Italo
Toda mulher é igual,
só muda a posição e o local de tirar fotos...
Más o pezinho é igual modo bailarina pisando em caco de vidro.
Somente a alta cultura pode ampliar o seu horizonte de referências - e somente um horizonte de referências ampliado pode torná-lo uma pessoa sociável, que convive bem com os outros.
A única chance de você ser estável neste mundo é tendo ao lado uma alma com a qual você se compromete verdadeiramente "até que a morte os separe".
Se a sua segurança está na velocidade e na correria sem pausa, pode apostar que cedo ou tarde sem remédio você não fica.
Do entrelaçamento de linhas contrárias nasce a trama da vida concreta. Viver é a arte de articular, com inteligência, aquilo que só aparentemente se opõe.
Sua religião é mesmo religião? Se você espera a recompensa na vida eterna, você tem religião. Se você espera recompensas nesta vida, você tem superstição diabólica.
O verdadeiro intelectual não está preocupado em vencer o debate, triunfar sobre o adversário e fazer sua opnião perdurar: ele quer mais é que a verdade vença, triunfe e perdure.
Se a sua profissão é desmerecer os outros e falar que tudo é fácil, sem nunca ter feito coisa nenhuma, seu nome é "vagabundo".
Não se contente com a porcariazinha que você é. Você tem de olhar e dizer assim: "O outro não é obrigado a me amar, mas eu sou obrigado a amar o outro". Amar o outro de fato é ter parado com essa palhaçada de ficar olhando para si próprio.
Uma vez que você tenha posto o seu "eu" de um lado e suas expectativas de outro, algo há de lhe ficar mais claro: na maior parte das vezes, não somos dignos de que as pessoas fiquem falando bem de nós. Não merecemos os confetes que tanto almejamos.
Nas ocasiões em que surge entre os cônjuges uma disputa de poder, não há outra solução: um dos dois terá de ceder. Essa é a hora de parar e avaliar: o que está no fundo da disputa? É vaidade, é medo de ser humilhado, é um capricho? Aquele que cede, não perde autoridade - muito pelo contrário. Quem cede está criando uma possibilidade de ação para o outro. A autoridade surge quando a caridade entra em ação. Não se trata de ceder por medo. Cede-se por amor.
Por que não articular em vez de desagregar? Por que não podemos começar a construir em nossa cabeça, coração e espírito este ímpeto articulador, que busca agregar? A mentalidade desagregadora cria fracos e pusilânimes; a inversa, que tudo busca articular, personalidades fortes e sólidas, que se sentem seguras no mundo e não se deixam apavorar por tudo na vida.
“Ah, mas aí eu vou me sentir usado". Vem cá: para que se faz um sabonete? Para ser gasto, até o fim. Essa é a vida do homem. Nós somos vela de queimar no altar para iluminar a vida dos outros. Temos de nos desfazer na água quente para perfumar os demais. Somos todos sabonete e vela. Para que conservar essa vidinha medíocre? Só servimos para alguma coisa se formos úteis.
Quando só planejamos, estamos confortavelmente encastelados em nossa própria cabeça. Planejar é maximamente confortável. E fazer um carinhozinho no próprio ego e nas próprias idéias, em vez de levá-las ao campo de batalha e pô-las à prova da realidade. O que acontece quando você tira o planejamento da cabeça e o coloca na realidade do mundo? Necessariamente, expõe-se a incômodos e riscos.
Não aposte no medo, nas dificuldades. Estes só farão com que você queira construir um murinho ao seu redor. Só que muro serve para ser derrubado. Se você constrói um muro na sua casa, é porque existe alguém mais forte que ali pode entrar. Todas as cidades que construíram muros foram destruídas, porque uma hora o inimigo fica mais forte. Entregar-se ao medo e construir um muro só faz estimular o outro a ficar mais forte que você.
- Relacionados
- Frases de Italo Calvino
