Frases de simplicidade: 87 reflexões para se encantar com o simples
Entre o sentir e o pensar que sente, existe uma linha tênue absolutamente confusa para a razão humana.
E eu sei que tudo é absolutamente inútil quando não se tem a razão - o amor. Pra que serviria as pessoas ? Pra que serviria os sentimentos ? Pra que serviria a vida ? Você viu que as coisas é cheia de "Pra que ?" quando se trata da renuncia do amor ?
Existem pessoas que vivem pela razão
Entretanto, outras vivem pela fé;
O racional confia em sua visão
O outro nAquele que simplesmente é;
Um é convicto de tudo saber
vivendo sua própria filosofia;
O outro decide somente crer
E um dia verá Aquele em quem confia.
Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a cegueira da razão.
Sempre existirão motivos para ir além, seguir e olhar adiante sem temer. Sempre existirão razões para elevar-se diante das dificuldades e superar-se a si próprio. Eis o sentido da vida.
O erro, na verdade, não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele.
O absolutismo da verdade, de Paulo Freire
Sinceramente eu já nem sei mais quem eu sou, quem eu fui, quem eu estou tentando ser, quem eu era, ou o que eu estou sendo, estou perdida em mim.
O homem é um fim em si mesmo e, por isso, não pode ser tratado como objeto nem ser usado como meio de obtenção de qualquer objetivo, como a servidão.
Não adianta tentar me entender. Eu não estou do lado que você olha... Não sou extremo, nem periférico, sou do lado de dentro da razão.
Se a percepção é a salvação dos ignorantes, a ignorância, por sua vez, é o remédio dos que percebem demais.
“Hoje é tudo o que temos: morangos à beira do abismo, alegria sem razões. A possibilidade da esperança”.
(Em “Sobre o otimismo e a esperança” – Concerto para corpo e alma. Página 160 – Editora Papirus – Campinas – São Paulo, 2012).
Odeio falsidade, pois nela inclui tudo, inclusive a mentira, a maldade, o ódio, o rancor e tudo aquilo que não tem nada a ver com o melhor sentimento chamado amor.
Às vezes, é preciso ser forte o suficiente para se calar. Outras vezes, é preciso ser mais forte ainda para não se calar e desprezar a voz da razão.
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp