Frases de Jacques Bossuet
A honra é como a pedra preciosa: com um pequeno defeito, tem o preço enormemente reduzido.
Jacques BossuetA sabedoria humana aprende muito se aprender a calar-se.
Jacques BossuetA contemplação são os olhos da alma.
Jacques BossuetO maior engano do espírito é acreditarmos nas coisas porque queremos que elas aconteçam, e não porque tenhamos visto que elas existem de fato.
Jacques BossuetO amor é um rio onde as águas de dois ribeiros se misturam sem se confundir.
Jacques BossuetNo Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.
Jacques BossuetA ambição é, entre todas as paixões humanas, a mais ferina nas suas aspirações e a mais desenfreada nas suas cobiças e, todavia, a mais astuta no intento e a mais ardilosa nos planos.
Jacques BossuetNinguém se torna senhor das coisas possuindo-as todas: é preciso tornar-se senhor das coisas desprezando-as por completo.
Jacques BossuetPensar contra foi sempre a maneira menos difícil de pensar.
Jacques BossuetAs virtudes que se ostentam são vãs e falsas virtudes.
Jacques BossuetAos jovens, tudo o que imaginam parece-lhes realidades.
Jacques BossuetA felicidade é um jogo que se compõe de tantas peças que há sempre algumas desajustadas.
Jacques BossuetPor mais soberbas que sejam as distinções de que se gabam os homens, eles têm todos a mesma origem, e essa origem é humilde.
Jacques BossuetA única precaução contra os remorsos da morte é a inocência da vida.
Jacques BossuetUm erro que impede os homens de agir é o não saberem daquilo que são capazes.
Jacques BossuetTudo em nós é vaidade, fora a sincera confissão que fazemos perante Deus das nossas vaidades.
Jacques BossuetLastimamo-nos da nossa ignorância, mas é ela que produz quase todo o bem do mundo: não prever faz com que nos empenhemos.
Jacques BossuetÉ próprio de um herético, quer dizer, daquele que tem uma opinião particular, aferrar-se às suas próprias ideias.
Jacques BossuetEvadi-vos do tempo e da mudança; aspirai à eternidade; a vaidade deixará de vos subjugar.
Jacques BossuetO que é acaso em relação aos homens é desígnio em relação a Deus.
Jacques Bossuet