Luis Fernando Verissimo Sonhos
Nem sempre o que vivemos agitadamente tem o condão de sustentar uma alegria sólida a fim de gerar um conforto em nossa alma. Será que estamos cuidando do processo da lucidez em nossas vidas? Ou, será que estamos vivendo paliativamente e cegamente para ter sensações de alegrias momentâneas? A propósito, tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
É intrigante quando percebermos que em dado momento de nossas vidas podemos estar anestesiados com os contextos dos quais estamos vivendo.
Lobos dentro de nós
“Existem dentro de nós
Dois animais diferentes
São lobos imaginários
Com sentidos dissidentes”
Falou o pai para os filhos
Um casal de adolescentes
As feras brigam demais
Somente um é vencedor
Não sei se vence o raivoso
Bicho cheio de rancor
Ou vai vencer o simpático
Tranquilo e com muito amor
Para o pai os dois olhavam
Querendo compreender
Qual dos lobos venceria
E o que podemos fazer
Se nós podemos ter culpa
Por um dos lobos vencer.
O pai respondeu que sim
Que só depende de nós
Até porque hoje em dia
Nossa sociedade atroz
É vitima de um dos lobos
Que do mundo é um algoz
Meus filhos fiquem alertas
Na lição que vou lhes dar
Somente um destes lobos
Vai conseguir prosperar
Por isso indago a vocês:
Qual deles alimentar?
A evolução de nossos relacionamentos humanos consiste em sermos capazes de olharmos o outro devagar. O sentimento e a admiração têm de ser processual, na medida em que vamos conhecendo os defeitos e as qualidades do outro.
"As vezes, ser feliz, nao é achar quem você estava procurando...mas quem estava procurando por VC..."
"...HÁ PESSOAS QUE ENCARAM UMA DERROTA COMO O "FIM"....HÁ OUTROS QUE APENAS ENCARAM COM UMA FORMA DE ADQUIRIR EXPERIENCIA..."
"...NUNCA DEVEMOS ENCARAR DESAFIOS COMO UMA "BARREIRA"...MAS SIM, COMO DÉGRAUS PARA ALCANÇAR-MOS NOSSO SUCESSO..."
Dizem que sou louco.
Eles têm certa razão.
Mas quem nunca foi um louco é porque nunca teve uma paixão!
Louco consiente. Que ama com a mente.
A mente de um inocente,
que não julga,
que não mente.
Uma mente que não é doente.
Uma mente que ama toda gente!
Dizem que sou louco.
Eles têm razão.
Mas quem nunca foi um louco, é porque nunca teve uma paixão.
Louco consiente.
Louco que domina a mente.
Louco que aprende com quem ainda é inocente.
Louco que não mente, que entende que a mente é para servir a gente!
Olho sempre em tudo que está a volta da gente... procure em encontrar-te para te dizer o quanto és especial... imagino às vezes que já um dia tudo te falei, das tuas curvas gentís, do teu olhar afogante e das delicias das tuas falas... Então no silêncio da voz, me encontro, feito criança que procure o um pedaço do teu mel, um simples dizer que lhe conforte... uma oração que lhe conceda paz e amor de em todo entardecer seres sempre minha!... Pelo amanhecer hei-de cantar e entoar hinos de amor e paixão e ao anoitecer me entregar nos teua abraços de braços macios e puro... Quero agora o meu pedaço!... Você!...
O segundo chegará nos próximos meses e será sim, ele, adivinhei, o Grande Descobridor, o tão sabido que nada terei a ensinar-lhe, e tão sabida eu mesma em todas as lições que já pensei que nada terei a aprender em si.
No percorrer dos versos
encontro
-- muitas vezes
as aspas
antes das letras,
porque a imaginação
permite esse exercício da gramática.
Não consigo ainda
que elas sejam uma casa
onde as palavras
se tornam mágicas
-- as aspas
( com letras lá dentro ).
Os sentimentos abrem os seus grandes designeos
por dentro das avenidas
de papel.
Não consigo ainda
construir uma árvore
que seja perfeita,
a partir de um ponto de exclamação!
A palavra constrói-se devagar,
é,
por vezes uma escultura
na imensidão branca
-- os dedos desmaiam em cima do papel!
-- o coração também!
Deixemos que o tempo fale
e vá construindo
a grande máquina da sedução.
in "o principio da sedução"
Fernando Manuel Noivo
