Justiça
Dos seus poemas restaram-nos 154 versos e eles dividem-se em três partes.
A primeira é uma introdução onde ele coloca como chegou às suas revelações. O filósofo conta a sua viagem imaginária pela morada da deusa da justiça que o conduzirá ao coração da verdade. A deusa mostra a Parmênides o caminho da opinião que conduz à aparência e ao engano e o caminho da verdade que conduz à sabedoria do ser.
(de A filosofia de Parmênides)
Seres humanos devem ser avaliados pelos valores que expressam, não pelo credo, raça ou classe social.
A concepção de ética em Demócrito não tem relação com as suas concepções físicas. Para ele o mais nobre bem que o homem pode alcançar é a felicidade. Essa felicidade não está no possuir as coisas, na riqueza. A felicidade mora somente na alma. A justiça e a razão é que nos tornam felizes. Somente através da razão vamos conseguir superar o medo da morte. Os excessos perturbam a alma do homem pois geram nele movimentos muito fortes. Os excessos geram movimentos de um extremo ao outro criando a inconstância e o descontentamento no homem. A alegria espiritual não está ligada ao prazer que não é em si mesmo um bem. O que é realmente necessário vai vir do belo. Devemos respeitar a nós mesmos antes de qualquer coisa.
(de A filosofia de Demócrito)
Deus abençoa aquele que com amor dá, mas que não espera nada em troca. Pois mais vale o pouco com sabedoria e justiça do que o muito com ignorância e soberba.
..."Não se pode ter compaixão dos injustos, pois se assim o fizermos, estaremos condenando todos que morreram injustamente." ... Ricardo Fischer
É preciso a contínua manutenção dos nossos heróis. Mas antes disso, o contexto e definição de herói precisa mudar nesse país.
Da série " cada dia um pensamento": Saber perdoar é uma grande virtude, mas se você se defrontar com uma pessoa que, ao receber um tapa, oferece a outra face, fique atento. Ingênuos não sabem distinguir um amigo de um adversário e, mais cedo ou mais tarde, quando você precisar, verá que ela não estará do seu lado, pois, dispensará, a quem a afagou, o mesmo tratamento que recebe quem a fustigou.
Existem dois tipos de inocentes,os que não sabem o que fazem e os que nao fazem o errado.E existem dois tipos de Culpados,os que não sabem o que fazem e os que fazem o errado.O não saber nunca é o melhor caminho.
Não é mostrando as falhas das pessoas, que você mostra a sua bondade,é mostrando sua bondade, que as pessoas enxergam suas próprias falhas.
Assim como não adianta apontar a escuridão,para quem está no escuro, se antes você não mostrar sua própria luz.
Se Jesus quisesse, que o adorasse pelo poder que tem, de te colocar no céu ou no inferno, não abriria mão do trono,para lhe conquistar por amor.
O Juiz tem de ser como um jarro sem flores, e não como flores no jarro; como um mundo que recebe a luz do sol, e não como uma estrela que brilha para o mundo.
Nunca haverá revelação em um pensamento imposto, revelação é descoberta pessoal de alguma verdade, mesmo que pelo exterior se desperte é no interior que se afirma.
