Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza 😉

Conhecimento e ignorĂąncia sĂŁo os dois lados da mesma moeda, mas o real valor dela Ă© o que importa. A moeda nĂŁo tem um valor prĂłprio se nĂŁo o que damos a ela; por isso que o conhecimento e a ignorĂąncia ocasionam o bem e o mal, e nĂŁo sĂŁo.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Tudo que vem do conhecimento humano estĂĄ implĂ­cito na ignorĂąncia humana.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

O Ășnico alimento do homem sĂĄbio Ă© o pensamento, pois atĂ© o mesmo Ă© cansativo.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Mais fĂĄcil um sĂĄbio se achar louco pelo conhecimento do que sĂŁo; pois o mesmo sabe que nĂŁo se enquadra na realidade.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Até um homem ignorante pode ser portador de muitas verdades; só que o mesmo ignora.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Sim, nossa compreensão é limitada. Mas só ao ponto que ocorre a evolução.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Onde hå retrocesso na mente, hå evolução na sociedade. Pois a mesma vive de ilusão.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Não escrevo para dar significado; escrevo para ter interpretaçÔes.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

O Ășnico e real debate ocorre consigo mesmo.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Um aluno nunca questiona seu mestre, pois o mesmo lhe ensina o que Ă© questionĂĄvel. Mas o mesmo serĂĄ questionĂĄvel quando o aluno virar o mestre.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Em meio a tanta sabedoria, a ignorùncia é um parque de diversÔes.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Dizer sem compreender Ă© ignorar o que dizemos.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

NĂŁo se pode encontrar Deus pela razĂŁo, pois a mesma se limita ao Universo.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Queres uma prova de que a escola Ă© ruim para o humano? Olhe para o mundo. VerĂĄs um oceano.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Tentar Ă© o mĂĄximo que podemos quando nĂŁo sabemos nada.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Conhecimentos fazem o homem sĂĄbio; verdades fazem o homem inteligente, e crenças fazem o homem estĂșpido.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Bem & Mal

Sabe, a nossa percepção de bem e mal Ă© relativa ao conhecimento e a ignorĂąncia. Afinal, quanto maior o conhecimento do indivĂ­duo, maior a bondade que o mesmo poderĂĄ gerar. De mesmo modo, quanto maior a ignorĂąncia de um Ser, maior o mal que o mesmo possa gerar. E aqui temos a consciĂȘncia de que o bem e o mal sĂŁo meras percepçÔes, mas o que a geram sĂŁo o conhecimento e a ignorĂąncia.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Humanidade

NĂłs humanos, seres racionais (nem tanto), fizemos muitas coisas ao longo de nossa existĂȘncia.
Como “inventar” a Astronomia, a Matemática, a Linguagem e etc...
Mas parece que ainda não aprendemos uma coisa, que aliás, já fizemos de certa forma, “parte”. Não aprendemos a — pensar. Temos tantos e tantos conhecimentos, tantas e tantas pessoas inteligentes, mas nem parece que existem; o que adianta ter conhecimento e priva-lo para o resto do mundo? O que adianta ser inteligente e não ter atitudes inteligentes?
Como uma Sociedade, “EvoluĂ­da”, consegue ser tĂŁo irracional? NĂłs engatinhamos pelo pĂąntano, caminhamos sobre pedras, corremos sobre a ĂĄgua; mas do que adiantou? Do que adianta sem nem mesmo saber o mĂ­nimo do mĂ­nimo? “Pensar” Ă© o que precisamos — PENSAR.
Atualmente, sĂ©culo XXI, estamos no Capitalismo; que aliĂĄs, nĂŁo parece um modelo econĂŽmico muito bom. O que o Capitalismo nos possibilitou? Ah! Essa Ă© fĂĄcil! Nos possibilitou: termos propriedades, “poder” e meios de produção para evolução da humanidade. SĂł tem um, porĂ©m, a humidade estĂĄ dando valor ao fĂ­sico, ao material; nĂŁo ao “espiritual”, nĂŁo ao que hĂĄ dentro de nĂłs mesmos. EntĂŁo do que adianta? Temos poder de compra, uma casa, um celular, um computador; mas aonde se encontra nosso cĂ©rebro? NĂŁo sabemos pensar, refletir, aprender, ensinar; nĂŁo sabemos. Nossa curiosidade estĂĄ se extinguindo desde o nascimento; e isso Ă© bom? Talvez para os que acham que o “dinheiro” tem poder. Por que, ao meu ver, o dinheiro Ă© sĂł papel; com valor Ășnico determinado pelo nosso pensamento. NĂłs determinamos o que Ă© valioso; sĂł que nĂŁo funciona assim. Tudo neste mundo Ă© valioso; desde um grĂŁo de areia ao carvĂŁo. Uma pergunta para vocĂȘs: como Ă© possĂ­vel dar valor (preço) ao que nĂŁo tem valor intrĂ­nseco? Simplesmente nĂŁo tem como. O que faz o nosso Sol ter significado? Nada.
Mas o que seríamos sem o nosso Sol? Nada. Nós damos este significado; NÓS!

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Bem & Mal, real ou percepção?

Nós, seres humanos, sempre tentamos questionar o que é o mal, tanto quanto o bem; mas parece que nunca ficamos satisfeitos. Na Filosofia, hå vårios conceitos de ética; mas nenhum pareceu ser aceito de forma plena. Por isso, lhes apresento o meu conceito de Bem & Mal.

Bem-vindos à “Ética Universales”.

Começamos não pelo bem e mal, mas pelo que os geram; e o que é? O que gera o bem e o mal? Supomos a seguinte situação:
HĂĄ um policial, um homem bem-intencionado, e mal-intencionado.

Digamos que o Policial se chame Lucas, o bem-intencionado Gabriel e o mal-intencionado Charles.

Charles estĂĄ planejando atacar os Estados Unidos com mĂ­sseis soviĂ©ticos; Gabriel, como bom homem, o tenta impedir; mas Lucas — o policial — impede.

Qual a moral da estĂłria?

Gabriel, como tinha conhecimento, foi impedir um desastre.
Lucas, sem conhecimento — portanto, ignorante, impediu Gabriel.
Agora, raciocinemos; com conhecimento, Gabriel impediria o Mal; sem conhecimento, Lucas permitiu o mal.

EntĂŁo Ă© lĂłgico de se pensar que o Bem Ă© ocasionado pelo conhecimento, e a maldade, pela ignorĂąncia.

Me diga, morte de Hitler faria o bem? Traria prazer? NĂŁo!
EntĂŁo, o que faria o bem, nesse contexto? A liberdade de seu opressor, no caso, Hitler.
A morte de um ser nĂŁo traz felicidade ou prazer, mas subjetivamente, trarĂĄ.

Agora, imagine uma ética com este conceito; onde o conhecimento ocasiona o bem, enquanto a ignorùncia ocasiona o mal junto do conceito de ética do Utilitarismo.
Utilitarismo: conceito filosófico onde quando hå maior prazer em comparação a dor, melhor a ação. Agora, imagine que o conhecimento ocasione o bem e a ignorùncia ocasione o mal; seria uma boa base para o Utilitarismo, não é? Seria perfeito (ao meu ver).

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1

Significado da Vida

Sabe, muitos pensam que a vida tem um significado — e realmente tem; só que nem tanto.
O significado da vida Ă© extrĂ­nseco. NĂŁo hĂĄ significado prĂłprio para vida ou existĂȘncia.
Se vocĂȘ for procurar um significado prĂłprio, nunca acharĂĄ; pois o mesmo tem que ser dado.

A vida tem o significado que quisermos que tenha; nĂłs escolhemos o motivo e por que existimos e vivemos. Por isso nenhum filĂłsofo ou intelectual achou o significado, pois nĂŁo existe. A existĂȘncia simplesmente Ă© o que Ă©.

Alguns acham o Niilismo pessimismo; eu acho realismo.

Inserida por pattuzzoj_arquivo_1