Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade
Em uma manjedoura
Um simples Deus menino.
Santa mãe descansa,
após dar à luz a esperança dos homens.
O pai embala o seu Natal vivo.
Santo Deus menino!
Céu cadente ao alcance das mãos.
Quando o verbo se fez poeta
a poesia virou sinônimo de Deus.
"Uau! Como o tempo voa, não?
Quando a gente para pra pensar... bum!
Daqui algumas semanas começa um novo ano.
O que haverá amanhã? Hummm... Quantos anos ainda virão?
Na verdade, isso não importa. Éééé... Não importa, não é mesmo?
O que eu quero te dizer, hoje, é que eu adorei te conhecer. Sei que nunca nos vimos pessoalmente, nunca nos falamos, quem sabe nunca nos olharemos diretamente nos olhos um do outro, nem apertaremos as mãos, mas é meu amigo (a) no Facebook, ainda que através das palavras digitalizadas temos uma amizade. (Quem diria que nós, quarentões e quarentonas, cinquentões e cinquentonas, sessentões e..., - hummm, cala-te, boooca, rs -, viveríamos para participar de tudo isso, hein?) E, pra mim, conhecer você, mesmo virtualmente, é como receber um lindo presente de Deus.
Que venha 2017, 2018, 2019...
Que venham juntos Sol e Lua, Terra e Mar.
Que venham também Igualdade, Prosperidade,
Humanidade e Paz!
Venha junto, amigo (a)?"
Dezembro, dia 25, comemora-se o nascimento do maior defensor dos direitos humanos de todos os tempos, mas os facistas daquela época o calaram, ou melhor, o mataram; e o povo, na ignorância, foi cúmplice disso.
Fiquei sabendo, por acaso, que já existe até skate elétrico. Não vejo a hora de inventarem um tênis elétrico tbm, provavelmente o meu terá uma bengala aclopada a ele.
Jesus, pra mim, deveria ser um termo utilizado para designar amor e respeito ao próximo. Tanta gente fala que "tem Jesus", mas não sente amor por nada, nem por ninguém, e mto menos respeito.
Que o brilho natalino mantenha nossos corações brilhantes e aqueça a alma até dos mais gélidos mortais. Feliz Natal!
Hoje é dia de celebrar a vida!
Dia de celebrar o Renascimento que ocorre em nossos corações todos os anos.
Hoje é dia de aumentar nossas esperanças e elevar nossos desejos para que os presentes sejam de paz, esperanças, Fé, luz, evolução, união e amor.
Não importa se você não acredita neste espírito natalino, o que importa é que você acredite no amor.
Que você se dê a chance de acreditar aos menos por um dia no amor daqueles que expressam este sentimento em forma de presentes.
Se você acha que o natal é comercial, por favor silencie sua mente e preencha o seu coração de amor incondicional e observe quantas pessoas passam o ano sem emprego e conseguem um temporário nesta época. Reflita sobre aquela criança que só ganha um presente ou come algo diferente em 365 dias, estes doados por alguém que entrou no clima natalino.
Não desperdice este tempo de amor, de espírito de elevação lamentando ou espalhando suas rabugices; aproveite para celebrar este momento propício para estar em paz, espalha aquilo que você tem de melhor em seu Ser; aproveite para, fazer uma prece àqueles que precisam, abraçar um amigo, uma família e quem sabe olhar nos olhos das pessoas e saber que por trás de cada olhar existe uma essência que se expressa de diferentes formas de amar.
Afinal somos todos diferentes... cada um com sua iris , cada um com seu DNA, cada um com sua impressão digital.
Sou grata aqueles que de alguma forma "iniciaram" o marco deste momento, seja ele feito de propagandas, ou de religiões... o que importa é que estas pessoas fizeram a diferença, assim como também podemos fazer.
Celebro o renascimento de Jesus, assim como celebro o meu, o seu e o nosso Renascimento.
Desejo que todos os nossos dias sejam sempre repletos de tudo aquilo que nos faz bem!
Um lindo dia de amor e celebração. Aproveite este momento para refletir e amar.
Um feliz espírito natalino com muita gratidão!
Giovana Barbosa
A sociedade é muito complexa e, sempre no sentido do aproveitar ao máximo os momentos, dentro de um pensamento de lucro, acaba se corrompendo. Eu não sou contra dar presentes e até dou com alegria, principalmente às minhas netas, mas, vejo em primeiro lugar o maior presente que posso dar, ou seja o amor, a compreensão, meu tempo e, mesmo não sendo mais politicamente correto, a correção quando necessária. Também sinto muito pieguismo em mensagens contra o consumismo e uma comemoração do verdadeiro Natal, mas que é algo efêmero, como o são para muitos as datas comemorativas dos dias das mães, pais, crianças e por aí vai.
O que para cada um de nós significa o Natal? É uma questão de foro íntimo, uma caminhada que não cabe a nenhum de nós um julgamento ou uma determinação conforme seu métron o caminho do próximo.
Que estes dias anteriores ao Natal, no próprio Natal e na continuidade do ano e no próximo ano, seja uma verdade em cada um de nós, a vontade de contribuir para um mundo melhor, dentro de suas convicções religiosas ou não. Todas as religiões e, em todas as culturas, sempre encontramos ensinamentos de como viver melhor na sociedade a qual pertencemos e, como podemos fazer a diferença.
Desejo a todos, um Santo e Feliz Natal, dentro de suas convicções e, que esse "nascimento" seja o desabrochar do amor, da caridade, da compreensão e da partilha.
Se você está lendo essa mensagem é sinal de que você está com vida se você está com vida é sinal de que
ainda há um propósito de Deus em sua vida... Sinta-se abraçado pelo espírito Santo de Deus nesta
noite natalina
Feliz Natal
E um próspero ano novo
Que o Espírito Natalino amoleça os corações endurecidos, que a bondade comece por dentro de cada um, por dentro das famílias.
#bysissym
Esse período deveria ser de alegria, festas, congratulações e solidariedade; algumas vezes me deixa decepcionado e chocado com tanta meninice no meio do povo de Deus.
Todo ano é a mesma ladainha, com discursões e postagens bobas, tolas, fúteis e sem embasamento histórico sobre se é pecado ou não comemorar o natal, se é ou não uma festa pagã.
Pelo amor de Deus gente! Será que estamos ficando burros ou paramos de lê a bíblia! Os magos comemoram (Mateus 2.11), os anjos e a milícia celestial comemoraram (Lucas 2.13), os pastores comemoraram (Lucas 2.20) e Simeão comemorou (Lucas 2.28-29); Ai vem outro diz: “Mas ninguém sabe a data exata que Jesus nasceu”, nem os magos sabiam, mas mesmo assim comemoraram fora de época e trouxeram presentes, mesmo não sendo o dia, pois quando os magos vão até Jesus, Ele já tinha por volta de um ano de idade (Mateus 2). Então, assim como os magos que comemoram fora de época, nos também podemos comemorar!!!
E quanto às fantasiosas histórias de origem pagã da arvore do papai Noel, das luzes etc... se você não tolera o paganismo e tudo que não tenha uma origem Judaico-cristã e quer continuar a ser um religioso imaturo raiz, então você vai ter que deixar de comer, vestir e usar muita coisa, por exemplo:
- Alianças de casamento, sua origem remonta ao antigo Egito;
- terno de origem francesa, do século XVIII, criado pelos alfaiates do Rei Luís XIV;
- A gravata tem um dos registros mais antigos dos egípcios, cujo amuleto chamado “Sangue de Isis” era feito de ouro ou cerâmica e tinha a forma de um cordão com nó, ele era colocado no pescoço das múmias e sua função era proteger dos perigos da eternidade;
- Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam para ela.
Eu oro para que a igreja amadureça e pare de dar ouvidos e importância a lendas, mitos, mentiras e teorias de conspirações.
Feliz Natal, Marcelo Rissma.
Eis que o Senhor nos enviou Aquele que nasceu para salvar e iluminar, Jesus Cristo!
Celebremos todo dia o Natal e renovemos sempre nossas esperanças.
Luz do Mundo. Amor mais profundo. Mãos estendidas. Palavra amiga. Esperança que renova meus sonhos no porvir. Jesus, seja sempre amor florescendo em mim e que mesmo pequenina, eu seja luz bonita á espalhar as sementinhas do Teu Amor. Que germine. Que multiplique. Que eu seja amor por onde eu for. Que a cada passo, tu estejas ao meu lado. Conduz meus caminhos, eleva meus pensamentos, enleve meus sentimentos para que eu seja um dia, reflexo da tua bondade e misericórdia. Jesus, o Amor que renasce em nós todos os dias, não importa se há cinza no céu quando faz sol no nosso coração. ✨☀️✨
Feliz Festas
Que este novo ciclo seja doce, mas também consciente,
que sua leveza carrega a força de quem confirma
o próprio lugar no tecido da vida.
Que ao olhar para dentro, você encontra o vasto:
os rios que correm no seu peito,
as florestas que habitam seu silêncio,
e as sensações que esperam sua coragem para germinar.
Somos todos parte da mesma terra,
somos os pés que pisam e as mãos que cuidam,
o fogo que transforma e a água que renova.
Que podemos lembrar que, ao cuidar do mundo,
cuidamos de nós mesmos.
E que, ao final de cada dia,
você celebre a grandeza de ser quem é,
e se permita caminhar com ternura,
sabendo que é em cada gesto
que o amanhã começa a florescer.
Feliz novo ciclo!
São milhares de estrelas no céu
Todas elas compõem o universo
Você é uma das grandes estrelas
E que faz da vida todo o sentido
Chegou no momento certo
E brilhou novos caminhos
Continua ter o significado
O que brilha e diferencia
É isso que se chama amizade
Juntas e sempre bem unidas
E no iluminar umas às outras
Formam tudo o que é preciso
NASCIMENTO DE JESUS
José e Maria, não encontrando lugar na hospedaria, resolveram passar a noite em um estábulo que havia no caminho que os levaria para o recenseamento obrigatório em Belém. Eles tinham deixado Nazaré, onde residiam, poucos dias antes. Mas, Maria, grávida de Jesus, sentiu as dores do parto, e, ali mesmo, deu à luz a Jesus, "envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura" (Lucas 2.7).
Naquele momento, uma grande estrela, como um cometa, apareceu no céu, junto ao horizonte. Ela noticiava o nascimento de Jesus e, ao mesmo tempo, mostrava o caminho a seguir pelos 03 (três) reis magos que viajaram do oriente para visitá-los e entregar-lhes presentes.
Os animais da redondeza e alguns pastores se aproximaram e fizeram parte do lindo presépio então instalado. Ali ficaram alguns dias e, logo depois da visita dos reis magos e de muitas pessoas, se dirigiram a Belém, passando a anunciarem a Boa Nova.
Os Reis Magos
Os magos viram no oriente a estrela que lhes anunciou o nascimento de Jesus, mostrando-lhes a direção da então Judéia.
Os magos se dirigiram a Jerusalém e quando chegaram, diziam:
_ Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, convocou todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo e eles lhe disseram:
_ Em Belém de Judéia, porque assim está escrito pelo profeta.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera e, enviando-os a Belém, disse:
_ Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
Os magos foram em direção a Belém e viram, novamente, a estrela que lhes anunciou o nascimento de Jesus, no oriente, e se regozijaram muito, com grande alegria.
A estrela ia adiante dos magos, mostrando-lhes o caminho, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino Jesus.
Entrando na casa, acharam o menino Jesus com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram, abriram os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Antes de deixarem o local, por divina revelação em sonhos, foram avisados para que não voltassem para junto de Herodes, então, partiram para sua terra por outro caminho.
Quando os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos e disse:
_ Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
José, Maria e Jesus, na mesma noite, foram para o Egito.
Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos, porém, Jesus já havia partido.
Assim que o rei Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito e disse:
_ Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
José, então se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.
José, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá e, avisado em sonhos, por divina revelação, foi para a Galiléia, passando a habitar na cidade de Nazaré, para que também se cumprisse o que fora dito pelos profetas:
_ Ele será chamado Nazareno.
De acordo com outros relatos da Bíblia e textos apócrifos da época, os nomes e significados dos Reis Magos eram: Gaspar - “aquele que vai inspecionar”, Melchior - “Meu Rei é Luz”, e Baltasar - “Deus manifesta o Rei”.
No tratado “Excerpta et Colletanea”, São Beda, o Venerável (673-735), Doutor da Igreja e monge beneditino, assim relatou a respeito dos Reis Magos:
“Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.
(Texto, até "Nazareno", foi adaptado do relato de São Mateus, cap. 2
- Relacionados
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- Pensamentos de Natal para refletir e celebrar esta época de luz
- Mensagens de Natal para o dia 25 de dezembro ser ainda mais especial
- Frases bonitas de Natal chegando que celebram a sua magia
- 52 frases de Natal engraçadas que garantem boas risadas 🎅🤣
- Textos de Natal para família que refletem sobre a data
