Homem versos Mulher

Cerca de 50055 versos Homem Mulher

Um homem me disse que no Talmude falam de coisas que a gente não pode contar a muitos, há outras a poucos, e outras a ninguém. Acrescento: não quero contar nem a mim mesma certas coisas. Sinto que sei de umas verdades. Mas não sei se as entenderia mentalmente. E preciso amadurecer um pouco mais para me achegar a essas verdades.

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica Ao correr da máquina.

...Mais

"Eu te odeio", disse ela para um homem cujo crime único era o de não amá-la. "Eu te odeio", disse muito apressada. Mas não sabia sequer como se fazia.

Clarice Lispector
Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Nota: Trecho do conto O búfalo.

...Mais

E sem o amor, o homem é um bicho como qualquer outro.

Se um dia um único homem atingir a mais alta qualidade do amor, então será o suficiente para apagar o ódio de milhões.

Mas se eu não prestava, eu fora tudo o que aquele homem tivera naquele momento. Pelo menos uma vez ele teria que amar, e sem ser a ninguém – através de alguém.

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica Noveleta (continuação).

...Mais

Um homem não é as roupas que veste, não é o lugar de onde veio, nem é o que fez no passado. Conceituar as pessoas pelo o que fizeram no passado é não confiar na própria evolução do indivíduo, e está claro que todos os indivíduos evoluem em suas vidas.

Amor é achar bonita uma bota, amor é gostar da cor rara de um homem que não é negro, amor é rir de amor a um anel que brilha.

Clarice Lispector
Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Nota: Trecho do conto A menor mulher do mundo.

...Mais

Chorar por homem? Não, meu rímel foi muito caro!

O pensamento faz a grandeza do homem

O homem que compreendesse Deus seria outro Deus.

O grande inconveniente da vida real e que a torna insuportável para o homem superior é que, se para ela são transportados os princípios do ideal, as qualidades se tornam defeitos, tanto que muito freqüentemente aquele homem superior realiza e consegue bem menos do que aqueles movidos pelo egoísmo e pela rotina vulgar.

O homem tem o poder de reverberar o "trovão" divino pela tradução verbal...

Um homem sem história é como um livro sem letras

[Perguntado como ia sua mulher]
Comparada com o que ?

madura no ramo
vou colher a fruta
da mulher que amo

Dança da mulher molhada
Ao vento o galho
Orvalho nas pétalas.

Acordar assustado
é a mulher ainda roncando
falar no ex-namorado.

Duna cálida
e sobre ela uma
pálida mulher

É devassa essa mulher
que seus sonhos expõe
quando abre a vidraça?

mulher aflita
telefone toca
cafeteira apita