Jardineiro
Cuide de sua Alma
assim, tanto quanto
um jardineiro
que rega suas flores
e nem percebe
que está chovendo;
como a mãe
que abraça o filho
que tem medo
de tempestade;
como pássaro que
alça voo,
mas não se perde
do ninho.
Cuide de sua Alma
para que ela seja fonte
de Luz e ilumine
seu caminho,
caso a escuridão se aproxime;
cuide de sua Alma dando-lhe asas,
pois se a vida lhe apresentar
um abismo,
você poderá voar!
19/11/2015
Sobre levar a vida com leveza
Era uma vez a filha de um jardineiro que vivia se queixando da vida e do quanto era difícil seguir em frente. Ela estava cansada de lutar é já não tinha mais ânimo para nada; quando um problema era resolvido, um novo aparecia e isso a fazia se sentir derrotada. O jardineiro pediu a sua filha para se aproximar da cozinha e se sentar. Então, ele encheu três recipientes com água e colocou no fogo. Quando a água começou a ferver, colocou uma cenoura em um dos recipientes, um ovo no outro, e no terceiro alguns grãos de café. Deixou ferver sem dizer uma palavra enquanto a sua filha esperava impacientemente sem entender o que o pai estava fazendo. Cerca de vinte minutos depois ele apagou o fogo: tirou as cenouras da água e colocou em uma tigela, colocou os ovos em um prato e por último coou o café. Ele olhou para a filha e perguntou: “O que você vê”? “Cenoura, ovo e café”, foi a resposta dela. O pai pediu que ela chegasse mais perto e tocasse a cenoura; ela obedeceu e percebeu que as cenouras estavam macias. Em seguida, pediu que ela quebrasse o ovo; ela tirou a casca e percebeu que o ovo estava duro. Por último, pediu que ela tomasse um gole de café. Ela experimentou, sorriu enquanto provava o seu doce aroma e perguntou humildemente: “O que significa isto papai”? O jardineiro então explicou que os três tinham enfrentado a mesma adversidade: a água fervente. A cenoura entrou na água forte e firme, mas depois de passar pela água fervente se tornou fraca, fácil de desmanchar. O ovo era frágil, mas a sua casca fina protegeu o seu líquido interior; depois de passar pela água fervente ele havia endurecido. Já o café, depois de passar pela água fervente, havia transformado a água. “Qual deles você é”? “Ele perguntou a sua filha”. Quando a adversidade bate à sua porta, como você reage? Você é como a cenoura que parece forte, mas diante da dor e da adversidade se torna frágil e perde a sua força? Você é como um ovo que tem um coração e um espírito maleáveis, mas depois de uma morte, separação ou demissão, você se torna duro e rígido? O exterior continua o mesmo, mas como você se transformou por dentro? Ou você é como o café? O café mudou a água, que era algo que lhe causava dor. Quando a água ferve, o café atinge o seu melhor sabor. Se você é como o grão de café, quando as coisas pioram, você reage e transforma para a melhor as coisas ao seu redor. E você, com qual se identifica?
Comparo o ser mulher ao ofício do jardineiro
que prepara a terra,
que remove pedras e ervas daninhas,
que aduba,
que lança a semente...
e espera...
que molha a terra...
que espera...
e que na espera, canta...
sem pressa,
que com amor cuida,
e que se alegra com o jardim florido...
Assim, me vejo caminhando pela vida...
às vezes preparando, as vezes semeando, esperando, cuidando, protegendo, colhendo e me deliciando com o resultado do trabalho...
Muitas vezes me frustrando, replantando ...recomeçando....nunca desistindo de cultivar e esperar pela beleza das flores...
A felicidade murcha como as flores; entretanto, assim como o bom jardineiro sempre tem a seu alcance outras para substituí-las, quem possui conhecimentos pode, também, substituir constantemente os motivos que dão permanência à felicidade na vida.
Entre as flores, és a mais bela, queria ser eu, um jardineiro para mante-la sempre bela ou quem sabe um simples espinho, pois espinho protege e nunca machuca a flor.
As vezes me sinto como um jardineiro zeloso, que se entristeceu ao vêr as folhas de sua árvore preferida serem levadas pelo vento, e passa o tempo tentando recolhe-las na ilusão de lhes trazer a vida outra vez...
“Viva e conviva com as pessoas como o jardineiro que não esquece de regar e adubar cada planta. Deixe a luz do sol aquecer seus dias, não viva na escuridão! A melhor maneira para ter iluminação é viver bem com todas as pessoas, aprecie a arte de viver e conviver com o seu semelhante. Somos todos da família de Deus. Pertença à família divina!”
MUITO ALÉM DE UM JARDIM.
Todos os dias um jardineiro passava por uma estrada cheia de flores, parecendo um jardim. No entanto o jardineiro não se importava muito com aquelas flores à beira da estrada.
Muitas delas murcharam e morreram.
Mas quando ele chegava ao trabalho pelo qual era pago para fazer, ele as tratava com muito amor e carinho.
Acontece que certo dia o dono do jardim foi buscá-lo em sua casa, no caminho ele olhou para aquelas flores ressecadas e murchas.
Curioso perguntou ao jardineiro. Porque você deixaste morrer as flores que fazem parte do seu caminho?. O jardineiro ficou assustado sem saber o que responder ao patrão.
Com a voz trêmula disse patrão elas não fazem parte do meu trabalho, não tenho obrigação cuidar delas
O patrão respondeu: "Como você pode dizer isso? Essas flores não fazem parte do seu trabalho, mas fazem parte do seu caminho.
Todos os dias você passa por essa estrada então por que não cuidou delas?", Disse o patrão ao jardineiro. "
Você está demitido, você só faz aquilo que te pagam para fazer, é quem só faz aquilo está sendo pago para fazer, não está preparado para cuidar das coisas que que está ao seu redor, principalmente das minhas flores.
"Você cuida do meu jardim, sabe que as flores merecem muito cuidado, é você deixou essas flores morrerem só porque não encontrou alguém que te pagar para cuidar delas." O jardineiro ficou calado baixou a cabeça, não teve palavras para responder o questionamento do patrão.
Moral da história.
Será que estamos preparado para cuidar das flores que surgem todos os dias em nosso caminho?
Será que estamos cuidando delas sem esperar ganhar nada em troca? Cuidar do nosso trabalho é muito importante, mas também é muito importante cuidar do caminho que nos leva até ele.
Muitas vezes fazemos como jardineiro, não se importamos com quem não se importa conosco, é acabamos deixando morrer as flores que todos os dias cruzamos em nosso caminho.
Devemos seguir o exemplo do patrão. Visitar sempre a morada dos outros, é observar o caminho que ele faz todos os dias para chegar aos seus objetivos.
Muitas flores murcharam pelas estradas que passei por que não reguei como deveria reguar.
É importante fazer a diferença por onde passamos ate por que nunca saberemos quando o patrão virá até a nossa morada, e se um dia ele vier não corremos risco de ser pego de surpresa.
Regue as flores que estão a beira do seu caminho, não importa de quem seja o jardim.
Eraldo silva.
JESUS CONFUNDIDO COM O JARDINEIRO : Em todos os nossos momentos existem __jardins __. Afinal, o Reino dos Céus está dentro de cada homem; e é preciso JESUS para desenvolvê-los !... "
Quando estiveres triste com um amigo, faça como o jardineiro faz com a roseira, conversando, vá cortando alguns galhos fracos, arrancando as flores murchas e logo verás esta amizade linda, forte e florida.
Ser como uma flor, na vida, é cumprir o desígnio do Grande Jardineiro e espalhar entre todos os homens os Perfumes do Amor.
Jardineiro...
Certa vez em meu jardim,
uma linda rosa plantei.
A ela todos os dias me dediquei,
Reguei com muito amor;
Adubei com todo meu carinho,
Escorei seu caule
Com muita dedicação...
Para que ela crescesse e não envergasse
A protegi dos ventos fortes e das tempestades
Para que não perdesse seu lindo e frágil botão.
A ela todo meu amor entreguei,
Ela então floresceu...
Um pouco de alegria me deu,
Mas se apaixonou por sua própria beleza
Murchou, suas pétalas caíram no chão
Seu caule secou e seus espinhos
Em meu coração antes de morrer ela cravejou.
Hoje em meu jardim outras rosas brotaram
Por um ou dois dias, seu perfume me alegraram
Mas aprendi a não mais me apegar as rosas;
Tão pouco as flores;
Pois são amores de estação;
Na primavera te encantam e te seduzem...
No outono elas secam,
No inverno morrem...
E no verão,
nosso jardim da vida
torna-se sertão!
AS ROSAS E O JARDINEIRO
Quando amanhecer um perfume suave exala.
São lindas rosa que acordam de um longo adormecer.
Alegres brotos ,alegres pétalas, enfeitam o jardim.
Mas de toda as coisa, a melhor é a chegada do jardineiro.
As rosas suspiram, se agitam.
Já sabem que em suas mãos vem o supra-sumo de suas vidas.
Com carinho e gentileza ele remove a terra, afasta as rosas que se empurram.
O jardim já é bonito, mas as suas mãos deixam mas belíssimo.
O jardineiro também esta alegre, as rosas estimulam sua vida.
A brisa da manha afaga os brotos e o rosto do jardineiro.
O amanhecer é calmo e vagaroso, sem pressa, o dia vai passando
O jardineiro ama o que faz, as rosa sentem este amor, em forma de gratidão ,exalam um grande perfume pelo jardim. O trabalho chega ao fim, mas as rosas não estão tristes, sabem que o jardineiro votará.....
O poeta é um jardineiro. Mas ao invés de flores cultiva palavras. Sabe que a dor de amor é fecunda e dela pode nascer lindos versos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp