Hoje
SEM RESPOSTAS
Hoje. Almoço, levanto-me preguiçosamente da mesa, pego disciplinarmente a garrafa colocada sobre a toalha colorida, e sirvo-me um café. A tranquilidade que adquiri no correr dos anos com essa repetição meio que sistemática ,meio que litúrgica, me auxilia nos longos períodos de reflexões diárias.
Nunca fiz cálculos de quantos minutos ou horas passo, em pé, olhando com vista perdida a avenida principal lá embaixo. Sempre os mesmo carros, as mesmas buzinas. Intrigante como aqueles motoristas se valiam dessa coitada histérica. Fico imaginando, enquanto fecho o botão de cima de minha camisa de linho, a quantidade de vezes que um infeliz daqueles apertava o lado macio do volante, para que a buzina emitisse um som estridente e estressante. Meu Deus! Pessoas... andando de cima para baixo, com movimentos repetitivos, sorrisos amarelos. O que dirigia seus pensamentos?
Desvio a atenção para folhear o livro , já em minhas mãos, , intitulado “ crônicas em oito lições”.
Reflito nesse título. O que motiva, desafia o escrever? São os escritos que às vezes me insultam, dilaceram, e outras vezes me acalmam. Se ensinar é mostrar como se faz, é permear a mente com ferramentas precisas , ofuscando o egoísmo corporativista; por vezes ,religioso, por vezes ,político e social.
Esse jugo corrosivo das mentes impregnadas de certezas legalistas, discipuladores, me apraz , se vital fosse, debruçar-me sobre seus inventores (criadores?)desvairados , e sistematizar paradigmas para a arte do bem expressar. Mas...
As crônicas são para admoestar, ensinar, instruir, ou tomam o caminho do envaidecer , através do elogio e do aplauso? Por ventura ela arde as entranhas ao nascer, e chega ao coração quando consigo demonstrar como enigma os segredos da gramática e do acervo vocabulático da Língua?
Se prefiro o lisonjeio e escondo no bolso da manta da vaidade o conselho de Quintana, “ Fere de leve a frase...” , satisfaço o ego falastrão, aventureiro e penduro na parede como troféu cobiçado, o deleite à auto estima.
Atrevo-me, ainda que, indecisamente, crer em todas as formas e motivos para a escrita ? Permito que cada mente discorra à sua revelia, quebrando o leme, liberando o deslizar solto das linhas sem âncoras e amarras? Se delibero-me a isso, fico com a ética do liberal que não se curva ao Código de Hamurabi , às relíquias , e nem exponho , embora em réstia, o entendimento supremo e inculpável das linhas.
Se a rima aprisiona o pensamento, delimitando o expressar, preferindo a sintaxe à semântica, também assim é a sistematização dogmatizada da crônica. Onde substituo palavras do vocabulário próprio pela sinonímia da linguagem culta e causadora de impacto, como o artista apaga os traços primeiros pela arte final a nanquim.
Neste óbvio, faço da crônica a contextualização do fato e aplico uma lição, uma moral. Porém, forjo o pensar e guio as frases sem levar em conta que elas sempre existiram e que a alma do cronista capta juntando-as para que se transformem em argumentos e temas universais.
Poderia eu, nessa reflexão , concluir esse tema, normatizando a imparcialidade literária e apontando um caminho a seguir. Mas, a crônica é plural?
Eu ainda estou aqui
Hoje você me lembrou coisas que vivemos,
Momentos em que eu ainda era imaturo demais.
Aquilo marcou um período que tivemos,
Uma amizade que se criou,
Tempo que não volta mais.
Eu era criança, não tão ingenuo,
Com você eu andava,
E feliz já estava.
Não percebia, quão precioso é o tempo,
O quanto se perde, se não o aproveito.
Aquilo talvez fosse um passatempo,
Porém, se criou um grande efeito.
Na incerteza do amanhã,
Aprendi viver o meu hoje de forma intensa,
Dando valor a cada gesto,
Buscando de tudo, aquilo que se compensa.
Hoje eu sei,
Que por mais que eu viva,
Ainda não é o bastante.
Pois existe, e sempre existirá, uma expectativa,
Que circunda você, que se fez tão importante.
Então não tento fugir da realidade,
O fato é que, com o tempo me perdi.
Mas eu bem sei a verdade,
Eu ainda estou aqui.
Engraçado, hoje pensando um pouco sobre a vida de cada um, realmente da para colocá-la em comparação com um livro. Muitas vezes e quase sempre as pessoas nos julgam pela primeira impressão, assim como julgamos um livro pela capa. O livro tem um prefácio onde podemos ter uma noção da história e dependendo deste prefácio ja descarta ou se apega ao livro, assim as pessoas também conhecem um pouco da nossa vida e acha que ja sabe de tudo, acha que ja pode julgar ou amar preciptadamente. Temos capítulos felizes, capítulos tristes, capítulos históricos, capítulos fictícios, capítulos de realizações, enfim, chega uma hora que o livro acaba, mas acabar um livro não significa acabar uma vida, pois, podemos ter uma biblioteca, onde novas histórias são contadas, ou então a história daquele livro antigo continua com uma trilogia, ou não. Bem as vezes um livro é tão bom que depois de um tempo voltamos a ler ele, mesmo sabendo do final. Entre outros há livros horríveis que não basta apenas trocá-los e sim temos que queimá-los, para que nunca mais caia em nossas mãos e que caiamos na tentação de ler algo destrutível a nossa mente. Agora a parte mais importante é que muita gente define o livro pelo autor, e cara o autor dos meus livros é maravilhoso, como Ele não há, Ele é o melhor de todos. E assim a vida segue como uma grande biblioteca ou uma trilogia.
Que hoje possa ser melhor que ontem, mas não tão melhor quanto será amanhã.
Dessa forma teremos motivos para seguirmos em frente e acreditarmos em dias melhores
Antigamente, usar a impressão digital como assinatura, era sinal de ignorância; hoje é sinal de segurança.
Hoje me sinto um degrau abaixo da ignorância e um degrau acima da sabedoria; e entre a sabedoria e a ignorância existem tantos mil degraus
Hoje eu sou o que restou da dor
Da minha dor, não posso me esconder.
Mas que a verdade seja dita agora
Eu mudei por você
Mas não quis sofrer
Por ser tão real pra mim
Vou, aprendo a viver.
E num segundo perder
O medo de ser quem eu sou
” Hoje acordei com saudade
Tomei café com a solidão
Li meus livros com a lembrança
Dancei na grama com a vontade
Tomei banho com os risos
Olhei a lua com o beijo
Adormeci com a despedida”
Há pelo menos 50 anos as pessoas ainda davam bom dia e adeus nas ruas, já hoje em dia somos capazes de pisar umas em cima das outras, jurando que estamos evoluindo enquanto homem.
bom dia!
Como passaram a semana??
Hoje é a primeira sexta feira de 2013, então que seu fim de semana seja abençoado por Deus.
Grandes surpresas você terá, basta você crê .
Cuidado com suas amizades
E com quem andas,
Pois hoje, as pessoas
Até olhando em seu olhos
Tem a capacidade de mentir.
Hoje em meio a noite, olhei as estrelas e lembrei de vc !! Nossa, como se fosse difícil esquecer... rsrsrsr
Em todos os olhares, via estrelas uma brilhando mais que as outra assim como a beleza dela, era incomparável. Centenas, milhares de estrelas estavam ao meu redor, mas havia uma na qual se destacava, quem me fez lembrar de você sabe porquê ? Porque você não pode ser comparada a uma estrela para mim! Eu não posso chegar perto porquê a distância me impede, eu posso te ver, mas não posso alcançar, eu não posso sentir porque você não está aqui, eu não posso ao menos falar, porquê você não quer me ouvir, no fim de tudo, não é só essa estrela que pode ser comparada a ti. Porquê não é apenas uma, são todas !! Mas sabe porquê só a mais brilhante, a mais linda chamou a minha atenção ? Porque foi ela que conquistou meu coração !! Assim como você
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Pensamento do dia
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Viva o hoje: frases para valorizar cada segundo da vida
- Frases sobre o céu azul que encantam e inspiram
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé
- Hoje a saudade apertou
- Hoje estou triste, mas vai passar: frases de conforto