Impunidade
DELAÇÃO PREMIADA
Alguns tribunais oferecem a impunidade àquele cúmplice de delito grave que denuncie seus companheiros. Tal expediente tem seus inconvenientes e suas vantagens. Os inconvenientes são que a nação autoriza a traição, detestável mesmo entre os celerados, porque são menos fatais a uma nação os delitos de coragem que os de vileza: porque a coragem não é frequente, já que só espera uma força benéfica e diretriz que a faça concorrer ao bem público, enquanto a vileza é mais comum e contagiosa, e sempre mais se concentra em si mesma. Ademais, o tribunal revela a sua própria incerteza, a fraqueza da lei, que implora ajuda a quem a ofende. As vantagens consistem na prevenção dos delitos importantes que, por terem efeitos evidentes e autores ocultos, atemorizam o povo; além disso, se contribui para mostrar que quem não tem fé nas leis, isto é, no público, é provável que também não confie no privado. Parece-me que uma lei geral que prometesse a impunidade ao cúmplice delator de qualquer delito seria preferível a uma declaração especial num caso particular, porque assim preveniria as uniões pelo temor recíproco que cada cúmplice teria de se expor sozinho e o tribunal não faria homens audaciosos, dos celerados que se vissem chamados a ajudar num caso particular. Uma tal lei, portanto, deveria unir a impunidade ao banimento do delator...”.
Cesare Beccaria, in Dos delitos e das penas
A impunidade é o berço de uma justiça que pensa em condenar, quando já estava consumado, livres para mais um triste ato.
A impunidade representa um potencial incentivo à reiteração da prática criminosa. Silenciar, ancorando-se na falsa ideia de que não nos atinge, é o caminho mais egoísta a ser trilhado.
No Brasil, falar-se em impunidade é o mesmo que se falar de corrupção, ambas são causas de um país atrasado e de leis frouxas.
1 - Ninguém sofre em nome de uma impunidade sem volta. Os pecados serão pesados; as covardias, publicadas. É inexorável o advento desse dia.
2 - A felicidade não chega às almas entregues. Onde não haja esperança, viceja a tristeza.
3 - Foi-se o tempo em que se deitavam tapetes à escória comprometida com a desgraça popular. Hoje, seus nomes são pichados nas esquinas. Só os puxa-sacos, os imorais e os beneficiários dos apadrinhamentos referenciam elogios a essa cambada de patifes. Esquecia: Também os imbecis aliam-se à corja, visando concessões eleitorais.
As mídias sociais são o mais belo gatekeeper da impunidade. Nós, os baloartes da comunicação, cavaleiros medievais do digital, templários do http, seremos os responsáveis por levar a bandeira do amanhã, do futuro, do presente do pretérito. As arrobas de hoje são os cifrões de amanhã.
A impunidade está tão escancarada no nosso país, que a criminalidade coloca a própria identidade na cara pra cometer seus atentados.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp