Jardim das Borboletas Vinicius de Moraes

Cerca de 127577 frases e pensamentos: Jardim das Borboletas Vinicius de Moraes

Imaginação é a única arma na guerra contra a realidade.

Benjamin de Casseres

Nota: Trecho adaptado de pensamento que costuma ser erroneamente atribuído a Lewis Carroll, C. S. Lewis e Jules de Gaultier.

...Mais

Onde está a verdadeira amizade, aí está o mesmo querer e o mesmo não querer, tanto mais agradável, quanto mais sincero.
(Ubi talis est amicitia, ibi profecto est idem velle et idem nolle, tanto utique dulcius, quanto sincerius.)

Santo Elredo de Rievaulx
De spirituali amicitia (1167).

Nota: O pensamento também é atribuído a São Tomás de Aquino.

...Mais

"Desdenhando a fortuna e abrandir sua espada fumegante em sua sanha sangrenta."

Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável, ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável!

Não sou perfeito, estou ainda sendo feito e por ter muito defeito, vivo em constante construção (⁠Lamento dos Imperfeitos)

Fala-se muito na crueldade e na bruteza do homem medievo. Mas o homem moderno será melhor?

Em todas as lágrimas há uma esperança.

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.

Paulo de Tarso
Bíblia Sagrada. Romanos 12:2

Nota: Trecho de Romanos 12:2. Tradução de João Ferreira de Almeida (Atualizada)

...Mais

Revolução sem dança não vale a pena!

Brasileiro não entende a diferença entre feiúra e beleza. Só entre miséria e luxo.

Você é o espectador de si mesmo.

Pessoas frias e calculistas não têm um pingo de compaixão.

Toda mulher é um mistério a ser desvendado, mas uma mulher nada esconde, de um amante verdadeiro.

Nossa maior luta é não querer entender que tudo depende de nós.

E criei pra mim uma rotina de paz, e deixei de admirar muita gente e a apreciar outras. E vivi muita solidão, muita solitude, muito aconchego também.

Não grite sua dor aos quatro ventos, procure ajuda. Não exponha demais suas mazelas, respeite seu luto e o silêncio que vem junto. A vida é cíclica e tudo faz sentido, mesmo que demore muito. E não deixe nunca de confiar no seu poder de superação: é a maior dádiva que a Vida nos deu. A melhor fase ainda virá, acredite. Fale do seu íntimo com as pessoas certas e não banalize sua “esquizofrenia”: ninguém precisa acordar e ir dormir com o mesmo humor. E se achar que está enlouquecendo, experimente a loucura, pode até ser divertido. O tédio do mundo está na falta de cor das pessoas aparentemente “normais”, mas ele também precisa delas para funcionar. Ninguém é tão feliz o tempo todo e a vida não é linear assim: cinismo é diferente de otimismo. Seja alguém de verdade. E se deixe tocar pelas coisas que se comunicam com você lá dentro. Se não encontrar amparo do outro, dê-se. Não queira que sintam pena de você: não sentimos pena de quem admiramos. Reflita, reflita, agasalhe-se de bons pensamentos, funciona em algum momento.

O Amor Bate na Aorta

Cantiga de amor sem eira
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,
o amor, seja como for,
é o amor.

Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.

O amor bate na porta
o amor bate na aorta,
fui abrir e me constipei.
Cardíaco e melancólico,
o amor ronca na horta
entre pés de laranjeira
entre uvas meio verdes
e desejos já maduros.

Entre uvas meio verdes,
meu amor, não te atormentes.
Certos ácidos adoçam
a boca murcha dos velhos
e quando os dentes não mordem
e quando os braços não prendem
o amor faz uma cócega
o amor desenha uma curva
propõe uma geometria.

Amor é bicho instruído.

Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que corre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem,
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã.

Daqui estou vendo o amor
irritado, desapontado,
mas também vejo outras coisas:
vejo beijos que se beijam
ouço mãos que se conversam
e que viajam sem mapa.
Vejo muitas outras coisas
que não ouso compreender...

Quem nasceu com a sensibilidade exacerbada sabe quão difícil é engolir a vida. Porque tudo, absolutamente tudo devora a gente. Inteira.

O amor é o desejo de eternidade do ser amado.

O destino é uma dádiva. Alguns passam suas vidas inteiras vendo a existência como um desespero silencioso. Nunca sabendo a verdade, que aquilo que parece ser um fardo nos nossos ombros é, na realidade, um sentido de propósito que nos eleva a novas alturas.
Nunca se esqueça que o medo é apenas o precursor do valor, que se esforçar e triunfar perante o medo é o que significa ser um herói.