Limites Icami Tiba
Aos olhares rasos, a prepotência dos que extrapolam os limites da Liberdade de Expressão, por gozarem de prerrogativas ou poder econômico para arcar com eventuais consequências, se confunde com bravura.
... quanto
mais conscientes
dos nossos próprios limites,
mais acessíveis e expansivos
nos tornamos!
as palavras são como gaivotas, dão asas ao voo do sonho, espreguiçam-se nos meus ouvidos, derrubam os meus limites , recordam-me com doçura tudo aquilo que perdi.e, surpreendem-me com a esperança do que ainda me resta viver...
"As paredes ruem, o tempo acaba-se e as distâncias desfazem-se e desaparecem ao entrarmos na eternidade (…) e mergulhamos de imediato num grande mundo no qual não há limites terrenos.”
Cuidado: O que dizer sobre esta palavra que instiga tantos significados? Palavra que engessa e que acolhe, que oprime e acalenta. O cuidado com o corpo, o cuidado com as relações, o cuidado com o outro, nesta vida atribulada, repleta de desafios, stress, dificuldades, agressões, ultrajes e indignações. A vivência do dia a dia que dificulta o cuidado de si e consequentemente nos limita no cuidado com o outro. Como lidar com as cobranças internas, quando a mídia nos empurra o tempo todo para o caos e ao mesmo tempo incita a buscar a saúde, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, o cuidado com a família.
Nesta luta pela sobrevivência e vivência a capacidade de olhar para dentro, conhecer nossas limitações, defeitos, anseios, sonhos pode nos transformar. Quando aprendemos a nos reconhecer, passamos também a nos amar. E amando seremos capazes de aceitar o outro e conviver também com suas limitações, defeitos, anseios e respeitar seus sonhos.
Quiçá possamos trazer harmonia as nossas convivências, ainda que em muitos momentos elas exijam dureza nas ações e tomada de decisões, isso pode acontecer com doçura, leveza, gratidão e acolhimento. Somos seres capazes de pensar, refletir, transformar e principalmente amar. Façamos desta nossa capacidade algo a contribuir para nossa existência delicada e evitemos assim as agressões ao próprio corpo. Explosões, bloqueios e acúmulos se refletem em nosso organismo como reflexos daquilo que está além do suportável. Neste turbilhão de emoções e sentimentos, adoecemos. A vida merece mais que isso. Nos podemos ser mais que isso. Ame-se, ame e deixe ser amado. No final será somente isso que contará.
É muito gratificantes pensar que todas as nossas emoções e a nossa capacidade de raciocinar não foi imposta e independe de forças que estão fora de nosso alcance. Por isso, tudo aquilo que sentimos e pensamos foi criado unica e exclusivamente por nós mesmos, e assim temos a capacidade de modificar a qualquer momento aquilo que pensamos que somos e aquilo que sentimos.
Por isso, cabe unica e exclusivamente a cada um viver da maneira desejada, e pensar que tudo que está ao nosso redor foi feito por pessoas não mais espertas que a gente, e que limites, como o medo, são impostos por nós mesmos e muitas vezes são apenas uma ilusão.
Tudo em nossa vida tem limite, inclusive o amor que sentimos por algumas pessoas.
E nós só notamos que chegamos ao limite, quando esse amor tenta destruir a armadura que protege o amor que sentimos por nós mesmos.
Além do topo
Escalando aquela montanha, vivi cada passo, cada cansaço
Em vezes me joguei, me deitei e até chorei por razões e contradições, mas continuei
Sempre um pé à frente do outro, imaginando que nada mais poderia ser tão maravilhoso quanto a vista lá do alto
Sorri a cada tempestade, a qual inundava meu trajeto, otimizava-me em pensamentos de que nada mais era que a vida banhando-me a fim de aliviar meu cansaço
Valorizei cada flor, assim como, compreendi cada pedra, entendi a necessidade em aprender com as quedas
Então, batia mais forte minhas asas, ansiosa pelo pico, como borboleta pelo pólen, eu voava
E quando finalmente alcancei o topo, nenhum desgosto, era realmente maravilhoso, tanto quanto imaginado, era um quadro pintado
Em meu peito apenas um sentimento, de que nada poderia ser mais perfeito
Eis meu erro, impus limites ao ilimitado, determinei o clímax da minha felicidade, quanta ingenuidade
Além da magnifica vista, havia uma luz, doce e intensa, tão vibrante que ao tocar-me cegou-me ao ponto de não mais ver todo sacrifício vivido, e sim, apenas seus raios de emoções que estou sentindo.
Forçar algo que não existe, é abrir as portas do fracasso. Amor e amizade, tem que propor e não impor, ser leve.
