Frases sobre racismo para desconstruir estereótipos
Sempre dizem que todos nós somos iguais, porém, se todos nós fossemos iguais o preconceito não existiria.
Eu sempre paro para tentar compreender porque querem me ver tão infeliz, se eu luto para que as pessoas vençam e me sinto derrotada quando sou impedida de ajudar.
Quando um cavalo endoidece, dá-se-lhe um tiro e tudo acaba, mas aos cavalos mansos, mata-se todos os dias.
- Nós matamos o cão tinhoso
No universo da resistência Negra, talvez não haja crueldade maior do que ter que Resistir sem ao menos poder Existir.
Entre tantas datas comemorativas, não é estranho que o Dia da Consciência Negra seja a única a ser combatida sistematicamente?
Entre tantas datas comemorativas, por que apenas o Dia da Consciência Negra sofre um combate tão sistemático?
O sentimento de inferioridade leva a pessoa a se ver no mundo como alguém que é vítima de preconceito.
"A construção de uma sociedade melhor requer o fim dos conflitos, da discriminação, das desigualdades e do racismo. Isso envolve promover a inclusão, respeitar as diferenças e garantir oportunidades equitativas para todos, criando um ambiente de paz, justiça social e harmonia."
Acontece que pessoas que se consideram brancas, sempre que não se sentem privilegiadas, tendem a criar e viver uma ilusão de que isso aconteceu por militância. Assim, elas continuam acreditando que só não estão no topo, em destaque, por injustiça.
Chegará um momento em que todo tipo de racismo contra negro, índio, branco, entre outras raças e etnias, não terá mais sua classes neste mundo. O amor incondicional une pela alma sem cor com a transparência da Verdade, miscigena no físico para toda uma hereditariedade e isto é algo Universal e inevitável.
Eles dizem que não existe racismo no Brasil, mas os mesmos alegam que os negros são racistas consigo mesmos e para com os outros, seus semelhantes. Contraditório.
Então, se, como eles dizem, existe o racismo de negros contra negros, também e com maior força exercida não existe o racismo de brancos contra negros?
Tínhamos medo de reconhecer que sexismo podia ser tão opressivo quanto racismo. Apegamo-nos à esperança de que a libertação da opressão racial era o bastante para sermos livres. Éramos uma nova geração de mulheres negras que tinham sido ensinadas a se submeter, a aceitar a inferioridade sexual e a permanecer em silêncio.
O racismo acontece de muitas formas diferentes. Às vezes é sutil e às vezes é evidente. Às vezes é violento e às vezes é inofensivo, mas definitivamente está presente. Acho que é algo pelo qual todos nós somos culpados, e só temos que nos certificar de que lidamos com o nosso próprio racismo pessoal da maneira certa.
Trabalhar o seu próprio racismo é um processo psicológico e não está relacionado com moralidade. Ele começa com a recusa, passa pela culpa que se transforma em vergonha e segue até alcançar o reconhecimento. Uma vez que você tenha alcançado o reconhecimento, você pode começar a reparar estruturas, o estágio da reparação.
O racismo no Brasil se caracteriza pela covardia. Ele não se assume e, por isso, não tem culpa nem autocrítica. Costumam descrevê-lo como sutil, mas isto é um equívoco. Ele não é nada sutil, pelo contrário, para quem não quer se iludir ele fica escancarado ao olhar mais casual e superficial.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp