Lili Inventa o Mundo - Mario Quintana
Se eu pudesse mandava milhares de beijos junto às brisas, refrescando-te as memórias, ardendo-te o coração.
Fogo Mudo
Às vezes em silêncio
Provoca algazarras
Paródias de coragem
Miragens que são duendes
Tango toca ao reverso
Iras inconsoláveis
Pregões dos caixões
Toda nossa fome e sede
Mas outras vezes é
Somente o silêncio
A solidão é um carvalho
Num deserto sem oásis
Nave que não germina
Tristeza que goteja
Ao redor dos escombros
É um fogo mudo
PRA CUMEMUIÉ
- Pra cumemuié, uai.
Não fosse pelo microfone do repórter, poderia se dizer tratar-se de um filme bíblico. O sujeito estava todo coberto de lama, junto com mais trinta mil iguais a ele, escavando a terra lá em Serra Pelada. O documentário era antigo, é claro, mas passou na televisão outro dia. E o mineirinho ali, ao ser perguntado por que queria achar ouro e ficar rico, não pestanejou: pra cumemuié, uai. Claro. Que outro motivo ele teria? Só fiquei na dúvida se era para conquistar a sua mulher ou para transar com qualquer mulher. Provavelmente a segunda hipótese.
O Cacá Rosset já tinha esta teoria há muitos anos: tudo que o homem faz, tudo, é com um único objetivo: cumemuié. O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê? O sujeito quer ficar famoso pra quê? O indivíduo malha, faz exercícios pra quê? Mulher! Pode ser até a própria. Mas a verdade é que é a mulher o objetivo do homem. O pavão também é assim. Os animais são assim. Os bichos só pensam nisto. Já as bichas, pra cumeomi.
Fico imaginando aqueles ministros todos lá na posse e um dizendo para o outro, enquanto posam para fotografias: vai rolar muita mulher aqui no pedaço. O jogador quando faz o gol pensa a mesma coisa. O artista em close na novela, tem certeza. Aquele candidato a prefeito naquela cidadezinha. Para o que ele quer aquele pequeno poder?
As mulheres, antigamente, ficavam trancadas dentro de casa e se tratavam e ficavam bonitas apenas para os seus homens. Aí começaram a dar liberdade pras danadas e deu no que deu. O mundo ganhou vida, além da beleza, é claro.
Pode continuar a ler, minha querida, que as barbaridades vão parar por aqui. Pode parar de me achar machista, machão ou coisa parecida. Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você. Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira. Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente. Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar a outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo. Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.
Já dizia a velha frase que atrás de todo homem bem sucedido existe uma grande mulher. O dito está envelhecido. Hoje eu diria que na frente de todo homem bem sucedido existe uma grande mulher.
É você, mulher, quem impulsiona o mundo. É você quem tem o poder e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. É mesmo para você que vai o ouro extraído lá na lama. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem sucedida, ficou na frente de todos os homens.
E, se você que está lendo isto aqui, for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua, nas telenovelas. Só homens. Já pensou? Filmes só com homens? Romance sem uma Capitu ou uma Madame Bovary? Um casamento sem noiva? Um mundo sem cinturas e saboneteiras? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas.
Tá certo o mineirinho de Serra Pelada. Todo o ouro do mundo para as mulheres. E, aos homens, um abraço.
Não faço aquilo
que queres,
nem tão pouco
o que me pedes.
Faço somente
aquilo que,
ao meu ver,
é o que
tu precisas.
“Tão bom encontrar alguém que te vire e revire, te monte e desmonte, te invente e reinvente… Alguém que te faça rir de bobagens e que diga que o barulho da sua risada é perfeito. Tão bom encontrar um amor que faça bem à gente, que nos arranque lágrimas apenas de alegria e que faça a saudade valer a pena na hora de matá-la. Tão bom ter alguém que te comece, mas não te termine, que faça você pensar que sua vida começou apenas com a entrada dela na mesma; Alguém que te ature todos os dias, alguém que não só bagunce você, mas que ajude a limpar a bagunça toda para desarrumar tudo outra vez, alguém que faça todos os dias melhores. Haja sorte para encontrar alguém assim! Mas quem sabe, qualquer dia, eu esbarre com essa pessoa por aí e pense olhando nos olhos dela: Encontrei!”
Tenha cuidado com suas palavras, assim como certas palavras tem o poder de construir, outras usadas de forma incorreta tem o poder de destruir, seja no amor ou em qualquer área da sua vida.
Estávamos, estamos, estaremos,
às vezes em pedaços,
distantes,
às vezes,
até as pálpebras dos sonhos...
Mario Benedetti.
EU TENHO AMIGO
Eu tenho amigo cachaceiro,
amigo bagunceiro, amigo mentiroso.
Tenho amigo "tirado" a gostoso;
descarado, amigo pidão, chorão, safado.
Tenho amigo feio, bonito, simpático, legal.
Amigo de fé, para o que der e vier,
coligado, "corrente", parceiro, amigo brother:
praticamente um irmão.
Tenho amigo gay, homossexual, afeminado,
cabra macho, brigão, metido a "arretado".
Amigo o evangélico, católico, espírita,
budista, bruxos, ateus e cristãos.
Tenho amigo feiticeiro, macumbeiro,
mulambeiro, camelô, fofoqueiro e até motorista
Tenho amigo padeiro, vendedor... trabalhador.
Amigo preguiçoso, amigo tinhoso, amigo Doutor.
Tenho amigo poeta, cantor, escritor;
amigo psicanalista, artista, polícia...
tenho amigo também compositor.
Tenho amigos no Brasil, em todo lugar.
Amigo lá na PQP, mas é amigo
que posso com ele contar.
Amigo feliz, triste, depressivo;
amigo pra cima, cabisbaixo
ou amigo cheio de "grilos".
Tenho amigos radialistas, cinegrafistas,
apresentadores, professores... animador.
Amigo palhaço, formadores de opiniões,
políticos, trabalhadores rurais, ladrões, amigo cobrador.
Tem amigos que ainda vou fazer amizade,
amigos na terceira idade, amigos que sinto saudade,
que se foram, mas nunca deixaram de ser amigos de verdade.
Tenho tantos amigos e me sinto feliz.
Pois eles completam meu dia a dia,
trazem paz, abraços, trazem alegria,
coisas que de amigo podemos esperar,
também sou amigos para todas as horas,
por que a amizade nunca se deve acabar.
