Ser jornalista: frases que capturam o espírito da profissão
Jornalista é como vinho, a capacidade se mede pelo tempo. Porém, se é ruim quando novo, serve apenas para vinagre ou sagu.
Enquanto jornalistas contavam histórias sobre falta de água, casos de fome e investigavam as origens das tragédias, lá estava eu: pesquisando sobre cidades para passar a lua de mel, escrevendo sobre looks, Netflix e personagens de novela. Senti como se fosse um pássaro sobrevoando os escombros de um grande desastre. Imune à lama e ao sangue alheio, e presenciando o sofrimento de todos sem ajudar ninguém. Quando eu senti a necessidade de mergulhar… percebi que sou um jornalista, não um publicitário.
A imprensa hoje é um exército com armas cuidadosamente organizadas, os jornalistas seus oficiais, os leitores seus soldados. O leitor não sabe nem deve saber os propósitos para os quais é usado e o papel que deve desempenhar.
O jornalista deve estar aberto para todos, principalmente para aqueles que cujo a ideia você não concorda.
"Porquê há tantas notícias negativas na mídia?
Porque jornalista tem o dever de informar e não de ocultar."
Quem acha que o jornalista não merece uma boa remuneração quer ver seu país mergulhado na corrupção, na tirania e, secretamente, deseja a ditadura.
Alguns jornalistas só faltam babar em frente das câmeras, ou nas páginas de grandes jornais, quando falam, escrevem ou ouvem a palavra "Lula".
Os jornalistas podem e devem lutar pela objetividade, mas nenhum de nós pode escapar totalmente da nossa estrutura de preconceitos e crenças.
A obrigação de todo jornalista com o público é passar os fatos e a verdade
e não fazer sensacionalismo barato e manipular ou adulterar os fatos.
Visando uma visibilidade baseada na mentira para se autopromover.
Alguns dos "jornalistas brasileiros" são os piores.
Jornalista tem a obrigação do compromisso com a verdade. Jornalista que não tem, não passa de um publicitário.
