Jamais
Jamais alguém me matará por escárnio ou indiferença.
A presa, tem armas mais poderosas que o caçador e no final vence a verdade.
(IN) SOSSEGO
Vá,
Sossegai
Agora e já...
Dormi muito
Muito,
Sem acordares jamais
Ó Parca terror dos mortais!
Parca das três Parcas fatais
Se já tendes vosso bicho roedor
Dentro de mim
Dilacerando-me as carnes em furor
Que quereis vós, afinal, em fim!?...
Para quê, ó Parcas porcas da má sorte
Não vos basta já o vosso nome de Morte
Porque me quereis tanto assim!?...
Se tendes tudo já de mim, em vida
Porquê desejar-me tanto a morte!?...
(Carlos De Castro, em Sonhos Lindos, Argoncilhe, 15-06-2022)
Se houvesse amizade no mundo, jamais os céus seriam feridos, os mares tolhidos e o pão da terra bombardeado.
Os peixes, bailariam com os gatos e os ratos, em danças de alegre simbiose e as montanhas deixariam de parir ilusões.
Enquanto o cerne da génese do ser humano não for cientificamente modificado, jamais deixará de existir o erro, a devassidão e o crime, à face da Terra.
REFEIÇÃO
Jamais te convidaria...
Por certo, estás habituado
A comeres mais fartos,
Feitos com amores
E sabores
De repastos
Em outras mesas
De mais certezas
Que a minha, que se vai
E esvai em lavagens porcinas
Feitas comeres
Sem temperos e saberes
Por gentes sem disciplinas.
E neste comer só de olho,
Há quem só coma restolho
Que nos deixam abandonados
Como dejetos de cães votados
Ao desprezo
Em mesas tristes, já fadadas
Para servir ração a um preso.
Sinais puros de vinganças
Todavia, sem esperanças...
Porque eu sou pedra
Sou esta dura vida,
Sofrida,
Senhor,
Que és o tutor
Dos meus atos.
Aqui, comem melhor os gatos.
Muito gostaria,
Mas pelos factos,
Jamais te convidaria.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 28-03-2023)
Uma mão que lava a outra desde a sua honestidade, nunca terá tempo e jamais se vai encher de preconceito, pra pegar numa arma, e ferir á seu irmão.❤️🏳️
— Vidas humanas, IMPORTAM.
Sentir o que sempre quis sentir, paz
Entrar onde jamais pode esperar
Sentar na janela e ver o sol brilhar
Sussurrar para o grande infinito ouvir
Enquanto o olhos puderem ver
Ter o prazer de poder colher
Amizade como uma flor, florescer
Enquanto ver um sorriso escapar
Um sopro de esperança vivenciar
Muitos dias serão de compensar
Jamais pense que chegou ao fim da estrada da sua vida. Mantenha sempre a esperança e a fé absoluta em Deus. Ele pode realizar maravilhas em você, pois para Deus não existe o impossível.
O lavrador que planta arroz colhe arroz, pelo menos em dobro e jamais colherá outro cereal.
A pessoa que planta maldade colhe maldade, pelo menos em dobro e jamais colherá o bem ou qualquer outra virtude.
Esta é uma lei universal.
Portanto, devemos sempre praticar o bem e desejar o bem para outras pessoas, jamais o mal. Assim agindo, certamente que nossa colheita de virtudes será farta e estaremos evoluindo para alcançar a perfeição desejada por Deus.
Não perca jamais o respeito por si próprio, nem fique muito à vontade consigo mesmo quando estiver sozinho. Deixe que a sua integridade seja o seu próprio modelo de retidão, e confie mais na severidade do seu próprio julgamento do que em todos os preceitos externos. Abandone a conduta indecorosa, mais pelo respeito à sua própria virtude do que à censura da autoridade externa. Respeite-se, e não precisará do tutor imaginário de Sêneca.
Jamais devemos tratar de modo implacável os que foram vencidos, estigmatizando-os como vilões da história, mas com a condescendência que merecem seres humanos que com as cicatrizes inerentes dos embates, sempre têm algo a nos ensinar
Jamais desejarei julgar, somente anseio que não ajam tergiversações. Mas ainda que julguem que estou julgando, ainda sim espero estar isentado de culpa perante a minha consciência e diante da Palavra de Deus
