Frases poéticas filosóficas que inspiram e provocam reflexão

⁠A coragem é mais intensa quando forjada por profunda necessidade.

Mesmo o mais corajoso entre nós só raramente tem coragem para aquilo que realmente conhece.

Friedrich Nietzsche
Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Saber o que sabe e o que não sabe, essa é a verdadeira sabedoria

Admitir a ignorância,é abrir aporta da sabedória

Há mais razão em teu corpo do que em tua melhor sabedoria.

Friedrich Nietzsche
Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Quando é amor de verdade não se ama em segredo e, a saudade é obra do acaso.

Todos os que desfrutam acreditam que da árvore o que importa é o fruto, quando na verdade o que importa é a semente: eis a diferença entre os que desfrutam e os que crêem.

É verdade:amamos a vida,porque estamos acostumados não à vida,mas a amar.

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição." Aristóteles"

Sem vaidade
Quando amamos, queremos que nossos defeitos permaneçam ocultos — não por vaidade, mas para que o ser amado não sofra. Sim, aquele que ama gostaria de parecer um deus — e também isso não por vaidade.


( do livro em PDF:100 aforismos sobre o amor e a morte )

⁠A fortuna declarou-me guerra. Eu não obedeço às suas ordens, não aceito o seu jugo, mais, pretendo mantê-la a distância, o que implica ainda maior coragem. Não posso deixar que minha alma amoleça.

⁠Não é só no combate, de armas na mão, que se pode dar mostras de uma alma corajosa e intrépida ante o perigo: o home de coragem até jazendo num leito se impõe.

A ignorância é a noite da mente!

Achei que já sabia, já conhecia amplamente a mente humana, porém, a realidade mostra que a mente humana é um labirinto de emoções positivas sobrepostas por invariáveis emoções negativas, fazendo do homem um monstro envolto nas neblinas a vida.

O Estado é o mais frio de todos os monstros. Ele mente friamente; de sua boca sai esta mentira: "Eu, o Estado, sou o povo."

⁠Você entrega sua mente a qualquer um que vem, então eles podem abusar de você, deixando-o perturbado e transtornado: Você não tem vergonha disso?

Epicteto
CHAKRAPANI, Chuck. O Manual da Vida Boa: O Enchiridion de Epiteto. The Stoic Gym Publications, 2018.
...Mais

Minha fórmula para a grandeza no homem é Amor Fati: não querer nada de diferente, nem para frente, nem para trás, por toda a eternidade. Não apenas suportar aquilo que é necessário, muito menos dissimulá-lo - todo o idealismo é falsidade diante daquilo que é necessário -, mas sim amá-lo...

Jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todo amor é amor próprio. Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama à eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado.

De todas as minhas limitações, sei que no amor jamais terei limites. Mesmo que o amor se limite no meu amor

SEM LIMITES

De todas as minhas limitações,
Sei que no amor,
Jamais terei limites.
Mesmo que o amor
se limite
no meu amor.