Grandes poesias sobre Vida

Cerca de 203693 poesias Grandes sobre Vida

É engraçado como a vida é: filhos têm vergonha da mãe, mas se abrem para pessoas que nem conhecem. Filhas têm vergonha de seus pais, de ficarem nuas na frente deles ou de falar sobre a vida sexual, mas se deitam com homens que nunca viram e/ou nem sabem se eles as amarão e serão pessoas boas em suas vidas. Pastores pregam a palavra, mas muitos não as praticam. Padres falando em Deus, mas as igrejas parecem valer mais que a palavra do Senhor. Esposas querendo casamentos felizes, mas fazendo tudo ao contrário do que é de fato o casamento. Maridos querendo esposas que edificam seus lares, porém não criam a base para que suas esposas possam edificar o lar. É fácil viver, difícil é aceitar e fazer o necessário para ter uma vida plena.
Receba, confie e agradeça!
Tenho muito mais do que preciso e muito mais do que mereço.

Foi ao longo da vida, de batalhas vencidas, outras derrotas, decepções, momentos de alegria, construindo e desconstruindo, subindo e descendo várias vzs, chegando muitas vzs ao fundo do poço, e não podendo e nem querendo desistir, me desconstruindo meu mundo, para construir o dos outros, tentando se encaixar no mundo dos outros onde mesmo sabendo que logo não ia me caber...


Mas eu aprendi a ser resiliente... não sei até quando mas estou...

A vida é sempre um sopro. Uma frase que conhecemos bem e que aprendemos cedo com perdas de pessoas queridas e amadas por nós.
Hoje, aqui; mas amanhã? Só Deus sabe.

Felizes são os que semeiam a bondade.
E pintam a vida com as cores da esperança
e do amor.
Rita Simões

Abrigo no Vazio

A vida desfaz ilusões.
Cada saber
é uma pétala que cai.

O mundo não piora,
apenas o olhar
já não se deixa enganar.

A consciência pesa.
O fraco se esconde no cinismo,
o forte encontra repouso no silêncio.

Tudo passa.
Nada permanece.
O apego é veneno.

Quando tudo é máscara,
o silêncio é abrigo.
No vazio,
há paz.



Roberval Pedro Culpi

27/08/2025

Soneto da desilusão

A vida é o lento abrir da desilusão,
cada saber revela o espinho oculto;
a mente cresce, e com ela a aflição,
pois o véu cai, deixando só o vulto.

Não é que o tempo tenha se tornado
mais áspero, sombrio ou desumano,
é o olhar que, enfim, foi despertado,
e já não vive do consolo insano.

A consciência pesa, mas liberta,
ao sábio ensina a ter leveza e calma;
se tudo é sombra, a impermanência é certa.

O apego fere, o silêncio embala e acalma;
e no vazio, a verdade se desperta:
não há prisão maior que a própria alma.



Roberval Pedro Culpi

28/07/2025

Às vezes, a vida nos empurra para recomeços inesperados.

É normal sentir medo diante do desconhecido.

Mas é nesses momentos que descobrimos nossa verdadeira força.

Recomeçar é provar que ainda acreditamos em nós mesmos.

Nunca subestime o poder de dar um novo passo.

Nessa poesia que é a vida, são tantas emoções que por vezes o coração enlouquece.
Encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção pode ser uma inconstância destrutiva, vamos aprendendo com erros a acertar no que nos faz bem.
Garantias de acertos não existe, mas com certeza vale muito a pena arriscar de vez em quando e pagar para ver o resultado.
Você sabe que deu certo, depois de se lançar no escuro e pagar para ver.
A vida é um constante aprendizado no qual o perdedor é sempre aquele que não se arriscou.

Pensamento de Islene Souza

Não exija tanto do outro na vida, às vezes a pessoa não tem o suficiente de si nem para si mesmo, não exija do outro a versão que mais te agrada, isso é cruel, deixe o outro ser ele mesmo.
Apenas ajuste a posição dele na sua vida.

Às vezes não importa o tamanho da sua bagagem de vida!


Porque quando sabemos onde queremos chegar!?
Quanto menos peso levarmos, melhor.


Aprenda a se libertar de tudo que te impeça de alcançar os teus objetivos;
Até mesmo do passado.

A vida é curta


A vida não é bela porque resiste,
mas porque se despede.
A beleza nasce no fim,
na certeza de que cada instante
é um sopro único,
um lume breve
contra a eternidade.


Ela vale porque é curta,
porque nos obriga a gastar o coração
sem economias,
a sentir com excesso,
a errar sem medo,
a celebrar cada milagre miúdo
que se esconde nos dias comuns.


É um banquete de instantes,
servido com a urgência do agora,
um convite para sermos inteiros
antes que o silêncio chegue.


E quando enfim chega a hora
de deixá-la ir,
não é perda, não é falha
é apenas o desfecho natural
do espetáculo.


Pois não importa o destino,
importa a travessia.
Não é o porquê,
mas o como.


E quando tudo escorrega das mãos,
quando nada mais depende de nós,
é tempo de soltar as rédeas,
permitir que o destino conduza,
e apenas contemplar, em assombro sereno,
o milagre silencioso
que é viver.

Boa tarde, vida!
Boa tarde! Neste dia que se inicia, a vida, um sopro, logo se esvai. Aproveite o tempo, não se perca em bobagem, sonhe alto, dê o seu melhor, antes que tudo se desfaça.
Nesta terra, a vida é breve, um sopro a passar, temos um chamado, que a qualquer hora virá. Então, vivamos o que realmente importa, sem adiar, sem hesitar, a cada porta.
Seja feliz, seja quem você é, sua própria essência, sua fé. Não espere nada, nem de ninguém. A liberdade reside em ser, sem refém.
Se a vida é sua, viva cada segundo como se fosse o último do mundo. Há tempo, sim, para viver e sonhar, mas o amanhã incerto pode não chegar.
Viva hoje, com toda a sua paixão, pois o futuro é incerto, uma ilusão. Assim nos ensina Gilmana da Cruz Silva, a viver o presente, com alma viva.

A graça da Vida, são os limites dos prazeres.


Todo prazer que sai do controle, vira destruição

Tudo na vida necessita de
esforço, determinação e foco.


Muitas vezes o caminho é árduo,
mas a recompensa ...
vale a pena.

Consertos


Uma vida desconcertante,
Consertos por todos os lados
Consertos do EU,
da alma,
Do coração,
Consertos da vida,
Consertos da contramão,
Consertos desconsertante,
De miúdos,
De granéis,
Consertos abundantes,
Consertos e carretéis.

A lei do retorno é como um eco invisível da vida: tudo aquilo que oferecemos ao mundo encontra um caminho para voltar até nós. Muitos a chamam de justiça divina, outros de energia universal, mas no fundo, trata-se de uma verdade simples — nossas atitudes carregam consequências.
Quando espalhamos amor, respeito e bondade, abrimos espaço para que esses mesmos sentimentos floresçam em nosso caminho. O inverso também é inevitável: quem semeia dor, injustiça e ingratidão cedo ou tarde se depara com o reflexo do que causou. A vida pode até parecer demorar a ajustar as contas, mas ela nunca esquece.
A lei do retorno nos ensina que nada fica impune e nada é desperdiçado. É um convite à consciência: pensar antes de agir, falar antes de ferir, escolher antes de se arrepender. Pois cada gesto, por menor que pareça, é como uma semente lançada ao solo da existência. Mais cedo ou mais tarde, ela germina e volta para o coração de quem a plantou.
Assim, viver de forma íntegra e justa não é apenas uma questão de ética, mas de sabedoria. Afinal, tudo o que damos à vida, a vida nos devolve — às vezes em dobro.


Glaucia Araújo

A morte é o fim da vida e o princípio de reflexão para os homens.
Uns morrem outros refletem a morte!⁠

A vida e a paz não estão apenas nos grandes momentos, mas nos detalhes do cotidiano.
No gesto de cuidado, no silêncio que acolhe, no olhar atento, no vento leve…
A vida floresce quando percebemos os detalhes, e a paz se instala quando aprendemos a habitá-los em meio ao nosso caos.

A palavra bem colocada constrói uma vida
A palavra mal colocada destrói uma vida...
Então, antes de falar, pense!

Eu já morri muitas vezes nessa vida...
Porque gente morre um pouquinho
Quando se perde alguém que ama...
Quando sofremos uma decepção...
Quando perdemos um bichinho de estimação...
A gente morre um pouquinho quando vamos alguém sofrendo e por mais que se queira ajudar não é possível...
Quando deixamos o lugar onde nascemos...
Quando nos deparamos com a traição...
A gente morre um pouquinho quando um projeto não deu certo...
Quando um amigo vai embora...
Quando deixamos de amar e alguém chora...
A gente morre um pouquinho quando os filhos deixam nossa casa...
Quando eles batem asas e passam a viver suas vidas...
A gente morre um pouquinho até que um dia de pouquinho em pouquinho a gente morre...

Renato Jaguarão.