Gosto do Perigo
Que homem é esse?
Que homem é esse
Que canta encanta
Que tocar e retoca
Que flama e inflama
Que sabe poesia
Que inventa a fantasia
Que cede a rebeldia
E aceita a vilania
Que homem é esse
Que desce da montanha
Sem nada na cabeça
Que não aceita ordem
Nem quer que lhe obedeça
Que homem é esse
Um pai tão dedicado
Um filho rejeito
Fruto de um quase aborto
Nascido imperfeito
Num lar destroçado
Que cedo ganha o mundo
Por um estranho levado
Que homem é esse
Fruto de um amor desejado
De uma mãe generosa
De um pai respeitado
A angústia de uma grande perda,
O desespero irrompe em todo ser,
Mas ainda encontra consolo na certeza,
De que a esperança há de renascer.
O medo te rodeia como um segredo, Guardado o sagrado em teu peito,
A confiança abalada, num degredo,
A ilusão desfeita, num grito sem jeito.
Poeta dos tormentos da alma,
Com maestria sabes os sentimentos, Transbordando em meio à calma.
Mas em cada palavra, uma luz se acende,
E o coração vê, em meio às sombras
Que a esperança persiste, e não se rende
Se eu chegar pertinho de você meu coração não vai aguentar. Meu corpo vai querer te amar e minha mente vai variar. Pessoalmente vou conseguir fazer você mudar de idéia? Pode ser que nós paquera? Pra gente poder se amar. Depois de tudo que eu vivi, tanta beleza e gentileza, você parece uma Deusa com quem quero me casar.
Mas se a distância for mesmo um problema, vou mudar pra Ipanema ou talvez pra Saquarema pra estrada encurtar. Não sou bom com as palavras, as vezes ficam engasgadas com medo delas voar.
Mas se agora que tá no fim e você vai me deixar assim, quero guardar nas lembranças, um sonho de criança, quando as histórias não tinham um fim.
Peregrina
Não dá... não dá para dizer tudo o que se pensa,
pensar às vezes espreme a alma, uma vez alma
espremida, os caminhos se confundem, estranha
é a passagem, duma alma só, e triste pela vida...
andar a esmo, sem vontade de nada, sem lugar
algum para pousar, faz calar por dentro... muitas
coisas que a alma precisa para sempre guardar.
Fechar a boca, fechar os olhos, tapar os ouvidos,
colocar todos os sonhos no arquivo morto, abrir
mão de tudo, se perder... por esse mundo louco,
sendo mais louca ainda, a alma, mar do sufoco.
Sou a flor perdida, borboleta solitária, assistindo
consciente que aqui tudo se esvai, junto a alegria,
a esperança, o que resta por dentro é um mundo
de ilusão perdida, que da alma nunca sai.
"Quando Deus fez o Universo era tudo escuro, diante deste fator, Deus disse 'haja luz', e houve luz na escuridão, houve a Esssência humana na própria escuridão."
"O bom construtor não menospreza a construção dos outros.
Edifica a sua sobre a rocha, usando o cimento da humildade e a argamassa do amor."
Maria do Socorro Domingos
A vida é incapaz de corrigir os defeitos da educação familiar
A própria vida não pode produzir nenhuma mudança essencial.
Isto é psicologicamente compreensível, porque a vida trata com os produtos já acabados do ser humano, com seres que já têm seus pontos de vista definidos, que se esforçam, todos eles, para conseguir dominar seus iguais.
Exatamente ao contrário do que se possa pensar, a vida é o pior dos educadores. Ela não tem consideração por nós, não nos adverte, não nos ensina; limita-se a castigar-nos e a nos deixar morrer.
Tu és o que pensas - James Allen
Tudo o que um homem alcança e tudo aquilo que não consegue alcançar é o resultado direto dos seus próprios pensamentos. E, quanto mais alto ele elevar os seus pensamentos, quanto mais viril, honrado e reto se tornar, maior será o seu sucesso e mais abençoadas e duradouras serão as suas realizações.
Quando uma nação desiste de lutar pelos seus princípios e permite que os vilões corrompam sua fé, sua esperança e sua honra é como deixar que matem nossos heróis.
O homem imoral, antigamente, perdia a cabeça por três coisas, hoje, só por duas:
Mulher, dinheiro e guilhotina.
Após nascermos somos apresentados a diferentes valores éticos e morais. Tudo depende do local em que viemos ao mundo. Pode ocorrer de nem existirem tais palavras no dicionário conforme a região. Então o que motiva a conduta de um povo? Porque para uns algo pode ser reprovado enquanto para outros é totalmente normal e aceito? O ponto em comum é a religião dos povos. Sempre teremos uma divindade espiritual controlando tudo e todos. A vontade divina explica porque uns tem tanto e outros nada. Bem como quem usa a coroa ou quem é apenas o bobo. Quem entope os canos e quem os desentopem. E a única coisa que nos mantém unidos é a fé que tudo isso seja verdade, pois, caso não seja, jamais haverá a tão esperada justiça divina aos pecados humanos. E jamais seremos iguais perante coisa alguma.
Quando você diz que não é capaz de mudar alguma coisa é o sinal de que sua mente está aprisionada. O que você não descobriu é que você pode mudar a si mesmo. E ao libertar sua própria mente vai descobrir que tem um exército de mudanças ao seu redor. Não existe uma guerra física, ela é apenas mental. Não é preciso disparar contra ninguém. Basta abrir a jaula onde você se mantém. A chave está com você.
presente diário 01/01/2020
Quarta-feira, 01 de janeiro
Ano novo, nova alegria
Leitura Bíblica:
Salmo 147.7-11
O SENHOR... se regozijará em você; com o seu amor o renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria (Sf 3.17).
“Feliz ano novo” é uma expressão que ouvimos repetidamente nestes últimos dias. Todos desejamos que esse novo período traga um tempo de muita felicidade, paz, saúde e prosperidade. Será que dessa vez isso vai se cumprir? Talvez temos a impressão de que no passado a realidade não foi bem essa.
Mas por que isso acontece? O fato é que a nossa felicidade depende de Deus. Entenda o que eu quero dizer: se vivermos buscando nossa própria felicidade, vamos falhar, pois não temos controle absoluto sobre nossa vida. Podemos nos deixar iludir por alegrias falsas. Agora, se o alvo maior for agradar a Deus com palavras e ações, tiramos o foco de nós e, surpreendentemente, isso nos dará verdadeira alegria. Da mesma forma que um filho que ama o pai tenta agradá-lo com atitudes boas, quem ama o Senhor também quer vê-lo feliz. A pergunta então é: como fazer isso?
Somos tão limitados e falhos que parece impossível acreditar que podemos agradar a Deus, levar-lhe alegria. Mas é isso mesmo! Não é interessante saber que podemos ser motivo de júbilo para o Senhor? A leitura bíblica de hoje nos dá a chave. O que realmente agrada a Deus não são coisas como força ou agilidade – afinal, ele é o nosso Criador e essas habilidades vêm dele. O que de fato o deixa feliz é quando nós lhe damos prioridade e colocamos toda a nossa esperança nele.
Assim, neste novo ano, busque viver de forma a agradar a Deus, vivendo com humildade e temor a ele, em submissão à sua orientação. A alegria dele será enorme (veja o verso em destaque) e, por causa do seu amor, ele derramará sobre você misericórdia e graça que renovarão seu ânimo e suas forças todos os dias. É ou não é a melhor perspectiva possível para o novo ano? – HSG/DK
Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP
A alegria que vem de Deus é eterna e inabalável como ele – e ele a compartilha com quem o ama!
presente diário 02/01/2020
Quinta-feira, 02 de janeiro
Coma
Leitura Bíblica:
Salmo 90.9-17
Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos! (Sl 90.10)
Um homem adoeceu e foi para o hospital. Perderia ali alguns dias de aula na faculdade, não daria um abraço em sua namorada nem em seus pais e ficaria afastado do trabalho. Porém, quando acordou, havia passado 32 anos em coma. Nesse tempo, seu pai faleceu, sua mãe já estava bem velhinha e debilitada, e a namorada se casara com outra pessoa. Alguns canais de televisão se interessaram por sua história e pediram para que concedesse algumas entrevistas. Antes disso, porém, passou alguns dias em profunda reflexão. O que lhe causava mais tristeza não era o que tinha perdido, mas porque quando tinha saúde não tinha aproveitado tudo e todos com a intensidade e o valor que deveria. Percebeu que já estava em coma muito antes de ficar naquele leito de hospital.
Como o filme Click, esta não é uma história real. No filme, um arquiteto fazia de tudo para ser promovido na empresa e recebeu um controle que podia, dentre outras funções, acelerar o tempo e “pular” fases (doenças, momentos de lazer com a família ou de intimidade com sua esposa). Quando se deu conta, seu pai havia falecido, os filhos eram adultos e sua esposa já havia pedido o divórcio e casado com outro. Ainda bem que tudo era apenas um sonho e ele podia aproveitar melhor a convivência com sua família enquanto ainda tinha saúde e vigor.
Infelizmente, muitos vivem como se estivessem em “coma” (imóveis e apáticos) e nem percebem a vida passar. Deixam seus relacionamentos esfriarem, de agradar aqueles a quem amam, não passam um tempo de qualidade com a família nem expressam seus sentimentos àqueles por quem têm consideração. Se este é o seu caso, não desperdice mais seu tempo com essa espécie de “coma” proposital, voluntário: acorde! Só temos uma vida muito curta e não podemos desperdiçá-la! – GAA
Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG
A vida é breve, mas pode ser bem aproveitada se for ao lado de Deus e daqueles que amamos!
