Karl Marx e a Juventude
Deveremos então reclamar, em nome da tolerância, o direito de não tolerar os intolerantes.
A energia nuclear é uma maneira incrível de ferver água.
O tormento não me deixa escolha? Bem, eu escolho o tormento.
Considera-se a vida em instituições de trabalho não como um conjunto de funções e relacionamentos, mas como processos interativos para criar e racionalizar a ação coletiva.
Uma pequena vitória é um resultado implementado, concreto e completo de importância moderada. Por si só, uma pequena vitória pode parecer sem importância.
Os escritores são uma terceira força, que se põe entre governo e povo, entre a atividade dos políticos e o silêncio geral da população. Criam os escritores a linguagem que une toda a população. Essa terceira força, entretanto, só é significativa se for independente.
O poder dos escritores está na força de persuasão. Embora sejam frequentemente desconsiderados, em razão de sua impotência, são os escritores que dão vida às formas de representação e aos modos de pensamento. Tudo quanto fazem quiçá não passe de pregação no deserto, mas através dessa atividade se revelará talvez o que põe o mundo em movimento.
Não se sacrifique muito porque se você se sacrificar demais não terá nada mais que você possa dar e ninguém mais cuidará de você.
Inicialmente, em Atenas, a democracia foi uma tentativa de não deixar chegar ao poder déspotas, ditadores, tiranos. Esse aspecto era essencial. Não se tratava, pois de poder popular, mas de controlo popular. O critério decisivo da democracia é - e já era assim em Atenas - a possibilidade de votar contra pessoas, e não a possibilidade de votar a favor de pessoas. Foi o que se fez em Atenas com o ostracismo.
As perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas, e cada resposta transforma-se numa nova pergunta.
O amor iluminado pela razão filosófica, liga-se a uma confiança – inexplicável, sem objeto, intelectualmente incompreensível – no fundamento último das coisas.
