Grandes Pensadores
Os homens de antigamente estudavam para aprimorar a si próprios; os homens de hoje estudam para impressionar os outros.
Conta-se que o jovem Tzu-Chang dirigiu-se um dia ao grande Confúcio e perguntou-lhe:
Quantas vezes deve um juiz refletir antes de sentenciar?
Respondeu Confúcio:
Uma vez hoje; dez vezes amanhã.
Assombrou-se o príncipe Tzu-Chang ao ouvir as palavras do sábio. O conceito era obscuro e enigmático.
Uma vez será suficiente, elucidou com paciência o Mestre, quando o juiz, pelo exame da causa, concluir pelo perdão. Dez vezes porém, deverá o magistrado pensar, sempre que se sentir inclinado a lavrar a sentença condenatória.
E concluiu, com sua incomparável sabedoria:
Erra, por certo, gravemente, aquele que hesita em perdoar; erra, entretanto, muito mais ainda aos olhos de Deus, aquele que condena sem hesitar.
O homem superior é afligido pelas limitações de sua capacidade; ele não está angustiado pelo fato de que os homens não reconhecem a capacidade que ele tem
Uma pessoa que exige muito de si mesma e pouco dos outros ficará a salvo de críticas.
“Não vingue-se, que da vingança vem o arrependimento.”
“O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento.”
“Você pode entender os acima da média, mas não pode entender os abaixo da média.”
“O que não queiras que os outros façam a ti, não o faças aos outros.”
“Quando nasceste, ao teu redor todos riam, só tu choravas. Faze por viver de tal modo que, à hora de tua morte, todos chorem, só tu rias.”
“Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare.”
“Que nos façam mal e nos roubem, não há problema, a não ser que fiquemos pensando nisso.”
“Todas as coisas fluem sem cessar como um rio, sem descanso, noite e dia.”
“Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia.”
“Se os homens fossem bondosos, verdadeiros, afáveis, íntegros e sagazes, então teríamos o paraíso na humanidade.”
“A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los.”
“Não interessa o que se trata de levar a termo: o que interessa é perseverar até ao fim.”
Primavera...
É preciso ter alimentos e flores.
Alimentos para viver.
E flores para ter pelo que viver.
Confúcio. (Adaptado).
"O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber."
Não choreis aos mortos com demasiado desconsolo. Os defuntos são amigos leais e carinhosos que mantêm sempre relação conosco.
O Mestre guia os discípulos, porém não lhes arrasta; lhes exorta a avançar e não lhes sufoca; abre caminho, mas não lhes leva a meta.
Origem significa aquilo a partir do aqui e através do qual uma coisa é o que é como é. (...) A origem de algo é a proveniência da sua essência. A pergunta pela origem da obra de arte indaga a sua proveniência essencial. (...) O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro.
