Frases de Martinho Lutero

Cerca de 82 frases de Martinho Lutero

(...) Se nossos pecados pudessem ser removidos por nossos próprios esforços, que necessidade haveria para o Filho de Deus ser dado por eles? Visto que Cristo foi dado por nossos pecados, é lógico que eles não podem ser afastados por nossos próprios esforços.

⁠Eu simplesmente ensinei, preguei e escrevi a Palavra de Deus; não fiz mais nada. A Palavra fez tudo.

A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos.

Martinho Lutero

Nota: citado em Lutero e Libertação, Walter Altmann

⁠É totalmente insuportável que numa igreja cristã um queira ser superior aos outros.

⁠Sermão sem unção endurece o coração.

Não há sociedade, relacionamento ou intercâmbio mais amoroso, amigável e encantador do que um bom casamento.

" O homem passou da fé a incredulidade e da adoração idolátria."

Pregam doutrina mundana os que dizem que tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando.

O pecado não é cancelado pela vida legal, pois ninguém é capaz de viver de acordo com a lei. A lei revela culpa, enche a consciência de terror e leva os homens ao desespero.

A lei de Deus, a doutrina mais salutar [benéfica] da vida, não pode fazer avançar os seres humanos em seu caminho para a justiça, mas sim os impedir.

"Nenhuma religião há, em toda a terra, que ensine esta doutrina da justificação; eu mesmo, ainda que a ensine publicamente, com grande dificuldade a creio em particular."

"Enche-me de espanto não ter plena confiança em minha doutrina. Por causa dela tornei-me inimigo de mim mesmo, enquanto os meus discípulos pensam sabê-la na ponta do dedo."

Quem não gosta de crianças [...] não merece ser chamado de homem e mulher, pois despreza a bênção de Deus, Criador e Autor do casamento.⁠

⁠Cristo não apenas tirou os pecados de ALGUNS homens, mas também os TEUS e os de TODO O MUNDO. A oferta foi feita pelos pecados de TODO O MUNDO, embora TODO o MUNDO NÃO CREIA.

Temo que sejamos seduzidos em boa intenção, até que no fim também nós nos afastemos do Evangelhos em negócios puramente mundanos.

⁠Diante da Palavra todos precisam ceder.

Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.

O pregador sempre prega aquilo de mais necessita

A justificação deve ser ouvida incessantemente em nossos ouvidos, porque a fragilidade de nossa carne não nos permitirá segurá-la perfeitamente e acreditar de todo o coração.

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.

Inserida por sergio_f_januario