Frases Pedagógicas de Paulo Freire
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo FreireEnsinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo FreireNinguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.
Paulo FreirePara mim, é impossível existir sem sonho. A vida na sua totalidade me ensinou como grande lição que é impossível assumi-la sem risco.
Paulo FreireOnde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.
Paulo FreireNão há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Paulo FreireSó, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.
Paulo FreireQuem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.
Paulo FreireImportante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.
Paulo FreireA escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação, da sociedade, do mundo, de si mesmos...
Paulo FreireNinguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.
Paulo FreireUm dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada.
Paulo FreireEnquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
Paulo FreireA escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão.
Paulo FreireÉ decidindo que se aprende a decidir.
Paulo FreireEnsinar não é transferir conhecimento e sim criar as possibilidades de apreensão.
Paulo FreireNinguém ensina ninguém
Paulo FreireNão temo dizer que inexiste validade no ensino em que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que o ensinado que não foi apreendido não pode ser realmente aprendido pelo aprendiz.
(Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 26)
Ninguém motiva ninguém, ninguém se motiva sozinho; os sujeitos se motivam em comunhão, mediados pela realidade.
Paulo FreireO método Paulo Freire não ensina a repetir palavras, não se restringe a desenvolver a capacidade de pensá-las segundo as exigências lógicas do discurso do abstrato: simplesmente coloca o alfabetizando em condições de poder re-existenciar criticamente as palavras de seu mundo, para, na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra.
Paulo Freire