Frases sobre brincadeira de criança que valorizam o brincar
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
Brincar é mais do que um passatempo, é a linguagem da infância e a base para o desenvolvimento saudável. Cada brincadeira traz descobertas, fortalece vínculos e enche os dias de alegria. Inspire-se com frases que celebram a magia do brincar e compartilhe momentos inesquecíveis da infância.
Brincar é a forma mais pura de aprender.
A brincadeira é o maior tesouro da infância.
A brincadeira é o caminho mais divertido e criativo para o desenvolvimento da criança.
Brincar é a forma de as crianças fazerem poesia.
Renata Meirelles
Cada brincadeira é uma oportunidade de explorar, descobrir e se divertir.
Quando a brincadeira acontece, a infância se torna eterna.
A infância é um palco, e a brincadeira é o espetáculo mais autêntico que ela apresenta.
Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.
Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.
Não é o castelo de areia a coisa mais importante na brincadeira da criança. O mais importante é a imagem de um castelo de areia que a criança tem na cabeça antes de começar a construir o castelo. Por que outra razão você acha que ela destrói com as mãos o castelo que acabou de construir?
A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer.
Seja maduro, mas não deixe a maturidade ser você, permita a criança que coabita em você brincar, seja maduro, mas inocente; seja brincalhão, mas sensato. Isso não destruirá sua personalidade só a tornará complexa.
Que saudade da época de criança, de brincar na rua, de pular e saltar na grama verde do quintal; saudade daquela felicidade de criança em brincar na chuva com nossos amigos, sem ver o tempo passar!