Frases de Henri Bergson
Pense como um homem de ação, atue como um homem de pensamento.
Henri BergsonO olho vê somente o que a mente está preparada para compreender.
Henri BergsonA vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz.
Henri BergsonSe consciência significa memória e antecipação, é porque consciência é sinônimo de escolha.
Henri BergsonFalhamos ao traduzir exatamente o que se sente na nossa alma: o pensamento continua a não poder medir-se com a linguagem.
Henri BergsonHá coisas que só a inteligência é capaz de procurar, mas que por si mesma nunca achará. E essas coisas só o instinto as acharia, mas nunca as procura.
Henri BergsonA contemplação é um luxo, a ação uma necessidade.
Henri BergsonA qualidade é a quantidade de amanhã.
Henri BergsonNada é menos do que o momento presente, se entendermos por isso o indizível instante que separa o passado do futuro.
Henri BergsonUm ser inteligente traz consigo os meios necessários para superar-se a si mesmo.
Henri BergsonPensar consiste, ordinariamente, em ir dos conceitos às coisas, e não das coisas aos conceitos. (em Introdução à Metafísica)
Henri BergsonA coesão social deve-se, em grande parte, à necessidade de uma sociedade se defender de outras.
Henri BergsonO nosso espírito tem uma irresistível tendência para considerar como mais clara a ideia que mais frequentemente lhe serve.
Henri BergsonA idéia do futuro, prenhe de uma infinidade de possíveis, é pois mais fecunda do que o próprio futuro, e é por isso que há mais encanto na esperança do que na posse, no sonho do que na realidade.
Henri BergsonO riso é a mecânica aplicada no ser vivo.
Henri BergsonOs costumes são uma das fontes da moral.
Henri BergsonSonhar é desinteressar-se.
Henri BergsonFracassamos em traduzir por inteiro o que nossa alma sente: o pensamento não tem medida comum com a linguagem.
Henri BergsonContrariamente à crença geral, a verdade não se impõe por si mesma. O erro que entra no domínio público permanece nele para sempre. As opiniões transmitem-se, hereditariamente, como as terras. Constrói-se nelas. As construções acabam por formar uma cidade - e ditar a história.
Henri BergsonO que me impressiona em Jesus é este apelo a ir sempre adiante. Pode-se dizer que o elemento estável do cristianismo seja precisamente essa ordem de nunca parar.
Henri Bergson