Livre Arbítrio

Cerca de 1040 frases e pensamentos: Livre Arbítrio

⁠Nenhuma tradição cristã negou o livre-arbítrio! A Igreja primitiva, os pais da igreja, o cristianismo medieval e também reformado. Apenas as seitas heréticas como gnosticismo, maniqueísmo, estoicismo, islamismo, e outros hereges negavam o livre-arbítrio da vontade. Esses hereges eram acusados de colocar em Deus a causa do mal moral. Assim, se o homem não age livre e voluntariamente para pecar, ele é coagido a pecar, e Deus por ser a causa primeira de todo ser, é quem coage o homem a pecar, fazendo dEle o grande vilão cósmico do universo.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Quanto ao livre-arbítrio devemos entender que o livre-arbítrio compreende a razão. Assim, uma criatura que não tem livre-arbítrio é desprovida de razão e consequentemente de responsabilidade, pois ela é inerte, como pedra, pau, metal, etc... Já o homem todos concordam que ele não é uma criatura inerte, mais constituída de razão. Como dizia Agostinho: “o homem peca pelo mau uso do livre-arbítrio”.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠É a Graça de Deus que capacita e move a vontade (livre-arbítrio) do homem caído para o bem, mas para a Graça mover a vontade ou livre-arbítrio do homem, esse homem precisa não resistir ao convite de Deus.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Quando se compreende que a vida dança ao ritmo das forças invisíveis, o véu do livre-arbítrio se desfaz; somos navegantes à deriva no rio inevitável de causas e destinos, sem jamais tocar o leme.

Inserida por Zandonai

⁠“Se você tem livre-arbítrio, porque não o usa para não pecar?” Eu queria saber de onde essa gente tira essa babaquice que o livre-arbítrio é o padrão para o homem não pecar. A liberdade consiste justamente na possibilidade de fazer escolhas, mesmo que essas escolhas sejam guiadas por influências externas e internas. Ora, se Adão era livre, então porque sofreu influências externas (Satanás) e internas (ser como Deus) vindo a pecar? O foco não está na decisão propriamente dita, mas na capacidade de decidir, mesmo com influências externas e internas para o mal e também para o bem.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Diz o calvinista e o desinformado: “Fique sem pecar e crerei no livre-arbítrio”... Então só tem livre-arbítrio aquele que perde a capacidade de pecar? Ora, se alguém perde a capacidade de pecar é justamente ai que está à impossibilidade de escolhas (não livre-arbítrio). Assim como alguém pode ser escravo do pecado por não conseguir ficar sem pecar, posso concluir que também esse alguém pode ser escravo da santidade por não conseguir ficar sem ser santo; o que nos leva ao determinismo e fatalismo. Essa pergunta é um cúmulo da idiotice!

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Aquele que afirma que o
livre-arbítrio limita a Soberania de Deus está inferindo absurdamente que Deus não é Onipotente e Soberano. Além de um absurdo teológico, é um ataque a Onipotência e a Soberania de Deus.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Deus respeita nosso livre arbítrio e por isso sempre diz sim para qualquer que seja nossas escolhas!

Inserida por julianaalvescoach

O LIVRE ARBÍTRIO...

⁠Abrimos brechas em nossas vidas tão facilmente e inocentemente, que quando vemos o caos, voltamos para revisar os passos e beeeem lá atrás, pronto, enfim enxergamos o pequeno erro, o erro que hoje virou uma grande e gigantesca cratera.
A brecha que era tão inofensiva, virou algo que dificilmente poderá ser reparada.
Deus é tão bondoso, que nos deu o livre arbítrio. Imagina poder ter a liberdade de fazer absolutamente tudo, sem ter alguém do teu lado puxando sua orelha? Isso é a vida que muitos jovens desejam, mal sabem eles que muitos não voltam, quando optam por seguir o caminho da liberdade.
Deus tem tanto para oferecer, que nada tem haver com pouca durabilidade. Mas, o caminho que ele nos proporciona é árduo e difícil de percorrer. Já o caminho que o inimigo oferece, aaaaah! Esse sim é prazeroso, zero dificuldades, chegou viveu. Maaaas logo acaba. Ei! vamos combinar é fácil voltar e usufruir da liberdade e fazer tudo de novo né? Tão fácil, que quando perceber, vai estar tão atolado na lama, que não vai mais conseguir sair de tão preso no pecado que está. E agora, o q vem? Isso, a prisão. Quem tanto achava que tinha liberdade, se vê sem saída com as mãos e pés amarrados. Sem força para retornar para então, enfim, pegar o caminho que Deus tinha proporcionado.
O q antes no início tinha duas opções, sendo uma boa e uma ruim, já não tem mais, só tem uma. Se continuar pode morrer e se voltar tbem pode morrer. E agora? Volta, talvez ainda tenha tempo de viver o q Deus planejou para vc.
Bem vindo ao mundo do livre arbítrio, vc vai de 0 a 100 bem assim mesmo, facilmente.

06/05/24

Inserida por GABRIELBRANDAO

⁠“Para exercer o livre-arbítrio
as correntes das algemas devem ser rompidas
em razão de estarmos integrados
às nossas ponderações.”

(Rogério Pacheco)

Inserida por rogeriopacheco

⁠Deus com toda sua unanimidade nos deu o livre-arbítrio!

Inserida por JULIOAUKAY

⁠'Livre-arbítrio
até certo ponto', esclarecem os
'mentores da luz': até o ponto em que
um Serpossa alcançar e ofereceras suas
relações como espírito emlenta feitura...
Porém, sem ouvidardas leis eternas,
responsáveis pelomanifesto eordenamento
da vida; sem intentar subtrair ou
corrompero determinismo
do nosso Criador!

Inserida por maurotoledo

⁠Ninguém tem o real controle do livre arbítrio, o ser humano é o resultado de coisas que não podem controlar.

Inserida por JHenrique17

O Livre Arbítrio é uma Lei de Deus que demonstra o amor D'Ele por cada indivíduo e ao mesmo tempo a responsabilidade que o Altíssimo exige de cada indivíduo, pelo direito de escolha que Ele nos deu, nenhum ser humano está acima da Lei do Livre Arbítrio.

esteja o ser humano encarnado;
esteja o ser humano desencarnado;
esteja o ser humano ligado por afinidade ao Astral Superior;
esteja o ser humano ligado por afinidade ao Astral Inferior;
independente da raça, da cor, do credo, da cultura, da moral, da religião, do país de origem;

o direito de escolha do ser humano é individual e intransferível, justamente para que um ser humano não imponha sua vontade sobre a vontade de outro ser humano.

Inserida por VandaAlves2707

⁠Deus não criou o seu mal
Você o escolheu
A isso chamamos livre-arbítrio.

escolhas

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠Para os cristãos Bíblicos e Ortodoxos, o livre-arbítrio é uma capacidade dada por Deus para que o ser humano faça escolhas contrárias. Caso não houvesse livre-arbítrio, como tagarelam os deterministas, não haveria responsabilidade em nenhuma das ações humanas, pois tudo já estaria determinado, sem opção de escolha.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠As escolhas que fazemos e o livre arbítrio que exercemos, nos obriga, no mínimo, respeitar a quem estiver envolvido.

Inserida por galeni_reginaldo

⁠Fique Sem Pecar e Crerei no Livre Arbítrio diz o Calvinista e o Desinformado.
Uma pergunta aos calvinistas e desinformados: "só tem livre-arbítrio aquele que perde a capacidade de pecar"?
Ora, se alguém perde a capacidade de pecar é justamente ai que está à impossibilidade de escolhas (não livre-arbítrio). Assim como alguém pode ser escravo do pecado por não conseguir ficar sem pecar, posso concluir que também esse alguém pode ser escravo da santidade por não conseguir ficar sem ser santo.
Eu queria saber de onde essa gente tira essa babaquice que o livre-arbítrio é o padrão para o homem não pecar. Das Escrituras? Não! Da teologia? Não! Da Ortodoxia? Não! Acho que do maniqueísmo ou gnosticismo. É o homem que elege o mal, livre e voluntariamente, e a maior prova do livre-arbítrio é justamente a eleição voluntária do pecado, como diz Agostinho: "o homem peca por mau uso do livre-arbítrio".
Assim, a liberdade consiste justamente na possibilidade de fazer escolhas, mesmo que essas escolhas sejam guiadas por influências externas e internas. Ora, se Adão era livre, então porque sofreu influências externas (Satanás) e internas (ser como Deus) vindo a pecar?
O foco não está na decisão propriamente dita, mas na capacidade de decidir. Assim como temos influências externas e internas para o mal, temos influências externas e internas para o bem.
O Apóstolo Paulo diz de maneira clara: "O bem que quero fazer, esse não faço"... ora, como alguém terrivelmente mau e influenciado internamente pelo mal poderia desejar fazer o bem?
Na cabecinha abitolada e cauterizada dessa gente, quando Jesus pergunta: “Que queres que eu te faça?” (Lc 18.35-43), Jesus estava sendo mentiroso, hipócrita, manipulador, maquiavélico e trapaceiro; já que não há como conciliar a pergunta sincera de Jesus com a falta de livre-arbítrio humano, inclusive na alegoria de salvação em que está inserida.
Essa falácia ridícula só me leva a crer que os anjos pecaram por não terem livre-arbítrio. Assim como Adão que não teve livre-arbítrio por não ter resistido à árvore, e até mesmo o próprio Jesus que, não teve livre-arbítrio porque não poderia fazer outra coisa a não ser viver sendo Santo e morrer pelo decreto divino.
Pense nisso e cuidado com as heresias dos deterministas e fatalistas da calvinolândia.
Na liberdade dAquele que nos libertou, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Dizer que termos livre-arbítrio restringiria a Soberania de Deus é sugerir que Deus pode ser Soberano sobre tudo, exceto nos dar o livre-arbítrio - Isso, sim, seria uma verdadeira afronta à Soberania de Deus.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠”O Universo não quer:” livre arbítrio ou destino?

Inserida por FrancielleHartmann

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp