Frases de Grandes Economistas
A única maneira que já foi descoberta de muitas pessoas cooperarem voluntariamente é por meio do livre mercado. E é por isso que é tão essencial para preservar a liberdade individual.
Se uma empresa privada for um fracasso, ela fecha; se uma empresa governamental falha, ela é expandida. Eu o desafio a encontrar exceções.
Governos não aprendem, apenas pessoas aprendem.
Muitas pessoas querem que o governo proteja o consumidor. Um problema muito mais urgente é proteger o consumidor do governo.
Quanto mais o Estado “planeja”, mais difícil se torna o planejamento para o indivíduo.
O sistema de propriedade privada é a garantia de liberdade mais importante, não apenas para aqueles que possuem propriedades, mas para aqueles que não a possuem.
A coerção é má justamente porque ignora o indivíduo como uma pessoa que pensa e tem valores, fazendo dele uma ferramenta simples para alcançar os fins de outrem.
Planificação e concorrência só podem ser combinadas quando se planeja visando a concorrência, mas nunca contra ela.
Concorrência significa planejamento descentralizado por muitas pessoas separadamente.
"Enquanto houver esperança da parte do público, sempre haverá quem finja – ou talvez mesmo quem acredite honestamente – que pode fazer anseios populares mais do que efetivamente pode."
"Emergências'' sempre foram o pretexto em que as salvaguardas da liberdade individual foram erodidas.
O dinheiro é um dos maiores instrumentos de liberdade já inventados pelo homem.
Da perspectiva coletivista, a intolerância e a brutal supressão da dissidência, o completo desrespeito pela vida e pela felicidade do indivíduo são consequências essenciais e inevitáveis dessa premissa básica.
Nossa fé na liberdade não se baseia nos resultados previsíveis em circunstâncias particulares, mas na crença de que, no final das contas, liberará mais forças para o bem do que para o mal.
Não nos tornaremos mais sábios antes de aprendermos que muito do que fizemos foi muito tolo.
O argumento a favor da liberdade não é um argumento contra a organização, (...) mas contra todas as organizações exclusivas, privilegiadas e monopolistas, contra o uso da coerção para impedir que outros façam melhor.
Igualdade perante a lei e igualdade material não apenas são diferentes, mas estão em conflito uma com a outra; e podemos alcançar um ou outro, mas não os dois ao mesmo tempo.
