História Verdadeira
A real necessidade de professores de Ensino Religioso em unidades públicas de educação, com o objetivo de qualificar, formar e integrar esses profissionais, torna a frutificação possível nesta terra fértil e promissora, favorecendo o crescimento da compreensão mútua para um mundo melhor.
“O desejo da descoberta por respostas, às tantas interrogações que construímos ou que foram construídas em nossa vida, é o que nos fortalece para continuarmos em busca do alvo”.
“São das interrogações formuladas ao longo do tempo que surge o combustível e desejo por respostas. A família é o primeiro grupo de pessoas que conhecemos, nossa primeira comunidade, seja ela perfeita ou não, contemporânea ou de séculos passados, ainda assim é a nossa história”.
Roda de Tereré.
Sob o sol abrasador da fronteira, onde o Brasil e o Paraguai se encontram como irmãos, o tereré é mais que um simples mate frio. Ele é o fio que tece a identidade de um povo miscigenado, de terras que trocam palavras em português e guarani sem que se perceba a mudança. Em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cidades separadas apenas por uma rua, o tereré percorre mãos calejadas, histórias antigas e lendas que se misturam à realidade.
A erva-mate, nativa dessas terras, carrega consigo memórias de tempos que já foram. Conta-se que os antigos povos guaranis a consideravam um presente dos deuses, capaz de restaurar forças e aproximar amigos. E assim permaneceu, atravessando séculos e chegando às rodas de conversa onde os brasiguaios se reúnem para contar causos. Entre goles da bebida refrescante, misturada aos yuyos colhidos no mercado vizinho, passam-se os relatos de tempos difíceis, de conquistas, de saudades e de esperanças.
Aqui, a fronteira é apenas um detalhe geográfico. São países diferentes, mas os mesmos costumes, os mesmos rostos, as mesmas risadas ecoando entre as ruas. A vida pulsa com um ritmo próprio, onde cada encontro é celebrado com um tereré compartilhado. Porque na alma dessas terras, não há divisões que resistam a uma roda de conversa regada a erva-mate e memórias que constroem um povo.
Às vezes temos a chance de ter as pessoas vivas e as perdemos de forma que elas mesmas se matam pra gente 💔😞. Por outro lado, há aquelas pessoas que queríamos ter por perto e partem sem ao menos dar tempo de dizer um único adeus. 😭🖤 Essas são duas dores que ninguém explica. 🙍🏻♀️
O que as pessoas pensam ao meu respeito, são problemas delas. Enquanto pensam, em silêncio vou construindo o meu império.
Em minha alma carrego o que sou e memórias de tudo que já vivi. Sei de cada coisa sobre mim, que muitos nem sonham.
Em um diálogo, você conhece mais da pessoa que vos fala, ao contrário da que o nome é citado.
Todos cometem erros!
Então, se queres me conhecer verdadeiramente, me convide para tomar uma cerveja ao invés
de mergulhar em conteúdos rasos onde me relacionam.
PS: Se você não gosta de cerveja... Fique sabendo de quê, amo vinhos também.
De tempos em tempos
São apagadas uma categoria de pessoas
O que elas sentiam, o que elas pensavam
Elas
Tudo desaparecia da história
Minha categoria está no meio do caminho
Já vou adiantando o meu
Adeus Mundo
Somos luz
Quando vivemos
Com a simplicidade da vida
E vemos todos,
Como companheiros de jornada...
Porque sozinhos, não somos ninguém...
Só olhando fundo
Nos olhos de nossos semelhantes,
Podemos sentir a essência de cada alma
E de cada coração.
Que sejamos luz Sempre
Com amor e muita paz no coração!...
Abraços e felicidades
Beleza!... Tudo na paz?...
Seus ramos
Sua flores
Seus perfumes
E encantos...
Sua luz
Sua alma
Sua gratidão.
Bom de mais
Sentir o seu coração
Sua alegria de viver.
Continuem sempre vibrando
Buscando o amor
A paz
A lealdade
A gratidão
Forte abraços
Para todos vocês
Meus grandes amigos:
Paz no coração
...
Eu não escrevo
Apenas transbordo
Extasio sensível
Deleito bombordo
Farejo meu verso
Divago nascente
Acho minha rima
Desatino poente
Haverá um dia
Em que a sinestesia
Mudará de endereço
E morrerá: poesia
Mas enquanto isso
Arda comigo
E se não for riso
Chore! se preciso
E com estas lágrimas
E a cal da minha glória
Farei o cimento
Da minha história
É perspectiva
Utopia futura
Feridas expostas
Minha arquitetura
E neste relevo
De altos e baixos
Mostro meu acervo
E todos meus passos
"Encantos e desencantos, êxitos e frustrações, começos e recomeços, a verdade é que a vida que vale a pena ser vivida é essa em que nos entregamos com paixão àquilo em que acreditamos, e pouco a pouco, vamos escrevendo novas páginas da maior história que jamais teria existido ou sido de algum modo pensada, exceto por cada um de nós."
CHAPÉU
O despertador toca alto, acordo e me deparo com o vazio no espelho, e se tudo o que me faltava esse tempo todo for, um chapéu? É claro, um chapéu é tudo que eu preciso, é tudo que eu preciso para ser completo.
Coloquei a minha melhor peça de roupa e sai o mais rápido possível para as ruas, estou esperançoso, hoje é o dia que acharei o meu chapéu.
Ruas estreitas e becos escuros me fazem pensar sobre porque tamanha dificuldade para encontrá-lo, todos os meus amigos usam um chapéu, eles não parecem ter feito metade do esforço que estou fazendo para conquistá-lo, eu realmente almejo ele.
As pessoas que passam por mim na rua me olham diferente, me sinto vazio, algo está faltando, eles estão me julgando.
Me apressei, não quero todas essas pessoas me olhando, eu juro que estou tentando.
Cheguei, estou na frente da loja do chapeleiro, achei que esse momento nunca chegaria, já sinto meu corpo formigando, o chapéu está ali, atrás da vitrine.
Estou com medo, ansiedade emana dos meus poros, não consigo me mexer, foi tão difícil chegar aqui, por que não consigo me mexer? É só pegar o chapéu.
Ainda paralisado vejo uma pessoa entrar na loja, pegar o MEU chapéu e ir em direção ao chapeleiro, alguém esbarra em mim e eu finalmente consigo me mover, corro, eu tenho que correr, entro na loja e vou em direção aquela pessoa.
-Oi, esse chapéu é meu, você poderia me entregar? Vim aqui para pegá-lo.
--Olá, sinto muito, acabei de pagar por ele e estou de saída, está acabando o horário do meu intervalo.
E lá se foi o meu chapéu, estou em prantos, cheguei até aqui para nada? Não pode acabar assim, o chapeleiro não vai sair impune.
-Chapeleiro como pode? Aquele chapéu era para mim! Sai de casa em busca dele, passei a minha vida toda almejando ele, e agora que eu finalmente ia obtê-lo você o vende para outrem.
---Ei vai com calma, por que você almeja tanto ele? aquele chapéu era tanto seu quanto de outro alguém. Aqui tem outros chapéus também.
- NÃO, você não entende! Eu preciso daquele chapéu, aquele que se foi, que eu vi passar, sem ele eu não sou ninguém.
---Me parece que você não procura um chapéu, um chapéu não te faz ser alguém, ele é só um adereço, e eu chapeleiro que coloco o preço!
---Tenho outros chapéus à venda, mas nenhum deles serve como emenda!
- Eu não sei o que fazer, as vezes acho que meu destino é esse, ser um vazio, afinal não é como se algo feliz ocorresse.
---Acho que estou entendendo onde isso vai chegar, me conte como foi seu caminhar até me encontrar.
-Eu saí cedo de casa, passei por ruas complicadas e por pessoas que ao meu ver me observavam, cheguei aqui e agora estou conversando com você o chapeleiro como se isso fosse mudar a causa.
---Chapeleiro é quase o meu nome, vi sua trajetória até aqui, na verdade as pessoas não te observavam, elas estavam apenas andando na rua assim como você, você estava tão inseguro que mudou a própria perspectiva da realidade.
---Almejas um chapéu só para se sentir aceito, pare um pouco e tenha mais respeito consigo mesmo.
---As vezes alguém precisa mais do chapéu do que você e não podemos fazer nada a respeito disso, é a vida sabe? o importante é viver nos detalhes e não nos males.
-Entendi, você tem razão, as vezes eu vou muito na emoção. Mas por que você me vigiava?
---Você ainda não percebeu? Eu sou você, ou melhor, sou o que restou da melhor parte da sua consciência, não vê? Isso tudo foi uma tentativa para salvar você enquanto ainda há tempo, aliás tá na hora de acordar.
O despertador toca alto, acordei com dor de cabeça, pego meu celular e ligo para alguns amigos, eles rapidamente atendem.
----Olá!
-Oi, faz um tempo que não vejo vocês, algum plano para hoje?
----Estamos saindo agora, quer nos encontrar no lugar de sempre?
-Já estou indo!
Abro o meu guarda roupa, pego um casaco e vejo meu chapéu, hoje não, não preciso mais dele.
Poemas
canções
ilustrações…
Entre reticências
e entrelinhas
há muita coisa não dita,
ficou a charada,
história mal resolvida,
pessoas magoadas
amizades perdidas…
A consciência assimilada
não é conscientização,
é manipulação que se traduz em alienação.
É preciso construir
a consciência para chegarmos
a uma verdadeira emancipação.
Quando deixamos de pensar, temos hábitos e ações automatizados, inconscientes, seguimos impositivamente regras e padrões, tais como exemplo: nos idolatramos porque todos idolatram, frequentamos certos ambientes porque o nosso grupo, clã também frequentam, e cegamente, nos tornamos membros de uma grande massa, que se esqueceu que é leão por natureza, mas que preferem inconscientemente sem pensar, viver agindo como a grande maioria.
A maneira mais fácil de saber se você está evoluindo espiritualmente, é contabilizando as caridades que você recebe, com as que ofertas. No dia que você ajudar seu próximo sem esperar sequer ser reconhecido por Deus. Aí sim, estarás no caminho certo!
Sem Fardos
É assim que preciso viver
Com alma leve e um coração florescendo
Sei que só depende de mim...
E hoje decido não carregar e deixar pra trás tudo que me trazia peso
Cultivar mudanças internas
Ter tempo para mim
Ser verdadeira comigo mesma
Ser intensa naquilo que busco
Sorrir com alma é a
Alegria onde me permito viver
Uma vida em Plenitude!
- Relacionados
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de amizade para amiga
- Amigas Verdadeiras
- Histórias Tristes
- Frases para invejosos que são verdadeiras lições de moral
- Frases de amor para uma pessoa especial que são verdadeiras declarações
