Frases sobre Orientação Educacional
+Q Despojado
Difícil é ser forte, viril, capacitado, competente, animado, excelente, energético, idôneo, inteligente, absoluto, amável e sadio, independente de onde se nasce, está ou quais condições financeiras e educacionais nos despendem.
Inclusão não consiste em tornar alguém diferente o mais parecido possível com a maioria, mas compreender que diferença não é defeito.
O verdadeiro problema não é a pessoa com autismo, mas a sociedade que não está pronta para acolhê-los.
Estipulação de metas, busca por excelência, tendo como o fim nela mesma, não é educação, mas corporativismo no sistema educacional.
Numa educação movida por metas, o verdadeiro professor é um colaborador, dentro do sistema, que se frusta por se ver cobrado para apresentar um modelo de ensino que ele repudia, por não se identificar com a ideologia educacional de fabricar resultados.
Dizer que a escola não educa,
ou que o educar não é seu papel,
é desconhecer a dimensão da educação escolar,
é não ser capaz de enxergar a carência dos alunos
que se manifesta dentro da escola,
é não compreender que o ensino
está incluso no processo educacional.
O maior mal que o modelo neoliberal de educação construiu,
foi a transformação de professores em dóceis colaboradores.
O professor é aquele que faz de sua práxis um preceito deontológico, não se prende ao currículo e muito menos ao sistema educacional.
Na sua opinião, o que você está fazendo te aproxima ou te afasta, cada dia mais, dos seus sonhos, dos seus objetivos?
O tempo e as dificuldades costumam separar aqueles indivíduos que se alegram com suas vitórias, daqueles que apenas invejam suas conquistas.
É o que nos falta, o que nos incomoda, isso é que nos move em direção aos nossos objetivos. Então, se não está satisfeito com o que tem hoje, com as circunstâncias em que vive hoje, mexa-se, aja, siga em frente!
Quanto mais envolvidos estivermos com o que aprendemos, maior será o nível de absorção e retenção do conteúdo estudado.
Podemos ficar presos a experiências ruins, olhando a parte vazia do copo; ou podemos aprender com tudo isso e vermos um mundo de possibilidades à nossa frente.
Diante de obstáculos ao longo da jornada rumo aos nossos sonhos, podemos parar, lamentar e desistir. Ou podemos aproveitá-los para rever nossos planos, fazer os ajustes necessários, agradecer por tais experiências nos fortalecer e, por fim, seguir em frente.