Gentileza
Não nascemos virtuosos, mas nos tornamos, por meio da educação, da gentileza, da moral e do próprio amor. O amor é, portanto, o início de todas as virtudes.
O bom poema é como descascar uma bergamota subtraindo-lhe a casca muito fina, com a gentileza de não lhe ferir a polpa.
Me cobraram delicadeza, gentileza, bons modos;
Me pediram para não me comportar como um menino, para não correr e nem andar descalço.
Percebi desde muito cedo que ser menino era muito mais divertido.
Apesar de não ter asas, nunca duvidei que fosse anjo: trazia sorriso nos lábios, a gentileza nos gestos e visões de algum paraíso distante no olhar.
Desconfio da gentileza de um homem com as pessoas de fora do seu convívio, quando não o vejo ser gentil com quem vive sob o mesmo teto que ele.
A gentileza, atenção e educação evitam diversos males e desentendimentos, e nem é difícil de inserir em nosso dia como imaginamos. Basta apenas um pouco de treinamento diário e tratar o outro como gostaríamos de ser tratados.
Que saibamos surpreender o universo através dos mais simples gestos, exercidos com a gentileza e amor que habitam nossa essência.
Uma simples palavra de gentileza, seja dita, cantada, expressa em versos, uma fala ou uma conversa, de várias formas, pode confortar a alma, trazendo força um momento de fraqueza, ainda que provoque algumas lágrimas ou que não solucione o problema, continuará profusamente necessária, tendo em vista que poderá fazer a diferença, ser a luz de esperança que alguém tanto almejava, um vislumbre de bênção, uma pequena bonança que veio na hora exata, portanto, uma simplicidade poderosa que não merece ser menosprezada.
Pele suave de uma arte sedutora, exaltada e aquecida pelos raios de sol, gentileza do sol sobre a sua compleição, uma precisão de detalhes, caminhos provocantes, uma emoção forte e calorosa, ocasião interessante, inspiração imediata em tom de veemência, também motivada pelo vislumbre de um belo sorriso que aparece discretamente com um pouco do seu brilho, dessarte, um rico banquete para a poética inquietação na mente de um poeta.
Tratar os seres que dividem o planeta Terra conosco com gentileza é o jeito mais bonito que eu conheço de rezar.
Não espere que as pessoas sejam gentis com você, seja você gentil com elas. Gentileza é contagiante. Como dizia o Profeta gentileza: "gentileza gera gentileza".
A gentileza é a essência do ser humano, é o sol da alma. É a única chama capaz de derreter corações gelados, afastar a hostilidade, desarmar o mal humor, neutralizar azedumes, desfazer mal-entendidos, criar uma atmosfera de confiança e respeito e espalhar sorrisos pelo ar.
