Justiça Vingança
Justiça de Deus
Os justos se regozijarão quando ele vir a vingança [de Deus]. - Salmo 58:10
John Wayne Gacy foi executado pelo Estado de Illinois por sequestrar, torturar e assassinar 33 jovens. Gacy era um homem mau, cruel e odioso, e confesso que estou feliz por ele não ser mais uma ameaça à sociedade.
Mas isso levanta questões difíceis em minha mente. Qual deve ser a atitude de um crente quando os iníquos são punidos? Devemos nos alegrar quando pessoas cruéis pagam pelo sofrimento que causaram?
Nós recebemos alguma ajuda no Salmo 58, onde Davi orou para que Deus executasse justiça nas pessoas más que se opunham a ele. "Quebre os dentes na boca", ele suplicou (v.6). “Deixe-os ser como. . . um natimorto ”(v.8). Essas são palavras fortes!
Mas uma observação importante deve ser feita aqui. Davi estava orando para que a justiça de Deus fosse executada contra os incorrigivelmente maus que, “como a naja surda”, ignoraram todas as tentativas de desviá-los de seu erro (vv.3-5).
Deus é um Deus de justiça. Sua santidade é afirmada quando molestadores de crianças, assassinos em massa e os defraudadores dos inocentes pagam por seus crimes.
Vamos nos alegrar que Deus não pode tolerar o mal. Mas vamos também nos alegrar que Deus é misericordioso. Através do sacrifício de Seu Filho, somos perdoados e a justiça de Deus é satisfeita.
Agora o mal prospera, a mentira reina,
e as trevas obscurecem a luz;
Mas nos alegramos em saber que Cristo
um dia corrigirá as coisas. —Sesper
"A vingança é minha, eu pagarei", diz o Senhor. - Romanos 12:19 David C. Egner
Jamais confunda vingança com justiça, a vingança é coisa do satanás, apenas a justiça é de Deus, ela anda devagar, mas nada segura seus passos.
A pessoa que se vinga faz isso porque acredita na ilusão de que a vingança traz paz e justiça. Isso é uma ilusão porque a pessoa que se vinga vive perturbada dado que ela de alguma forma fez algo condenável, pois nenhuma ação de vingança é lícita. Ela vive perturbada buscando a todo custo controlar a vida de quem ela se vingou para não ser descoberta, não ser denunciada, etc o que não é justo com a própria pessoa, considerando que para buscar controlar a vida do vingado ela deixa de cuidar da sua vida, muitas vezes até abrindo mão de seus sonhos.
Sem contar que o vingador se revela uma pessoa extremamente presunçosa e prepotente,visto que o livro tido por toda a humanidade como o mais verdadeiro a bíblia afirma categoricamente que a vingança pertence à Deus. O vingador acaba sendo mais humilhado do que o vingado, já que ele é destronado da sua arrogância pelo próprio Deus que não aceita dividir sua glória com ninguém!
A justiça não envolve raiva, nem rancor nem vingança.
Se envolvesse, estaria sujeita a oscilações humanas
Que ora decide ora desiste.
Certas vezes, está além da compreensão
E vocês ficam se perguntando: o que é justo ou não?
Fato é que quando acontece, acontece.
E não há algo ou alguém para impedir
Vem como um tsunami
Passa por cima do teu arrependimento
Pois, então, vigia agora, e não espera a hora
Porque ta pra acontecer a qualquer momento.
A justiça não é um instrumento de vingança privada, mas de solução de conflitos. Quem busca o Poder Judiciário, deve estar disposto a seguir as regras que o processo impõe às partes.
A vingança na verdade não é justiça, no entanto ela iguala as pessoas, pois torna a pessoa que se vinga tão igual a que lhe praticou o mal!
Não há justiça, se alguém não for vingado. Não há nada de errado em desejar uma vingança, desde que justa e na medida proporcional bem avaliada.
Ainda que admita a existência de vingança na justiça, jamais admitirei a existência de justiça na vingança!
A Diferença entre a Vingança e a Justiça,é qua a Vingança Nunca é Plena,pois Desonra a Alma e a Enfraquece,e a Justiça ao Contrária da Vingança é Justa e Branda.
Não deixe que a sede por vingança tome conta do seu coração. A justiça pertence somente a Deus e Ele sabe muito bem como agir a favor do seu povo.
A justiça que não respeita suas licitudes, não é justiça é vingança e decoro perante o povo!
Gutemberg Landi
21.06.2019
