muito menos por palavras, olhares de apreciação, troféus e comendas. Ganho e perco em meus desempenhos, com projetos que não são de vitórias. São projetos de vida.
Não combato, em nenhuma hipótese, aqueles inimigos de plasma ou neon, nem os mais próximos, que são de massa corpórea. Às vezes me defendo, mas não exatamente guerreio por um lugar no mundo. Sou trabalhador; não guerreiro. Vivo e creio na paz de ser quem sou. Jamais fui campeão nem perdedor. Dor dos outros não me realiza. Quero apenas o dom de me aceitar.

Inserida por demetriosena

COISA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem afirma que alguém foi ou é a coisa mais importante de sua vida, comete uma incoerência. Se foi ou é coisa, não foi nem é importante.

Inserida por demetriosena

PARA GOSTAR DE LER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Jamais obrigue o seu filho a ler. Seduza-o. Quem é constantemente obrigado a fazer algo, tudo com o que sonha para o futuro é justamente o dia em que não terá mais de fazer aquilo. Mas quem é seduzido, não. Esse aprende a gostar, e a cada dia se apega mais ao ato de seja lá o que for de bom ou ruim que alguém lhe apresente com as devidas táticas de sedução.
Um exemplo forte, mas negativo dessa verdade está na forma com que os traficantes de drogas induzem crianças e jovens ao vício, e depois ao tráfico. Eles traçam projetos de sedução pela falsa ideia da inclusão em grupos ou galeras, e logo à frente a fantasia de força, dinheiro e poder de afrontar a sociedade que os relegou à má sorte via família, poder público e predadores econômicos.
Leia para seu filho, desde a sua gestação. Ele não entenderá palavras e sons, mas um feto já é capaz de sentir o mundo externo pelas vozes que o rodeiam. Se forem vozes agradáveis, carinhosas e sedutoras, ele se formará sadio. Se forem vozes agressivas, indiferentes ou frias, o efeito será o contrário. Assim será por todo o processo de sua educação, se nós conseguirmos manter o hábito, incentivando-os a ler, mas também permitindo que eles não gostem de alguns livros ou leituras que apreciamos e gostem de outros que não correspondem aos nossos gostos.
Pais que leem; que promovem cultura, bom entretenimento e ambiente saudável, quase sempre criam bons filhos. Quase sempre, porque às vezes a natureza humana surpreende com cidadãos de boa índole criados por maus pais, ou com cidadãos de má índole criados por pais amáveis e zelosos. Anomalias da vida, mas que não devem nos acomodar na criação dos nossos.
Voltando aos livros, criemos filhos atentos ao mundo que os rodeia; filhos capazes de compreender os enunciados da vida e ler as pautas do tempo ao pé da letra ou nas entrelinhas. Para tanto, é necessário seduzi-los com livros; com o hábito não obrigatório de ler. Faremos isto, se formos tão ou mais eficientes e sedutores do que os traficantes de drogas.

Inserida por demetriosena

SAUDADE PERDIDA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quando amei quem pensava que tu eras,
fui feliz pela minha ingenuidade;
tive a doce verdade sonhadora
que pertence aos romances naturais...
Ao amar uma farsa fiz meu mito;
uma história que sempre quis viver;
pude ser um amante legendário
na medida ideal da fantasia...
Pelas águas de minha ficção,
fui bem fundo e pesquei as emoções
que me deram razão de prosseguir...
A pessoa que amei em quem não és,
já não pousa na tua identidade;
não encontro saudade pra sentir...

Inserida por demetriosena

O QUE SERIA

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Poderias me ver com outros olhos
ou quem sabe me achar com outra lupa,
sem a culpa secreta que atormenta;
sem o medo que aumenta o que já é...
Vejo a tua distância bem de perto,
foges tanto e deságuas no meu sonho;
infinito e deserto se misturam
nas areias do próprio logo ali...
Poderíamos ter o nosso mundo,
nossas leis e vontades pessoais,
nossas mais permitidas emoções...
Mas te cercas de sombras e verdades
que podemos mudar a qualquer hora;
teu olhar joga fora o que seria...

Inserida por demetriosena

ÍNTIMO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Quem quiser que me ame
mesmo assim.
Apesar de mim.
A partir do meu centro.
Mesmo tendo ciência
da carência dos brônquios
e das pedras no rim...
não sou bonito por dentro...

Inserida por demetriosena

ENQUANTO POETA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem julgar que me sabe por meus textos,
meu estilo, a conduta literária,
minha mente operária da palavra
que abarrota cadernos; vão pro mundo...
Saberá quase nada sobre mim;
quando muito, que sou alguém sensível,
mas no fim da certeza de quem sou
nada mais achará que me anuncie...
Um poeta está muito e pouco é,
dura o tempo fugaz de cada verso
no qual sente o que sente pra compor...
Seu amor vira mágoa, mágoa riso,
sua meta se atinge pra não ser
e não ser se compõe no ser poeta...

Inserida por demetriosena

LIVRE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem achar que me cala se perde ao achar;
sempre fui de voar pelas asas da escrita;
sou do céu, muito embora, o diabo em poeta;
um alado que atrita com verdades prontas...
Querem crer que me vetam, mas caem do vento
esses pobres arcanjos avessos ao sonho,
que momento a momento se deseternizam
com a falsa grandeza de suas censuras...
Aos que pensam que penso que podem me atar
ou que tenho temor de seus gumes e farpas,
dou as cartas e vivo; sigo; faço amor...
Os que julgam que julgam desgastam martelos,
perdem elos e nunca terão a corrente
de prender minha mente; amarrar minhas asas...

Inserida por demetriosena

BEM-ME-QUER

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Quando fores quem pede ou assedia,
por um dia, um momento, pouco importa,
não quem cede, avalia, vê se dá,
serei risos gratuitos pra mim mesmo...
Como quem cumprimenta o próprio espelho,
farei gestos de apupo e reverência,
por achar o meu olho em um olhar
que me dê transparência pra seguir...
Seu amor sem patente nem escala
será santo remédio em minha estima;
meu afeto não rima hierarquia...
Vou deixar a saudade ser mais tua
uma vez, uma lua, um por acaso;
terminar uma flor no bem-me-quer...

Inserida por demetriosena

BRASIL: QUEM SOBREVIVER VERÁ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Em todas as instâncias, os governantes deste país estão apaixonados pela crise. Também pudera. É a crise que lhes dá os argumentos necessários para que possam embolsar cada vez mais o tesouro público, e cobrar do próprio tesouro, para depois embolsar mais ainda, sem a vigilância criteriosa de um povo que já se habituou às explicações oficiais.
"infelizmente, por causa da crise, teremos que atrasar os salários...", "devido à crise que atravessamos, este ano seremos obrigados a suprimir alguns benefícios...", "informamos ao servidores que a crise está nos levando a deixar de cumprir a segunda parte do décimo terceiro...", "pedimos desculpas aos fornecedores, mas, em consequência da crise, não poderemos honrar nossas dívidas...", "brasileiros! Infelizmente, a crise nos obriga a majorar os impostos, os combustíveis e tudo o mais, para tentarmos recuperar a economia!". Blá, blá e blá...
A paixão é assim: fazemos tudo em seu nome. Usamos de todos os artifícios para mantermos o alvo do sentimento. Não seria diferente com a crise, que o governo federal manterá indefinidamente para facilitar a própria vida e a dos demais governantes, sem contar os parlamentares, ministros e demais assessores. Graças à crise no Brasil - que não é a mesma do mundo, e sim, causada especialmente pela onda de corrupção política -, executivo e legislativo de todas as esferas seguirão roubando impunemente, certos de que o povo seguirá pagando a conta.
Só quero ver, no ano que vem, se faltarão recursos, por exemplo, para cumprir todas as metas inerentes à olimpíada. Se faltarão, em algum momento, recursos para os inúmeros assistencialismos que garantem milhões de votos... e se também faltarão recursos para campanhas eleitorais, tanto em 2016 quanto em 2018. Quem sobreviver verá.

Inserida por demetriosena

SABENÇA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem aprendeu a viver
tem um trunfo a seu favor;
bem discreto; quase mudo;
sabe quando não saber,
em auxílio ao falador
que se ostenta o sabe-tudo...

Inserida por demetriosena

QUEM É VOCÊ?

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Venho e trago todo afeto;
calor humano sem fim;
você olha para o teto,
ao invés de olhar pra mim...

Outro dia tenho a sorte
de apesar do meu temor,
encontrá-la em outro porte;
até com senso de humor...

Quando penso que já sei
que você é mesmo duas,
subestimo a própria lei
do planeta; o céu; as luas...

Você enche, míngua, cresce,
se renova com vertigem,
esquenta, gela, incandesce,
é cerrado e mata virgem...

Cansei de passos no escuro;
nos vãos de sua maré;
agora só lhe procuro
ao saber quem você é...

Inserida por demetriosena

PIEGAS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Ando meio sem mim, vou tão sem quem
que me deixo espalhado por aí,
sempre além da verdade que me cerca
no vazio entre olhares e semblantes...
Tanto alguém, mas nenhuma sensação
de viver um instante para sempre,
ter o meu coração impulsionado
a pular as janelas dos meus olhos...
Quem mereça meus versos mais piegas
pelo amor que derrama seus poemas
entre temas que o íntimo derrete...
Pra poder me sentir aceso e vivo,
só preciso de alguém que dê um curto
no circuito afetivo do meu ser...

Inserida por demetriosena

PREVISÍVEL DESENCANTO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

O que assusta quem chega mais em mim
é saber que sou mesmo igual propago,
não me apago nem perco a consistência
do que nunca pintei pra ser bem visto...
Minha fama de mau eu mesmo faço,
ponho às claras meu eu mais obscuro,
me repasso em avisos pra quem tente
apostar no meu muro tão pichado...
Foi por ser verdadeiro que a frustrei;
sua lei que tentou me olhar com luzes
violou toda minha honestidade...
Ver quem sou e notar que já sabia,
deu à sua utopia o desencanto
da verdade que nunca se omitiu...

Inserida por demetriosena

AUTOESTIMA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A autoestima
de quem se acha,
se perde ou olha
só para cima,
um dia esvai
e cai sem dó
ou compaixão,
pra ser achada
por quem ainda
olha pro chão.

Inserida por demetriosena

E POR FALAR EM QUEM FALA...

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Lido com as pessoas de meus relacionamentos, dentro de suas condições pessoais de conviver comigo. Sempre acho, embora muitas vezes equivocado, que tenho bem mais elasticidade para recebê-las, com suas variações de comportamentos, do que elas a mim.
Com algumas pessoas me permito ser essencialmente quem sou, em todas as minhas esquisitices, manias e charadas. isso tem muito a ver com a confiança de ambos os lados. E acredite; para lidar comigo, há que se ter muita confiança; tanto em mim, quanto em si próprio.
Com outras pessoas, para seu próprio bem, já me permito podar um pouco, se houver algum compromisso de convivência. E com outras mais, externamente nem sou quem sou, pelo quanto me adéquo, me ambiento e me aparo, no caso de ser especificamente necessário conviver.
Não sou falso. Ser falso é fingir para ter vantagem, trair ou prejudicar alguém em determinado momento, como jamais será meu caso. Apenas reconheço que não sou de fácil compreensão. Nem aceitação. Nem discernimento. A depender de com quem convivo, é necessário eu mesmo proteger essa pessoa de minhas nuances; minha liberdade; minha integralidade vivencial. Preciso estar menos eu, naqueles momentos que me põem próximo de quem não tem condições de conviver com as minhas verdades.
Então às vezes mudo. Não a identidade, mas a forma de apresentação. Isso acontece quando concluo, depois de muita convivência e observação, que a pessoa em quem confiei ao ponto extremo de não ter segredos, formalidades, e assim estabelecer uma entrega honesta e desarmada, não entendeu o contexto e o tamanho do afeto. Não houve qualquer entendimento de minha falta de noção.
É aí que acerto o compasso. Passo a ser para tal pessoa, o que ela pede que seja, desde que isso não me descaracterize para mim mesmo, ao que seria melhor o rompimento definitivo. Pense bem. Pense muito bem, antes de se permitir conviver com alguém tão cru. Tão sem cozimento, confeitos e aparatos.

Inserida por demetriosena